Artigo - Felipe Nyusi, e o sentimento de tristeza e luta contra o COVI-19 - Manoel Messias Pereira

 


Felipe Nyusi, e o sentimento de tristeza e luta contra o COVID-19


Ontem dia 13 de janeiro de 2021, eu ouvi o presidente de Moçambique Felipe Nyusi, dizer da necessidade de lutar irmemente contra a Covid 19. E de forma diplomática estender as condolências aogoverno do Malawi pela mortede dois membros daquele governo pela doença.

Nyusi diz-se profundamente chocado ao saber das duas mortes inesperada da partida  de Sedik Mia o vice presidente do Malawi. Congress Party  e Membro de Trasnportes e Obras pública.

E do senhor  Lingson Belekanyama  dos governos locais e do Desenvolvimento rural..

E disse os desaparecidos fisicamente são nossos irmão, representa uma perda enorme não só para todos os malawianos mas também para nós.

E assim o estadista moçambicano termina a mensagem manifestando de que apesar destas tragédias,os malawianos encontrarão forças para superar todos os obstáculos.

E aproveitando o ensejo de dor, os moçambicanos também choram hoje o falecimento de Cadimuel Muthemba, o veterano membro da Frente de Libertação de Moçambique a Frelimo, que faleceu em Maputo, e que deverá ser sepultado em Chicumbane a sua terra natal na província de Gaza.

E nós daqui do Brasil afrodescendentes, seres humanos da mesma cor, da mesma humanidade, com um profundo sentimento de perda unamos, no respeito a todos os africanos que neste momento também sofrem com a pandemia que abate sobre o mundo. Seguem assim as nossas condolencias aos malawianos e a todos os moçambicanos e os cumprimentos ao presidente de Moçambique por compreender a história de cada um, da luz de cada ser e do esforço de todos nós, para continuar resistindo  e mantendo as esperanças de dias melhores.Sentimentos profundos.


Manoel Messias Pereira

Contemplação Humanística

São José do Rio Preto-SP-Brasil.



Comentários