Quando: 18 e 19 de Janeiro de 2020| Sábado e Domingo | das 9 às 18 horas.
Onde: Instituto de Cinema Escola de Cinema - R. Teodoro Sampaio, 1121 - Pinheiros, São Paulo - SP - Próximo à estação Fradique Coutinho do Metrô (linha amarela)
INVESTIMENTO:
R$ 150,00
INSCREVA-SE AQUI: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfopi1x2vN9_-AunNxJpdofTKJXPFtWaeXXdfe6A2x7B6PMMg/viewform
A educação popular na perspectiva de Paulo Freire compreende uma prática educativa libertadora e emancipatória onde os seres humanos aprendem uns com os outros em um constante processo de observação crítica sobre a realidade em que estão imersos. Tal processo se desenvolve mediante o respeito ao outro no diálogo constante, a assunção de nossa identidade cultural e a tomada de consciência coletiva acerca das práticas sociais que nos fazem seres humano.
O curso de Formação de Educadores Populares tem como objetivo desenvolver um processo de formação para educadores populares, professores das redes públicas e particulares de ensino e estudantes que tenham interesse na temática da educação popular tendo como base o referencial teórico/metodológico de Paulo Freire. O curso visa atualizar o pensamento de Paulo Freire entendendo-o no atual contexto da educação brasileira, por meio de uma análise minuciosa de sua fundamentação filosófica e sua prática pedagógica. A vivência das práticas pedagógicas de Paulo Freire servirá como base de desenvolvimento do curso. Viveremos Paulo Freire.
O curso será certificado com duração total de 20 horas.
Conteúdo programático:
⇒ Paulo Freire, vida e obra.
Conteúdos: Dados biográficos da vida de Paulo Freire; Contexto histórico do surgimento da Pedagogia do Oprimido; Bases ideológicas gerais que servem de pressuposto para a teoria freiriana; Educação como Prática de liberdade e seu contexto na pedagogia freiriana
⇒ Introdução à Filosofia de Paulo Freire I – Fundamentos Teóricos e Filosóficos: Justificativa da Pedagogia do Oprimido.
Conteúdos: Justificativa histórica, política e social para o surgimento da obra ¨Pedagogia do Oprimido¨; Análise pormenorizada do que leva Freire a justificar a sua pedagogia; Existencialismo e pedagogia: Dialética Senhor e Escravo hegeliana como sustentação da oposição Opressores X Oprimidos; Paulo Freire e o marxismo.
⇒ Concepções de Educação - Crítica à educação Bancária: Formulação da Práxis Dialética Libertadora e seus pressupostos; Análise das Concepções contemporâneas de Educação; O Papel da Educação na Transformação Social; Sentido dos conceitos de Intencionalidade e Conscientização em Paulo Freire; Educação Como Prática de Liberdade
⇒ Educação Popular na atualidade.
Conteúdos: História da educação popular; construção coletiva de um conceito de educação popular, fundamentado nas reflexões anteriores; Educação de adultos, educação não-formal e educação popular. Educação popular na escola.
Facilitador: Daniel Figueiredo, professor de filosofia e psicanálise, ex-coordenador da área de Educação Popular do Instituto Paulo Freire.
INVESTIMENTO:
R$ 150,00
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