Cronica -29 anos do suicídio da madame Mao - Manoel Messias Pereira


29 anos do suicídio da Madame Mao

A história da mulher conhecida em todo o Ocidente como a Madame Mao, viúva de MaoTse Tung, e que no dia 14 de maio de 1991, acabara suicidou aos 77 anos de idade em Pequim. Portanto falecida há 29 anos. Ela que nascera em Zhucheng em 19 de março de 1914.

 A sua história é melancólica, dramática e linda com se fosse uma produção hollywoodiana. Mas o que mais impressiona-me, e leva a escrever sobre ela hoje é observar que o mundo todo fala da China, e muitas pessoas hoje comenta sobre o respirador que está sendo usado nos paciente do Covid -19. Porém lembro que o líder comunista chines Mao Tse Tung na sua em 5 de setembro de 1976, com a saúde bem fragilizada, sofre um enfarte e vai para um hospital onde os médicos colocam um respirador e começam uma massagem cardíaca e assim ele recupera-se e Jiang, foi solicitada que ela deixasse o ambiente hospitalar, pois com o zelo que ela acreditava estar tendo com o seu ex-esposo, mas talvez eterno amor prejudicava e interferiam no que os médicos acreditavam serem os procedimentos médico-científicos. 

Enquanto isto ela não convencera disto e não aguentando mais o sofrimento de seu amado Jiang juntamento com outros membros do governo resolve desligar o suporte mecânico do líder comunista que falece em 9 de setembro de 1976, E Hua Goefeng, fica no poder, organiza o funeral, e isto é visto como uma jogada política. Já que o preferido do partido era Deng Xioping. E o que sabemos é que um mês depois da morte de Mao, Jiang é detida juntamente com outros membros do Partido é presa  e na prisão adoece, e resolve tirar a sua vida.

A pergunta que sempre fica quem era Jiang? De onde veio? Com surgiu no Partido comunista? como surgiu na vida de Mao, visto que havia uma diferença de idade entre ambos. Que papel ela representou, quantos nomes ela usou? Essas são perguntas que dá para escrever resumidamente numa crônica, mas que dá um lindo roteiro de documentário ou de um romance.

Jiang Qing, nasceu com o nome de Li Shumeng em Zhucheng, filha ilegitima de um carpinteiro chamado Li Dewen e sua mãe alguns escreve como uma concubina dele, outros dizem ser uma prostituta. A verdade é que ninguém revela, sabe-se quem ela era, sabe-se que ela separa de seu pai e vai trabalhar como empregada. 
Jiang  na escola fundamental, escolheu o nome de Li Yúnhé "garça nas nuvens" e boa parte de sua vida de criança assim foi conhecida. Morou uns tempos com a sua mãe seus avós maternos. 

Em 1926 aos 12 anos o seu pai falece e elavai para Jinan, local em que começa a trabalhar numa f´brica de cigaros. E que conhece o teatro experimental e assim começa a frequentar  e por seu talento destaca e chega até Pequim adotando o nome desta feita de Lan Ping.

Em 1931 etorna a Jinan conhece e casa com o filho de um rico industrial chamado Pei Minglun, mas o casamento não dura e vem o divorcio. 

Em julho de 1931 a abril de 1933 , Jing estuda na universidade de Qindão em Qingdao e lá conhece Yu Oiwei, um estudante de física que estava no terceiro ano e que era membro do partido Comunista Chines. E assim Jing apaixona-se e vão morar juntos. Assim ela chega no front de Cultura Comunista. Ali eram um circulo de artistas envolvendo escritores e atores e montam uma peça popular "Put Dow Your Whip" uma história em que as mulheres escapam da China ocupada pelos japoneses e começam a atuar nas ruas para sobreviver. E em 1933 ela Jing faz juramento ao partido Comunista, com Yu ao seu lado, apontada como membro da juventude.

Em abril de 1933 Yu acaba sendo preso. E a família do rapaz expulsa-a e ela sem outra opção volta para Jinan, para antiga escola de teatro. e por meio de suas amizades é indicada para a Universidade Jia Tong de Xangai para as aulas de literatura. E assim junta-se a  juventude comunissta juvenil e cria uma trupe amadora de atuação.

Em setembro de 1934 por sua atuação politica acaba sendo presa, mas solta três meses depois, quando no final do ano reencontra Yu Qiwei, que havia sido solto  e volta a viver juntos.

Até que em 1935 ela torna-se atriz profissional e adota o nome de Lán Ping que significa maça azul, atuando em diversas peças de teatros e filmes e nisto acaba-se envolvendo com o ator e diretor Tang Na. Ela atuou em filmes como The Scenery of City, God of Liberty, Scenes of City Life. Em março de 1936 Jiang casa-se com Tang Na, porém continuou o romance com Yu Qwei, e isto foi ao céu aberto e provocou um escândalo  e Tang Na tentou o suicidiopor duas vezes pois era terrivelmente apaixonado por ela, mas no fim acertou divorciando.

Em 1937 ela vai para a companhia de cinema Lianhua e estrela no filme Big Thundestorn. E há quem diga que teve um casa com o diretor não confirmado por ela. E esses são suas experiencia amarosa antes de encontrar uma pessoa mais experiente do que ela, como o líder Mao Tse Tung.

Os amores de Mao, foram na juventude uma adolescente com quem ele perdeu a virgindade, depois casou-se quando tinha 15 anos com uma mulher mais velha que morreu de causa desconhecida. Depois casou-se com Yang Kai Hu que foi  executada por seus adversário politico os nacionalistas, com ela deixou dois filhos e depois HoTzu Che com que ele divorciou para casr -se com Jiang Qing.

E de Jing Qing, casou-se com Mao Tse´Tung numa cerimônia privada no Partido Comunista da China e suas única filha Li Na nasceu em 1940. Após a Revolução Chinesa ela se tornou a Primeira Dama do pós revolução. e trabalhou como diretora de filmagem do Departamento Central de Propaganda e foi membro do Comitê de Cinema do Ministério da cultura. Mao foi muito criticado por seus adversário, pois via ele buscando na esposa e seus aliados o apoio necessário para perseguir os seus aliados.e em 1966 Mao levou a ser ela responsável pela Revolução cultural, numa tentativa de revolucionar a sociedade chinesa. E assim a quem diga mostrou habilidade manipulou a midia a juventude criou a guarda vermelha. E foi muito criticada por ter incentivado a perseguição politica e segundo os analistas históricos permitiu muitas vidas devastadas e muita gente morta. E há quem diga que Mao por incentivo da mulher destituiu quadro do Partido, que apoio a politica de Zhow Enlai, que recebeu Richard Nixon em Pequim. Porém Há também uma informação de que Jiang feriu Zhou Enlai num momento vunerável e que ela por meio da guarda Vermelha matou seus filhos (Sun Yang e Sun Eissh) e que Sun Yang foi encontrado no porão da Universidade Renmim. 

Com isso sabemos que ela foi setenciada em 25 de janeiro de 1981 por seus crimes contra revolucionários durante a Revolução cultural. E depois em 1983 sua sentença foirenovada a prisão perpétua.

Pois em 5 de setembro 1976  quando Mao teve o infarto, Jiang  foi chamada ao hospital, ficou alguns minutos e voltou para casa, a saúde do ex-marido piora e ela retorna e insiste  em massagea-lo e espergir um pó branco em seu corpo o que desagrada aos médicos, que disse que aquele pó não era bom para os pulmões de Mao. ela sai mais instrui as enfermeiras para fazer o mesmo. No dia 8 de setembro ela novamente entra em choque com o médico Li Zhisui, pois ela dizia que Mao estava num posição a muito tempo e que precisava virá-lo e o médico argumentou que ele só respirava de lado. A equipe médica colocou Mao num respirador e fez massagem cardíaca Mao ressuscitou e Hua Goefeng disse para Jiang não mais interferir no tratamento. Porem Mao entra novamente em como e começa uma luta em aparelhos Jiang e outros membros do governos resolve então desligá-lo, ceifá o seu sofrimento e permitir que ele entre na historia eternamente. E assim falece aos 10 minutos do dia 9 de setembro de 1976.

Hua Goefeng mostra documentos em que ela manipulava para ficar no poder. Sabemos que ela é presa uma mes depois e julgada por seus crimes em 1981. E por meio do Regimento 8341 ela e seus apoiadores como Jiang Qing, Zhang Chunqiao, Wang Hongwen e Yao Wenyuan, foram presos por atividades contra revolucionarias e traição. E assim 1981 ele sentenciada a morte  depois em 1983 sua sentença passou a ser de prisão perpetua, na prisão foi diagnosticada com câner mas ela recusou operar e resolveu no dia 14 de maio de 1991 suicidar, deixando algumas anotações " A revolução de hoje foi usurpada pelo grupo revisionista de Deng, Peng Zhen e Yang Shakun. Presidente Mao exterminou Lui Shaoqi mas não Deng e como resultado desta omissão os infinitos males anteriores foram soltos na nação e sobre o povo chinês."

Nesta narrativa da vida de Jiang Qing, temos primeiro uma diferença entre a cultura ocidental e oriental, o que leva nos a fazer uma crítica as vezes culturais e não fundamentais no principio histórico, depois outro fator que chama a atenção é a questão do processo amoroso que envolveu cada um destes seres humanos. Tanto pelo lado de Mao que no final da vida reencontra a menina da sua primeira experiência sexual e dá a ela alguns trocados e disse que ela estava acabada ou seja o tempo passa para o homem mas também para a mulher, ou seja a beleza plastica feminina que tanto encanto proporciona aos olhares masculinos, também é como fruta madura ou flores que murcham. Quanto aos amores de Jiang ela foi pelo visto e com certeza uma grande sedutora, assim como conhecemos no ocidente como a Madame Mao.

Manoel Messias Pereira
professor de história , cronista e poeta
Membro da Academia de Letras do Brasil -ALB
São José do Rio Preto-SP.





Comentários