Artigo - Mataram o jovem Caio Gomes Soares - Manoel Messias Pereira



Mataram o jovem Caio Gomes Soares

 No Brasil cada brasileiro é amparado legalmente pela legislação normativa, que garante a todos a segurança como um direito e um dever do Estado de garatir esse direito.

Porém esse direito as vezes são desrespeitados e não cumpridos pois neste país há bandidos no Estado e fora deles, todos completamente fora de si. Descumprindo o direito constitucional e foi exatamente isto que ocorreu com o jovem Caio Gomes Soares de 23 vinte e tres anos que levantou para tomar um suco dentro de sua casa e foi atingido por uma bala perdida que encontrou a sua cabeça, fato ocorrido no dia de ontem 19 de outubro de 2020.

O fato ocorreu na Rua Miguel de Paiva na zonz Central do Rio de Janeiro e o tiro acidental parece que veio do Morro da Coroa. O rapaz atingido, vítima da bala perdida era um jovem formado em Educação Física pela UERJ, filho de uma senhora nordestina vinda da paraiba, chamada dona Maria José Gomes de andrade que afirmou, "roubaram a felicidade de meu lar."

Quando reafirmamos o nosso direito constitucional sobre a segurança, é porque é um item que faz parte dos Direitos Universais do ser humano, e assim como todos que nascem iguais em dignidade e em direitos. e todos são dotados de razão para com isso, e deve agir entre si em espirito de fraternidade. e fraternalmente sentimos que o Direito a vida que deveria ser preservado segundo a normalidade do Estado, que infelizmente não conseguiu garantir essa via e asegurança desta familia. 

E a responsabilidade é do Estado. e ninguém deve estar condenado a morte por mal serviço do Estado prestado a comunidade. Assim como a ninguém esta para ser aplicada a morte sumariamente.

E todo o ser humano membro de uma sociedade  tem o direito à segurança social, baseado na obtenção da satisfação de direitos economico, sociais culturais indispensáveis a sua dignidade e ao livre desenvolvimento de sua personalidade.

Quando a senhora Maria Jose Gomes de Andrade afirma reoubaram a felicidade de uma família, Ela está simplesmente arrasada pois perde um jovem de apenas 23 anos e formado em Educação Física. Portanto uma senhora que usa do expediente como empregada ou diarista com todo o esforço possível para ter os filhos estudados, vê esse sonho desmoronar a com a morte prematura e estupida.

Mas assim todos são vitima do sistema socio-politico e conomico na qual o pais está mergulhado. Vitima os fora da lei que esqueceram que uma vida se perdeu por suas ações, vitima esse jovem que morreu pela ineficácia do próprio Estado que descumpre o Direito constitucional de dar segurança a todo e qualquer indivíduo brasileiro.

Acho que todo e qualquer brasileiro tem o direito ao bem estar social, todos nós temos direito a um Pacto social que seja de respeito e responsabilidade do Estado por cada vida humana que mora e reside no Brasil. Ninguém está falando do luxo de um minoria, pois sabemos que a desigualdade é incentivada pelo Estado que inclusiv descumpre a constituição que diz que é erraicr a pobreza e a marginalização e reduzir as deigualdades sociais e regionais. São principios que até agora o Estado deve ao brasileiro uma satisfação. Infelizmente tudo está escrito mas ele Estado não cumpre.

Mas hoje é tempo de apenas entender que mataram Caio Gomes Soares um jovem do Rio de Janeiro, e o verbo matar eu disse  no plural, pois a morte tem muitas mãos, muitos ouvidos, muitas resposabilidades e muita desfaçatez, de bandidos de fora e de dentro do próprio Estado. E o jovem estava dentro de sua casa o asilo inviolável do cidadão. Crime é crime. Ou não?


Manoel Messias Pereira

professor de história

São José do Rio Preto-SP.



Comentários