Crônica - O Conceito Político - Manoel Messias Pereira

 


O Conceito Político 


Todos os dias levantamos com a certeza de lutar pela vida, pela nossa manutenção na terra, na busca de intermediar esperanças, de trocar olhares , de apresentar respeito por todos e por tudo, de sermos honestos no máxico possível e sempre. Em ser fraterno humanista, solidário em construir a paz coletiva, E para isto trazer de dentro de nosso íntimo o que entendemos ser amor pela coletividade e de forma universal.

Propomos a solidariedade aos povos, propomos o encontro entre os seres da mesma espécia, acolhimento aos que choram por um motivo ou outro e tudo isto entendo ser a politica. Foi assim que nasceu na antiga Grecia o pensar a vida coletiva, pensar a democracia a partir de Clistenes. 

Passamos a entender a politica no ato de tomar as decisões, de governar . Um ato em ue é preciso um certo relacionamento politico, para que o governante possa decidir, que atenda a todos os interesses daqueles que sentem-se cidadãos, ou seja parte de uma cidade estado. Como eles gostavam de chamar Athenas.

E o relacionamento politico são relacionamentos de pessoas que tens objetivos comuns, que é o bem estar de todos os cidadãos e do Estado. e nisto surge diversos conceitos, da igualdade de todas as pessoas diante da lei, Portanto para o direito e com as obrgações coletiva.

O direito do voto de como escolher, o direito de participar e decidir, surge as assembleias e as decisões. e o direito de reformar que cois tonta. Ou seja pega uma coisa velha arcaica caindo aos pedaço passa tinta sobre a estruturas podres e voce está reformando. Quando é preciso revolucionar. E revolução é mudança radical de todas as estruturas seja mechernainfra estruturadoEstado a partirde uma superestrutura querepresenta-se mais o coletivo e não o individualismo.

O desgaste da polavra politica e dos atos politicos é algo que o capitalismo proporcionou a população que viu nos seres humanos politiqueiros do poder. Entre esses estão todos que defendem o sistema seja ele liberal, neo liberal social democratas revisionistas extrema direita, direita essa salada que estamos  cansados de saber. 

A novidade que os desgastadores da palavra e do conceito politico, trouxe a tona uma palavra chamada gestão.

Como professor que fui por quanreta e um anos recordo que gestar foi um termo criado pelo Ministério de Educação -MEC com o objetivo de promover a formação dos professores de português ematemática, para fortalecer o aprendizagem nos ensinos fundamental I e II, como habitualmente estão chamando. Essas fase de ensino já teve outros conceitos, como primario secundario, primeiro grau segundo grau, ginaisl colegial e hoje é fundamental I e II e Ensino médio.

E gestão institucional significa trazer para a educação a ideia de colaboração em prol da elevação da educação.

Mas a palavra gestar nasce de gestante, que é o ser vivo que gesta o outro ser a partir das relações sexuias existentes entre eles e portanto existe uma linha de cosmésticos destinadas a gestante e que chama-se gestar.

O que todos os professores ensinam na escola é que a politica desde Aristóteles aquele que fez o corte epstemológico entre o que é ciencia e o que é a filosofia. e portanto ai a política torna-se ciência por ter como objeto de estudo os seres humanos de um determinado lugar, e como objetivo o bem de estar de todos e do Estado já que ele foi implementado e criado, e para tal a métodos de como praticar essa politica.

Essa ideia de gestor na politica é coisade neoliberal. Hoje ele acreta que o gestor é aquele que pega um bem que não é dele mas de todos e em nome de uma ideologia vende para um grupo de empresa ou para outro Estado com interesses, não presta conta pra ninguém. Roubam portanto todos. Fica bem na fita levando propina e dizendo ser gestor. Esse é um ladrão canalha nada tem de politico. é aquele que desgastaoou a palavra a politica e via desgastar a plavra gestor.

Manoel Messias Pereira

cronista - São José do Rio Preto-SP.



Comentários