George Blacke a história do agente duplo
Este final de ano dois fatos permitiram escrever sobre o tema da dupla ação de agentes de inteligências. Um destes fatos é referente a data de 29 de dezembro de 1936, quando Luís Carlos Prestes e Harry Berger, tiveram o sumário de culpa em relação à Aliança Nacional Libertadora - ANL. E outro fato foi a morte aos 98 anos de George Blacke no dia 26 de dezembro de 2020, como ele ficou conhecido na Inglaterra. E a manifestação do atual presidente da Rússia Vladimir Putin.
Em relação ao primeiro fato é que Harry Berger como muitos militantes conheciam, também era Arthur Edawrt e isto foi praticamente descoberto quando o jornalista e escritor Fernando de Morais precisava escrever sobre a Olga Benário e teve contatos com informações que até então nem estava disponíveis para os escritores brasileiros. E Fernando então vai descobrir, que no documento de Harry Berger, e de Arthur Edwart eram as mesma pessoas era um agente que fazia o jogo duplo, em plena guerra fria, trabalhando com os socialistas da URSS assim como os capitalistas dos Estados Unidos da América. E isto Fernando de Morais revelou no dia da palestra no chamado Curso de Introdução ao Jornalismo, que era organizado pelo vereador Eduardo Nicolau, que inclusive saiu candidato a prefeito uma época, senão engano-me quando o Edinho Araujo o atual prefeito ganhou pela primeira vez, no seu primeiro mandato.
No segundo fato é que George Blacke também chegou a ser agente da Inglaterra portanto servido o sistema capitalista e tendo como inimigo os socialistas da União Republicas Soviéticas Socialista-URSS, porém ele passou a trabalhar para o governo soviético para passar informações sobre a Inglaterra para o país socialista, portanto também era agente duplo.
É interessante observar que Black por sua atividade de espionagem da União soviética na Inglaterra foi descoberto preso no Reino Unido e conseguiu um fuga legendária da prisão britânica. Na verdade humilhando os serviços de inteligência da Inglaterra.
Conseguiu cruzar a Cortina de Ferro e chegou até Moscou onde recebeu a patente de coronel. E é conhecido como herói nacional russo. Ele transmitiu segredos do Estado britânico para os soviéticos o que possibilitaram a captura de vários espiões ingleses infiltrados nos serviços soviéticos.
E o preside Putin que foi oficial da KGB, lamentou a morte de Black, definindo como um homem brilhante de coragem especial. E com o seu trabalho contribuiu para garantir a paridade estratégica e manter a Paz no planeta.
Quando no entanto vamos procurar saber sobre a origem de George Black, veremos que ele era de uma família de origem judaica sefardita que recebeu nacionalidade britânica, mas nasce na Holanda, é natural de Roterdã, nascido em 11 de novembro de 1922, cujo o nome de batismo era George Behar. Agora é bom deixar evidente em tom de professor que sefardita é uma palavra judaica para designar os habitantes de Sefarad, que é onde localiza-se a Península Ibérica, ou seja Portugal e Espanha. Esses judeus foram retirados de lá ou convertiam-se em "Cristãos novos" e ficaram por lá ou eram expulsos até mesmo pelas ações das cruzadas, comandados pelas nobreza que seguiam as orientações do Vaticano, esses judeus espalharam pelo Mediterrâneos, alguns ficaram em outras partes da Europa ou até vieram para a América. Outro ponto que não podemos nunca esquecer nós que estudamos a questão racial é de que foi neste momento histórico que surgiu a ideia da raça ruim, ou seja mesmo convertidos os judeus, os islâmicos continuavam com a sua prática e rituais religiosos, por isto foi chamados de raça ruim. E mais tarde na interpretação do texto bíblico, considerados seres inferiores, assim como negros, pois foram chamados de amaldiçoados por Noé e descendentes de Cã, a ideia dos Camitas. Porem durante a ocupação nazista na Holanda, talvez a família de George colaborou com a resistência e ele atuou como mensageiro durante dois anos, antes de emigrar para o Reino Unido. E no reino Unido mudou o seu nome ao invés de George Behar passou a chamar George Blacke e uniu-se a Marinha Real e treinou para trabalhar em submarinos.
George Black tinha uma facilidade e conhecia muitas línguas, falava o holandês, o alemão, o inglês, o árabe, e o hebraico e foi recrutado pelo serviço de inteligência britânico MI6 no final da Segunda Guerra Mundial.
Depois da Guerra, estudou rumo a Cambridge. Em 1948 sob a cobertura diplomática foi enviado a Seul, com a missão de montar uma rede de espionagem contra as forças comunistas na China e no extremo leste soviético.
Em 1950 acabou sendo capturado com vários diplomatas britânicos, pelas forças comum norte coreana. e lá ficou detido por três anos. E neste contexto há quem diga que ele recebeu lá neste tempo a doutrina socialista o que permitiu a ele ficar sob o pensar socialista. Porém não era essa história que ele contava. E sim que ele que ele viu foi a estupidez dos Estados Unidos na coreia, bombardeando pequenas aldeias e matando mulheres e crianças, além de pessoas idosas, civis aos milhares. E foi isto que ele entendeu que estava do lado errado da história e para tal diz que sentiu vergonha de ter defendido o sistema capitalista por tanto tempo. E assim Blacke declarou-se comunista, marxista leninista. E disse que sentiu-se mal, com aqueles agentes infiltrados que antes entregava os segredos soviético.
Em 1961 ele foi julgado e pegou 42 anos de prisão. Porém saiu fora numa fuga cinematográfica. Ele estava na prisão de Wormwood Scrubs sob uma estreita vigilância. Mas em 1966 teve ajuda de alguns colegas, entre eles vários ativistas anti-nucleares. Assim que fugiu ficou uma semana dormindo no assoalho e debaixo de um banco de um veiculo auto motor. E a pessoa amiga inventou uma viagem com a família e na verdade era uma falsa viagem. Era a fuga..
Enquanto estava detidos passou a ter contatos com os textos de Karl Marx e outros textos marxistas, e conversava muito com os comunistas que estavam detidos com ele.
Chegou na URSS pais em que foi condecorado com a Grande Ordem Lênin e outra condecorações. Deixou a antiga esposa, casou-se com outra mulher e teve quatro filhos com a nova esposa tendo recebido agora o nome soviético de Georg Ivanovich, e passou a dar aulas a outros agentes. Foi também condecorado pelo atual presidente Vladimir Putin.
Entre o caso mais notório ele entregou aos soviéticos informações sobre um túnel na Operação Gold, que era feita entre a Cia americana e o MI6, que estavam cavando em Berlim para tentar acessar as linhas de comunicação entre Moscou e o quarte general do exercito soviético. O túnel foi descoberto e os soviéticos durantes um ano transmitiram dados falsos colhidos pelos americanos.
Vale lembrar que em setembro de 2006 O Tribunal Europeu de Direitos Humanos com sede em Estrasburgo concedeu uma reivindicação ao oficial de inteligência soviético George Blacke decidindo que o governo britânico deveria pagar mais de 5.600 libras por danos morais e materiais causados pelo prolongada batalha legal de Blacke para receber os royalties por suas memórias no Reino Unido. Em particular, os juízes decidiram que as autoridades britânicas haviam violados o direito de Blacke de ouvir seu caso no tribunal dentro de um prazo razoável garantido pelo Artigo 6 da Convenção Europeia dos Direitos Humanos.
O que sabemos é que o socialismo real entrou em colapso na antiga URSS, que encerrou-se no dia 23 de dezembro de 1989, acabou-se o Estado socialista e acabou em tese a guerra fria. Porém nunca se viu falar tanto com medo das palavras sobre fraternidade, solidariedade igualdade, poder popular, socialização dos meios de produção, socialismo e dignidade a pessoa humana, direitos de trabalhadores, respeito social.
Como dizem os capitalistas e extrema direita isto é coisa de comunista. Inclusive o Ministro do supremo n dia 5 de outubro de 2018, no aniversário da constituição falou uma excrescência digna de uma besta, por gentileza leiam o discurso de jurista do STF nesta data, o que corou todos os brasileiros dignos de respeitos e que olha o país com os olhos da serenidade e humanismo. Vimos que temos nazista no poder Executivo, no poder Legislativo e uma bestialidade no Supremo Tribunal Federal. Ah! quanto a lembrança do caso Harry Berger é apenas para mostrar que neste quesito de guerra fria, teve agente duplo com galhardia por todos os lados e em todo o mundo.
Manoel Messias Pereira
professor de história e cronista
São José do Rio Preto- SP
Comentários
Postar um comentário