Fatos Históricos do dia 11 de janeiro - Contemplação Humanística

 

Em 11 de janeiro de 1879 - Teve início o conflito chamado Guerra Anglo-Zulu, quando os nativos zulus que em 1838 ocupava região sul da África do Sul, entra em conflito com os boêres holandeses, depois com os portugueses e depois com os ingleses, eram lutas contra o processo de neocolnização e ao imperialismo económico e político dos ingleses e irlandeses.
Em 11 de janeiro de 1885 nasce Alice  Paul, ativista estadunidense pelos direitos da mulher e sufragista, undadora do Partido Nacional das Mulheres. Faleceu em 19 de julho de 1977 , aos 92 anos.




Em 11 de janeiro de 1890 - Nasceu Oswald de Andrade, escritor, ensaista, poeta e dramaturgo brasileiro.Foi filiado ao Partido Comunista Brasileiro - PCB (falecido em 1954)
Lord Salisbury


Em 11 de janeiro de 1890 - O governo britânico através do Lord Salisbury entregou  em forma de um memorando um ultimato à Portugal, exigindo a retirada das forças militares chefiadas pelo major Serpa Pinto dos territórios compreendidos entre as colônias de Moçambique e Angola, os atuais Zimbabwe e Zâmbia com o pretexto de um incidente envolvendo potugueses e os macololos. essas terras era reclamada por Portugal  a partir da Conferência de Berlim. O ultimato soa como uma humilhação pelos republicanos portugueses que acaba derrubando Carlos I. Assumiu Antonio Serpa Pimentel como primeiro ministro. Este ultimato inspirou a letra do hino Nacional português "A Portuguesa".
Em 11 de janeiro de 1911 - Começou a circular em Santos o jornal "O proletário".
Sergio Porto


Em 11 de janeiro de 1923 - Nasceu Sergio Porto ou o conhecido Stanislau Ponte Preta, escritor, e compositor brasileiro.
Prof Amilcar Araujo Pereira
Em 11 de janeiro de 1936 - Consta num trabalho do professor universitário Amilcar Araujo Pereira, intitulada "Por uma autêntica Democracia Racial", consta que nesta data ojornal Chicago Defender traz uma matéria valorizando a Frente Negra Brasileira, escrita no topo da página em letras garrafais "American Race Group takes cue from Brazil, Maps dirve to shake off shakles in 1936" onde apresentava os planos da Frente Negra para o ano de 1936. E neste mesmo jornal na página 24 outra matéria "Puerto Ricans organize Black Militant Front" na qual o jornal afirma que Porto Rico inspira-se no Brasil.
Em 11 de janeiro de 1937 - Sumário de culpa de Agildo Barata, Álvaro de Souza e José Leite Brasil, revoltosos de 1935.
Em 11 de janeiro de 1942 nasce em Norfolk, Clarence Clemons, saxoonista e ator estadunidense. Falecido em 18 de junho de 2011.
Em 11 de janeiro de 1945 nasce em Petrolina Geraldo Azevedo Amorim, cantor e compositor brasileiro.
Em 11 de janeiro de 1945 - Falece Ada Negri, poetisa italiana e  a primeira mulher a entrar na academia d'Itália.
Em 11 de janeiro de 1946 -  Enver Hoxha, secretario geral do Partido Comunista da Albânia, declara a criação da República Popular da Albânia com ele próprio como chefe de Estado.
Em 11 de janeiro de 1946 nasce Stuart Angel Jones, revolucionário brasileiro assassinado pelo Estado em 1971.
Geraldo Azevedo


Em 11 de janeiro de 1949 - Nasceu Geraldo Azevedo, cantor, compositor e músico brasileiro

Em 11 de janeiro de 1954 nasce Tahar Djaout, escritor e jornalista argelino. oi assassinado pelo grupo Armado "Islamico", em 2 de junho de 1993.
Em 11 de janeiro de 1971 nasce Mary J.Blige cantora e compositora estado unidense.
Em 11 de janeiro de 1985 - nasce Aja Naomi King, atriz estado unidense.
Em 11 de janeiro de 1985 - nasce em Lisboa Raquel Tavares, cantora de fado portuguesa.

Em 11 de janeiro de 1988 -Falece Janires, cantor e compositor brasileiro
Em 11 de janeiro de 1996 - nasce em Salvador Diogo Álvaro Ferreira Moncorvo, nome artístico Baco Exu do Blues, rapper e cantor brasileiro.

Enio Silveira - editora Civilização Brasileiro
Em 11 de janeiro de 1996 - Faleceu Enio Silveira da Editora Civilização Brasileira
Em 11 de janeiro de 1997 nasce Joahnys Argilago, pugilista cubano.
Em 11 de janeiro de 2003 - Falece Jorge Lafon -ator e humorista brasileiro


Em 11 de janeiro de 2006 - O Comandante da Missão das Nações Unidas no Haiti, comete o suicídio.

Miep Gies


Em 11 de janeiro de 2010 - Faleceu Miep Gies mulher que escondeu o Diario de Anne Franck durante a 2a. Guerra Mundial.
Em 11 de janeiro de 2012 - O governador do Banco Central da Nigéria Sanusi diante dos alto preços do petróleo em seu país de 65 naira (35 centavos de dólares) para 150 naira (93 centavos de dólares) por litro. Com o impacto enorme na economia afirmou-se que o dinheiro era para serviços sociais e no desenvolvimento da infra-estrutura que iria beneficiar mais nigerianos e salvar o país da ruptura econômica. O que causou protesto da população.
Elisseos Vagenas
Comite Central
Membro do Partido Comunista da Grécia
Em 11 de janeiro de 2013 - Em discurso proferido por Elisseo Vagenas do comitê Central do Partido Comunista da Grécia, responsável pelas relações internacionais, num seminário sobre "Partido Comunista hoje e amanhã""Como Partido nós não limitamos a indicar que há pontos de vista diamentralmente opostos entre nossos partidos. Procuramos elaborar um conjunto de questões teóricas contemporâneas sobretudo entre os Partidos Comunistas que tem uma significativa convergência do ponto de vista. E estamos prontos para desenvolver ações conjuntas anti-imperialistas com todos os outros Partidos Comunistas que queiram" Portanto reafirma a sua internacionalismo  diante da crise capitalista.
Em 11 de janeiro de 2013 - O presidente do Mali Dioncounda Troré, pede ao presidente francês François Holande, que medie um conflito entre as forças do governo e os rebeldes tuaregues, pois 12 tropa do governo já havia sido capturadas na cidade de Kanna.
Em 11 de janeiro de 2015 - Sessenta e nove pessoas faleceram após consumirem cerveja contaminada em Moçambique. E foram enterrados em um funeral .E segundo Paulo Bernardo diretor de saúde da província de Tete, foram 196 pessoas atendidas no Hospital.
Em 11 de janeiro de 2019 - Uma bigrafia em quadrinho com foco na escritora Carolina Maria de Jesus, como símbolo de resistência negra é premiada no festival Augoulême, feito pelo ilustrador  e roteirista João Pinheiro.

Comentários