Fatos Históricos do dia 17 de novembro - Contemplação Humanística



Em 17 de novembro de 1866 nasce em Leslie -Michigan-EUA, Voltairine de Claire, escritora anarquista estadunidense, uma das mais brilhantes oradoras, e que participou ativivamente do movimento sindical, do movimento abolicionista em relação ao trabalho dos negros. Ela que por motivos economicos o seu pai colocou-a numa instituição religiosa, e esteve em conventos católicos em Sárnia, Ontários e Canadá e isto só reforçou o seu ateismo. Envolveu-se no movimento anti-clerical e no movimento livre pnsador. Falece em Chicago Illinois, com uma minigite séptica, no dia 20 de junho de 1912 no Hospital Santa Mary of nazareth e seu corpo está sepultado no Forrest Park Chicago.

Em 17 de novembro de 1869 Inauguração do Canal de Suez, uma obra pertencente a França e ao Egito na qual participou desta construção 1,5 milhão de trabalhadores e nesta obra aproximadamente 125 mil pessoas morreram de cólera, tal eram as condições do sistema capitalista para aqueles trabalhadores.
Em 17 de novembro de 1889 A familia Imperial brasileira após a destituição de D. Pedro II, e a proclamação da Republica, parte para o exílio em Paris.

Artigo – A Proclamação da República e o Movimento Popular “17 de Novembro” no Maranhão (1889)

Artigo – A Proclamação da República e o

Movimento Popular “17 de Novembro” no Maranhão (1889) *

 

Euges Lima **

 

A notícia da queda da Monarquia no Rio de Janeiro, capital do Império, e a instauração de um novo regime no Brasil, a República, chegou ao Maranhão com muitas incertezas, contrainformações e cautelas por parte das autoridades e da classe política, gerando uma onda de boatos, inseguranças e manifestações populares.

A adesão da Província do Maranhão ao novo regime só se deu no dia 18 de novembro de 1889, três dias após o Quinze de Novembro, primeiro, num ato militar discreto no interior do quartel do 5.º Batalhão de Infantaria e, em seguida, no mesmo dia, às 11 horas, no Palácio da Presidência, onde o Tenente-Coronel João Luiz Tavares, comandante do 5.º Batalhão, assumiu a chefia do governo, sucedendo o último presidente da Província do Maranhão, o Desembargador Tito Augusto Pereira de Mattos.

A Junta Provisória do governo ficou apenas um mês no poder e foi composta por sete membros: o Tenente Coronel João Luiz Tavares (presidente); o Bacharel José Francisco de Viveiros; o Bacharel Francisco de Paula Belfort Duarte; o Tenente Coronel Francisco Xavier de Carvalho; o Capitão José Lourenço Milanez; o 1.º Tenente Cândido Floriano da Costa Barreto e o Tenente Augusto Frutuoso Monteiro da Silva.

Um dia antes da proclamação da República no Maranhão, portanto, antes de sua oficialização e instalação, ocorreu em São Luís, uma forte reação popular ao novo regime – que estava na iminência de ser implantado − e ao suposto retrocesso que ele poderia vir a trazer, principalmente no que concerne à questão escravista. Esse episódio ficou conhecido como “Movimento popular 17 de novembro,” que foi uma grande onda de manifestações populares, compostas, principalmente por ex-escravos, mestiços, negros e “pardos”, ocorrida durante todo esse dia que abalou a cidade de São Luís, concentradas nas imediações da Rua 28 de Julho (Rua do Giz), n.º 05, cruzamento como a Rua dos Barbeiros, onde se localizava a redação do jornal republicano O Globo, que tinha como redatores Paula Duarte e Casemiro Jr.

Diante das inúmeras informações e boatos que circulavam em São Luís, naquele 17 de novembro, sobre a queda da Monarquia e a instauração da República; boatos de revogação da Lei Áurea e retorno da escravidão com o novo regime, as massas urbanas de ex-escravos, agora, homens livres, se organizaram em grandes manifestações e focaram em uma das principais lideranças do movimento republicano em São Luís, o bacharel e jornalista Francisco de Paula Belfort Duarte, o famoso “Paula Duarte”, conhecido por sua eloquência em seus discursos e por ser um grande agitador.

O objetivo inicial desse movimento era impedir a ida de Paula Duarte para uma conferência com populares, convocada por ele, que iria acontecer na Câmara Municipal, provavelmente para mobilizar a população para o fim da Monarquia no Maranhão e ascensão da República, trazendo certamente o conteúdo dos últimos telegramas do que ocorria no Rio de Janeiro.

Essas manifestações, pro-monarquia se dividiram em três momentos, durante todo o dia 17, o primeiro, de manhã, onde os manifestantes se concentraram em frente a sede do jornal O Globo e conseguiram por ora, seu intento, impedir a saída de Paula Duarte para a realização dessa conferência. Após isso, os manifestantes saíram pelas ruas de São Luís, vitoriosos e aos gritos de “Viva a Monarquia!” e “Viva a Redentora!”.

A segunda onda se deu à tarde, por volta das 16 horas, onde os manifestantes voltaram a se agrupar em frente a redação do Jornal. A partir daí o clima nas Ruas de São Luís ficava cada vez mais tenso. É deslocado até o local uma força militar de onze praças do 5.º Batalhão para garantir a integridade física de Paula Duarte e dispersar o povo concentrado, porém, à noite, por volta das 19 horas, os manifestantes, retornaram uma terceira vez a sede do Jornal, mais exaltados e dispostos ao enfrentamento.

Segundo o relatório do Alferes Antonio Raymundo Bello, comandante do destacamento que ordenou o fuzilamento, os primeiros tiros foram para o alto, de advertência. Segundo ele, como não conseguia conter a turba enfurecida, para preservar a vida de seus homens, deu uma segunda ordem para atirar na multidão, matando na hora, três homens e ferindo outros onze, terminando de forma trágica o breve movimento popular de “17 de novembro” contra a República e pela manutenção da Monarquia no Maranhão.

De acordo o mapa dos indivíduos baleados que deram entrada no Hospital da Santa Casa de Misericórdia no dia 17 de novembro de 1889, era um total de catorze homens, entre 20 e 40 anos, sendo que três já chegaram mortos e outro ferido, o qual acabou vindo posteriormente a falecer de tétano em consequência dos ferimentos, totalizando quatro mortos e dez feridos, que sobreviveriam. Conforme o Mapa dos corpos sepultados no Cemitério da Santa Casa de Misericórdia, aqui reproduzido, entre os dias 18 e 19 de novembro de 1889, os quatro manifestantes mortos foram: João de Britto (40 anos); Sergio (22 anos); Martinho (29 anos) e Raimundo Araujo Costa (34 anos), todos “pardos” ou pretos.

* Artigo revisto e publicado anteriormente no jornal O Imparcial, São Luís do Maranhão, 29 de novembro de 2018, p. 4, Opinião, com o título: “A Proclamação da República: O Movimento Popular no MA”.

** Professor de História da Rede Pública Estadual do Maranhão, historiador, ex-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM) e atual vice-presidente.


Em 17 de novembro de 1945 - O partidoComunista Brasileiro -PCB, lança o engenheiro Yedo Fiuza a presidencia da República do Brasil.


Em 17 de novembro de 1949 nasce em Illinois- EUA, José Graciano da Silva, engenheiro agrônomo, escritor, e coordenador da Campanha Fome Zero do governado de Luis Inácio Lula da Silva.

Em 17 de novembro de 1950 A Organização das Nções Unidas -ONU, reconhece a Independencia da Líbia.
Em 17 de novembro de 1959 Falece Heitor Villa Lobos, compositor, maestro, violoncelista, pianista brasileiro, nascido em 5de março de 1887, foi casado com a pianista Lucialia Guimarães e nunca teve filho. e na semana de arte moderna ele entrou de terno mas de chinelo, é que havia machucado o pé mas entenderam como algo de vanguarda de movimento de contestação. Por um certo período da vida brasileiro foi chamado de demagogo. Porém a sua obra é admirada eternamente.
Em 17 de novembro de 1972 nasce nos estados Unidos , Kimya Dawson, guitarrista, cantora e compositora estadunidense.
Em 17 de novembro de 1973 nasce em Memphis, Rick Dunigan, que usavao nome artístico de Lord Infomous, rapper estadunidense. Falecido aos 40 anos de ataque cardíaco na sua cidade natal enquando dormia.
Em 17 de novembro de 1981 nasce em Ascot -Bercksaire, Sarah Nicole Harding, cantora e compositora e atriz britânica.
Em 17 de novembro de 1983 No México funda-se o Exército Zapatista de Libertação Nacional.
Em 17 de novembro de 1989 na antiga Checoslováquia, na cidade de Praga, a chamada revolução de Veludo, quando do colapso do socialismo real, encerrando o ciclo socialista de poder. Numa onda aliada ao neoliberalismo e social democracia revisionista em todo o mundo socialista.
Em 17 de novembro de 1990 nasce Shanica Knowles, atriz e cantora estadunidense, prima cantora Beyonce.


Em 17 de novembro de 1998 falece o camarada Mauricio Tragtemberg, socialista, comunista anarquizante, professor universitário, ex trabalhador rural, escritor brasileiro.
Em 17 de novembro de 2009 na cidade de Caxias do Sul, é aberta a amostra de cultura Gaucha Lanceiros Negros,organizado pela a administração local.

Em 17 de novembro de 2012 Ocorre na Universidade Federal do Pará, o ciclo de Palestra Consciência Negra e edeucação no Amazoia.
Em 17 de novembro de 2017 - Os moradores da Rocinha a maior centro de pessoas desasistidas  do Rio de Janeiro, denunciam para o mundo que são obrigados a conviver com o tráico sob as leis das arma e também com as leis de policiais camuflados de autoridades ou usando tocas ninjas e cometendo o terrorismo do Estado. E a reclamação que isto não ajuda em nada a carencia da população somente atrapalha.
Em 17 de novembro de 2018 No Museu da Escravidão e da liberdade no Rio de Janeiro, uma oficina de Afro Turismo as 10hs foi ministrada pelo artista plastico Raphael Bequer, além de exercicios corporais e visuais para a criação do objeto sensorial.

Em 17 de novembro de 2019 - Durante a festa literária Cotidiano Leitor do SECC -contou com a presença da escritora Cidinha Silva e do escritor Daniel Munduruku no Museu Oscar Niemeyer em CuritibaPR.





















 



Comentários