Artigo - A Revolução Russa uma experiênci da classe trabalhadora - Manoel Messias Pereira




A Revolução Russa uma experiêcia da classe trabalhadora

 Geralmente explicitamos que as revoluções são as formas rápidas de uma transformação seja ela social, politica,  econômica, cultural e essencialmente ideológica. Qnado atemos a Revolução Industrial, a revolução Inglea seja ela a Gloriosa ou a Puritana ou a Revolução Francesa, temos com certeza o desenrolar de um momentos históricos do sistema capitalista. E neste sistema o que percebemos é que a classe burguesa, àquela que passa a ter o domínio dos meios de produção e que em tese vive do lucro e da exploração da mão de obra, conforme a chamada mais valia que Karl Marx, desenvolve ao buscar estudos nos pensares do iluminista liberal David Ricardo.

´Porém na Revolução Russa, o alicerce deste processo revolucionário não está fincado no sistema capitalista e sim no socialismo, e no materialismo histórico dialético. Foi a aplicação da praxi da teoria de Karl Marx e Freidrich Engels e de forma extremamente interessante, por que lendo um livro didático la vamos encontrar uma explicação assim. Em 1852 Friedrich Engels parceiro de Karl marx, afirmara ser impossível implementar o socialismo num país agrário.E que a revolução proletria deveria ocorrer em países industrializados com a classe operária organizada, como a Alemanha, a Inglaterra, os Estados Unidos da América ou a França. Em 1881 Karl Marx recebeu uma carta de uma jovem russa perguntando-lhe se a Rússia agraria teria de se industrializar antes de fazer a revolução. E a resposta de karl marx era no sentido de entender que camponeses sem instruções, talve até pudesse fazer a revolução porém parecia não saber o que fazer.

A revolução de 1917 marca portanto uma experiencia, cujo os reflexos se faz sentir até aos dias atuais. E o que sabemos é que todo o desenvolvimento teorico sobre o materialismo Histórico Dialetico estava muito bem entendido no contexto socio politico dos trabalhadores russos, que na sua maioria concentravam-se em cidades como Kiev, Minsk, Odessa, Moscou e Petrogrado. Tinhamos uma burguesia com uma industrialização tardia, incipiente fragil, com pouca representatividade e com capitais estrangeiros nestas principalmente o francês. E que carecia de um projeto até mesmo reformista para o país.

E observando uma paiagem politica da Rússia vamos no início do Seculo XX, ainda estremamente atrasada em relação a outros países da Europa, naquela época tinhamos 170 milhões de habitantes que viviam num imperio que carecia de unidade. Formado por povos de culturas e etnias variadas. O Imperio Czarista era um regime autocrático que acreditava que o atraso fosse uma virtude. Tinha uma Monarquia Autocrática  estabelecida sob quatro pilares básicos: 1)A Aristocracia Rural que ra a principal dentetora das terras e ainda vivendo uma exploração semi-feudal da mãode obra de todo o campesinato. E essa camada social fornecia os principais quadros dirigente da Igreja Ortodoxa. 2) A Igreja Ortodoxa antioquina também grande proprietária de terras, e do Exército. 3) O Exército que tinha a sua oficialidade recrutada exclusivamente entre a nobreza. 4) A nobreza apromoção não estava no mérito ou no esforço individual, mas determinada pelo nascimento, pelos laços a corte. E por fim uma extensa burocracia, parasitária e beneficiaria do regime, que se valia da corrupção e da protenção para atingir os seus próprios interesses.

E portanto a estrutura da sociedade Czarista tinha ligações direita com o Exercito, Igreja Ortodoxa e Aristocracia rural, abaixo a burguesia incipiente e sustentando tudo isto os explorados o operáriado e o campesinato.

E a ideia de Marx e Engels, que acreditava ser dificil a revolução socialista num país agrario e pobre e como Marx afirmava o que fazer. Vamos deparar com dois livros importantes em Lenin escreve antes da Revolução um é a tese de abril assim que ele chega do exílio e outro é o que fazer exatamente respondendo aquela indagação de Marx. O proletariado concentrava 55% em fabricas com mais de 500 operários e o campesinato era 80% do total da população. E é interessante verificar que somente em 1861 foi quea abolição da servidão e que houve a liberação da mão de obra camponesa. E a véspera de 1917 a aristocracia detinha 40 % do solo russo, os médios proprietários rurais conhecidos como kulaks, foram beneficiados com as medidas de 1861, e que formavam cerca de tres milhões de proprietários, enquanto que mais de cem milhões de camponeses viviam em estado de plena miserabilidade, sem acesso ao direito a terra, apegados as tradições de comuna rurais (mir). E é bom lembrar que a origem do proletariado urbano portanto era o campo. E isto que possibilitou uma articulação entre campo e cidade mais próxima em diálogo.

A organização Político partidária dos trabalhadores

O que esse trabalhador russo sabia é que havia de forma violenta a Luta de Classe e isto eles sabiam identificar, o que aqui hoje no ocidente pensando no Brasil, há trabalhadores que pensam que são colaboradores do patrão, outros ue são puxa-saco do patrão, outros que são parceiros e empreendedores co patrão. Mas lá eles identificava que numa luta de classe o patrão é o explorador e que o trabalhador é o explorado, que o patrão vive do lucro e da mais valia e o trabalhador apenas de um salário ridiculo em relação aos lucros que eniquece os donos dos meios de produção.

E no livro de Christopher Hill, intitulado Lênin e a Revolução Russa, destaca que  houve mais baixa nas fabricas do que em toda a Guerra Russa Turca de 1877-1878 assim a luta de classe desenrolava aos olhos vistos.

O desenvolvimento do capitalismo industrial, a modernização e a abertura para o Ocidente a chamada Ocidentaliação permitira a entrada de ideias liberais no pais e esse são momentos de construção de um pensamento político ideológico de inspiração numa reforma como a constituição do Partido Constitucional Democrata - "Os Kadetes", formado pela burguesia e setores da nobreza liberal. Esse patido defendia a modernização do país e a implantação de um regime constitucional e parlamentar semelhante ao modelo britânico.

Porém nessa ocidentalização vieram a todos também as ideias marxistas, que encontraram um terreno fertil entre  os intelectuais de esquerda e entre a massa operária. enquanto que vemos neste mesmo período o marxismo dar passos cruzados, principalmente como apresentou-se na II Internacional socialista. Em que surgiram as correntes como de Karl Kaustisk que acreditava num conservadorismo em Marx, mas sem admitir no entanto a Revolução, ou de Ernest Bernestein em que acreditava-se num reformismo, mais acertado como revisionismo em que negava-se Marx e seu papel revolucionário e admitia um acordo com os liberais, mesmo sendo esse contra-senso naqueles que acredita na luta de classe, embora esse chamados traidores estavam plntados ou nasceram no ninho da classe trabalhadora, que foi a internacional socialista e por fim os revolucionarios como Rosa de Luxemburgo, Lenin, esses revolucionários base do bolchevismo. Ou seja embora sabemos que na Europa havia esse vacilo que contaminou parte da militância na Inglaterra, na Alemanha, na França. Verificamos que na Rússia que o PartidoOperário Social democrático era um partido revolucionário pregando uma atuação junto ao proletariado urbano e alicerçados em Marx e engels estabelece a aliança com o campesinato e eram inclusive favoráveis ao confisco das grandes propriedades e a coletivização das terras.

E dentro desta linha revolucionária vamos ainda deparar  com o Partido do Socialismo Revolucionário o SR. E sabemos que mesmo antes de outubro havia muita gente divergente do papel dos bolcheviques

Porém o Partido Operário Social Democrata em 1903, durnte a II Congresso , ocorrido em Bruxelas  e de pois em Londres, o partido se dividiu em duas facções e a questão era enquanto a t´tica a ser empregada no que diz a respeito da Revolução. A facçãoMenchevique liderada por Martov e Plekanov que era favorável a um grande partido de massas, que reunisse inclusive setores da burguesia liberal. Defendiam ainda uma etapa burguesa no processo revolucionário que conduziria a implantaçãodo socialismo. 

Já os Bolchevique liderados por Lênin repensando a teoria revolucionária de Karl Marx, com o que chamamos de marxismo-leninismo, e defendiam , como sendo fundamental a necessidade de sua vanguarda revolucionária responsável pela organização dos trabalhadores, com os revolucionários profissionais alicerçados no marxixmo deveria construir uma toria revolucionária, sem a qual correia-se o risco de ser esmagados ou cooptados pela burguesia.

Em 1912 a facção bolchevique estrutura-se na clandestinidade e no exílio como partido independente e não como uma facção. Lênin, a esta altura, j´havia publicado o que fazer? sendo essa a resposta a indagação de Marx em 1904. E um passo adiante e dois atrás e, em 1905 Duas táticas da social democracia na Revolução democrática, assim ,  surgiu o líder e o teórico do Partido Bolchevique.

Ensaio Geral

Em 1905 a Rússia seria abalada pelo chamado "Ensaio Geral" essa é a expressão que designa -se o processo revolucionário que o país viveu neste ano. A origem deste movimento é fruto da estrutura da própria sociedade estruturada pelo regime czarista. E que teve como razão principal a entrada da Rússia na Guerra Russo japonesa de 194 e 1905 e a surpreendente derrota da Rússia Czarista. A vitória japonesa confirmou a ineficácia do regime  e propiciou a eclosão de uma enorme revolta contra o czar Nicolau II. E num domingo dia 9 de janeiro de 1905, um numero grande de trabalhadores sairam as ruas num apelo reivindicatório.E por isto foram violentamente reprimidos e mortos em praça pública.

 Mas a onda de insatisfação atingia naquele momento parte das Forças Armada. Vemos que ocorreu com a tripulação do Encoraçado do Potemkim que amotinou-se contra as ordens de seus superiores, contra os castigos corporais contestaram o tempo de promoção, exigiam eleições para a escolha dosoficiais, uo seja um rool de reivindicações grande.

E a burguesia inicialmente apoia o movimento tentando capitalizar a seu favor. Quando apercebe o seu alcance, recua e incentiva a repressão. Nicoalu II promete concessões e em 1907 houve um esvaziamento do movimneot revolucionário e a cisão entre diferentes grupos que a compunha.

De qualquer forma 1905 foi de um imenso significado histórico e evidenciava a fragilidade  do czarismo, e acrescenta-se que o movimento de trabalhadores foram em muitas cidades  e assim como a organização de sovietes. E esse foi o momento considerado como prólogo para a Revolução de 1917.

Consequência no processo

Em 1914, a Russia alicerçada na ideia do Pan eslavismo, entra na Pimeira Guerra compondo a Tríplice Entende ao lado  de Inglaterra e França. E a luta era sobre as questões balcânicas e o apoia que a Russia  dava as pretensões da Sérvia, o compromisso com aliados e um tal fevor patriótico. Coisas assim. Numa primeira guerra que era um confronto dos países imperialistas, ricos desenvolvidos que após  buscar explorar neocolonizar parte do mundo estabelecer o imperialismo e por todo mundo na sua dependência.

E Lênin vai dizer que essa Guerra foi o melhor presente que o Czar poderi ter dado  ao Movimento Revolucionário. Uma observação correta. Exatamente pois a guerr vai aprofundar as contradições da fragil economia russa. E mais uma guerra em que a Rússia não estava preparada, arastando assim o regime czarista.

E assim o povo russo põe o ódio contra seus dirigente e derruba o regime. Em quatro anos triplicaram salarios nominas, que ainda ficaram muito aquém da alta de preço e 1917 um trabalhador comprava menos do 45% dos generos que compravam em 1913.E alguns via na guerra um capricho de czar. Surge ondas de greves, passeatas e muitas vezes com apoio de setores da segurança. E assim no dia 27 de fevereiro, culminaram com a queda do regime.

Em fevereiro de 1917 e em outubro de 1917 o que se viu foi um duplopoder. A burguesia tentando beneficir de uma revolução que não fizera, organiza o Governo Provisório, formado por representatedo povo no Parlamento o que chamam de Duma. Enquanto que a Mass de trabalhadores organiza-se em sovietes O mesmo ocorre com os solfdados e no interior do País. No governo provisório prevalecia os Kadetes. Já nos sovietes ficavam por conta dos socialistas Revolucionários, Menchevique e em menor escala os bolcheviques.

Esse Governo Provisório procura: a) anistia dos presos politicos e a permissão para o retorno dos exilados. b) proclamar as liberdade civis, c)plano para eleição de uma Assembleia Constituinte, que , entretanto foram sistematicamente adiados. d)decisão de que a Rússia devia honrar os seus compromissos com os aliados e, portanto permanecer na guerra.

E neste momento temos a queda do regime czarista, l\~enin e vários outros líderes bolcheviques até então no exílio,voltam ao país. O Partido Bolchevique é reorganizado e Lênin publica a Tese de Abril que em linha gerais reivindicam "Todo o Poder para os Sovietes. E propunha o controle operário nas fabricas, a mediatas entrega da terras da aristocracia  e da Igreja Ortodoxa aos camponeses e a constituição de um governo proletário.

E assim no segundo semestre de 1917 vai se desgastando o Governo Provisório, com derrotas na guerra, as crises economicas não controlada e as reformas prometidas que não sai. Enquanto que o Bolcheviques organizam a derrubada do Governo Provisório cujo o principal lider era Kerensky.

Em setembro de 1917 Leon Trotski é eleito presidente dos Soviet de Petrogrado. ao mesmo tempo organiza-se a guarda Vermelha,braço aramdo dos sovietes e a vanguarda na tomada de poder. Ou seja se a chamada Revolução de fevereiro foi de espontaneismo e foi a revolução de outubro foi objeto de cuidadosa preparação por parte dos bolcheviques, ao ponto do Comitê Central do Partido Bolchevique  marcar a data da tomada de poder para o dia 25 de outubro de 1917.

No dia 26 de outubro de 1917 - Lênin foi eleito Presidente do Conselho dos Comissários do Povo e anuncciou as principais medidas do novo governo proletário que se constituia: a) expropriação das terras da Igreja, da Coroa e da aristocracia e a sua distribuiçãoaos camponeses atraésdos Comitês agrários. b) proposta de Paz imediata a todos os países em guerra. E Apenas a Alemanha que estava interessada em livrar -se da frente oriental respondeu à proposta de armisticio. E em março de 1918 foi assinado então o (Paz de Brest-Listovsky) c)a nacionalização dos bancos e dos investimentos estrangeiros no país. d) controle das fábricas pelos operários, e) organização do Exército Vermelho, dirigido por Leon Trotsky. f) decreto de autodeterminação das nacionalidades até então submetidas à Russia.

Guerra Civil

E seguiu uma guerra civil que os historiadores chamam de ussos brancos versus russos vermelhos. Os russos brancos eram representantes das classes expropriadas, ou seja burguesia e aristocracia e foram liderados liderados por antigos oficiais czaristas e contaram com apoio maciço das potencias capitalistas que viam um perigo na Revolução bochevique. Os russos vermelhoseram comandados por Trotsky que vai garatir o Estado Socialista em 1921 com essa guerra iniciada em 1918 que chegava ao fim. E isto vai permitir as potencias capitalistas e inclusive aquelas que estavam enfentando-se na Primeira Guerra um chamado cordão de isolamento em relação  a Rússia soviética e a partir de 1922 passa a denominar União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. E para o capitalismo o comunismo era um virus que contaminava ou pudesse contaminar os capitalista.

Era o medo dos soldados franceses e ingleses, voltasse ao seu país com as ideias influenciadas pelos bolcheviques. E trabalhadores do mundo todo passaram a serem solidários aos russos vermelhos.Que precisavam acabar com a guerra. 

Trotsky dizia que o regime soviético lançou seus olhares para o futuro. apenas um inventario exato dos recursos nacionais, ou um plano  de reconstrução sobre a base geral da produção organizada, com uma distribuição prudente e econômica de todos os produto poderia salvar o Pais. E é isto que se chama socialismo.

John Reed escreveu como testemunha dos acontecimentos. Muitos escrevem sobre a revolução Russ como um aventura. Se foi uma aventura trata-se de uma das mais maravilhosas em que se já empenhou a humanidade, aquela que abriu  às massas laboriosas campo da história fazendo com que hoje tdo dependa de suas vastas e naturais aspirações. Para Jostov a Revolução de outubro implantou a ditdura do proletariado. E nisto vemos a primeira vez o Estado nas mãos dos trabalhadores. E a Tese de Abil de Lênin que se fez presente, com o slogan PAZ, Pão e Terra. Uma grande experiencia para toda a humanidade.


Manoel Messias Pereira
professor de história 
São José do Rio Preto-SP
Membro da Academia de Letras do Brasil



Comentários