Crônica - A imagem que ficou antiga Biafra - Manoel Messias Pereira




A guerra civil nigeriana se deu entre 6 de julho de 1967 e 13 de janeiro de 1970. Mas as imagens são apenas dores que ficaram.


O mundo que conheço e que conheci, pela minha vida e pelas imagens exibidas pelo aparelho de televisão é o mundo do capitalismo, de exploradores e de seres explorados coisas que surgem entre seres humanos e entre Nações, e territórios, que envolvem culturas, e rupturas. Dores de abdicações   culturais incorporações de outros elementos, e nisto reina entre todo o planeta o conflito que gera o abandono de um ser humano sobre outro o desprezo de um ser sobre o outro a violência, a morte, a fome e isto tudo está presente no contexto histórico que envolveram o território da  Nigéria e a formação de Biafra. Um conflito que nasceu no Século XX, fruto do processo imperialista econômico do Século XIX.
A imagens que eu vi na televisão de crianças da África ocidental, trouxe no meu interior a confecção desta impressão. A Nigéria que localiza-se na África Ocidental e que segundo consta no livro de Meredidith,  uma região em que estava uma das grandes migrações de longa duração na história da humanidade, e iniciada por grupos de comunidade de língua Banta. Sabemos que a divisão territorial  da África assim como desta subdivisões regionais que ensinamos nas escolas, é fruto do processo imperialista e nada tem de africano. Sabemos que a região da Nigéria no Século XIX teve o imperialismo inglês, sabemos que essa região produz o petróleo. E era preciso plantar um sistema um esquema para poder dividir a população e tomar a sua riqueza.

Uma população que viveram juntos, no contexto social, amigável por mais de 50 mil ano, por que somente no século XX, vai precisar-se auto buscar uma nacionalidade, e uma separação, sendo que nem o território nem a ideia da separação de um Estado estava aos longo de séculos pautados, como meu como individual. A terra era de todos frutos de uma só humanidade. A ideia de nação foi ali infiltrada com o elemento europeu.

No contexto do capitalismo o imperialismo é a etapa superior do sistema, em que via-se a impossibilidade dos nativos de não explorar a sua riqueza, e a ideia da civilização europeia em dominar, religiosamente, ou belicamente ou ideologicamente um povo e causar o conflito, destruindo a cultura local e apoderando-se de riqueza ali existente. E nisto surge a ideologia da superioridade de um grupo sobre o outro que também é plantado.

Porém o que vi mostra que a chamada Guerra civil Nigerina, tem origem na desavenças entre os haussás e os Ibós. Dizem que os haussás eram muçulmanos e viviam numa condição semifeudais. Esses elementos sociológicos como semi- feudais ou feudalismos são conceitos que nascem em Europa, quanto a vida do muçulmanos são seres que seguem o islamismo e isto são condições interior da religião não se pode misturar as coisas. Mas a os especialistas capitalistas tenta jogar com essa questão. A outra questão é que dizem que os ibós eram seres da elite que possuíam os melhores cargos e os melhores salários. E que em 1966 soldados ibós tomaram o poder num golpe. Toda essa cultura de golpe inclusive é uma intromissão europeia com os valores dos europeus. E após esse golpe dos Ibós ou os haussas derrubam e tomam o poder seis meses depois, e que os sobreviventes refugiam na terra ao Leste e proclamam Biafra.

Toda essa história que contam e que estão nos livros na internet são  fictícia é feita para que se torne verdade pois a ideia do imperialismo econômico e político é exatamente ter a praticidade sobre as matérias primas, transformações de produtos , mercados consumidores e de olho no trabalho sub-pagos mau pagos ou até escravizados para o lucro total das empresas e das nações  que ali dominava neste caso os ingleses. Assim mantiveram o controle do Delta do Nigér, uma região rica em minérios principalmente o petróleo.

E com apenas um ano de guerra, Biafra estava toda cercada e todo o petróleo e o Porto de Harcout agora com o governo nigeriano que era um apenas dependente do imperialismo econômico politico cultural e ideologicamente de uma nação europeia. assim houve bloqueio econômico do Estado Nigeriano e a fome espaçando por toda a Biafra.

E assim vimos os olhos das crianças esfomeadas de Biafra, assim vimos a comunidade internacional se dividindo essa mesma comunidade criadora de conflitos e de desgraça no mundo são os capitalistas, Os estado Unidos a União Soviética e o Reino Unidos apoiava a Nigéria, obvio pois eram os imperialistas e a Nigéria era o país dependente, e como testa de ferro do sistema  em África. E por outro lado a França, Israel e China. A guerra passou em janeiro de 1970, quando após uma ofensiva de três semana do exercito nigeriano. O presidente de Biafra Odumegwu Ojukwu partiu para o exílio e a resistência armada se desfez e Owerri foi tomada por topas nigerianas.

E assim vimos o impacto social causados por isso pela s imagens que vi, são imagens deploráveis de dor a opinião pública escandalizada com a fome.

Biafra existiu alguns meses produziu um milhão de mortos e voltou a ser incorporada a Nigéria. Não tenho mais essas imagens destas crianças que já cresceram, não tenho mais os impactos sociais deste crescimento. só tenho na mente as tristezas causadas pelo imperialismo e na guerra civil de Nigéria e Biafra, e a imagem é oque fica.

Manoel Messias Pereira

professor e cronista


Comentários