Fatos Históricos do dia 30 de setembro - Contemplação Humanística

Em 30 de setembro nos Cultos Afros o Dia de Xangô ou de Sàngó, nos cultos cristãos hoje lembram como o Dia da Bíblia na Igreja Católica o Dia de São Jerônimo o sacerdote que traduziu a Bíblia das outras línguas para o Latim.

Em 30 de setembro de 1917 - nasce Abelardo Barbosa o Chacrinha, como ficou conhecido e reconhecido como o maior comunicador da televisão brasileira, Falecido em 1988.
Em 30 de setembro de 1928 nasce Clodomir de Morais, militante comunista o Partido Comunista Brasileiro-PCB, escritor, jornalista , formado em Direito do Recife-PE, membro da Ligas Camponesas, foi professor da UnB, escreveu no Diario do Comercio no Diário de Pernambuco,  lançou 20 livros e fundou o Instituto de Apoio técnico  ao países do Terceiro Mundo.
Em 30 de setembro de 1937 - O general Gois Monteiros, General Dutra e Getúlio Vargas, noticia o Plano Cohen, que foi um plano falso portanto mentiroso em que eles diziam que havia um plano dos comunistas para derrubar Getúlio Vargas. Foi uma fraude história que os fascistas tentaram para manter Getúlio Vargas no poder.
Em 30 de setembro de 1943 nasce Marilyn  McCoo, atriz e cantora estadunidense.
Em 30 de setembro de 1947 - os Partidos Comunistas da Europa criam o Kominfon- Comitê Internacional de Informação , para fixar estratégias socialistas.
Em 30 de setembro de 1948 - nasce Raul Reys, colombiano guerrilheiro  das Farcs, assassinado em 2008.
Em 30 de setembro de 1956 nasce Patrice Loius, cantora e pianista estadunidense.
Em 30 de setembro de 1957 nasce Durval de Lima, o cantor sertanejo Xororó, que faz dupla com seu irmão, o Chitãozinho .
Em 30 de setembro de 1964 nasce Monica Belucci, atriz italiana.

Em 30 de setembro de 1966 Independência de Botswana 
Em 30 de setembro de 1968 falece Stanislau Ponte Preta  o escritor ou Sergio Porto
Em 30 de setembro de 1969 nasce Mariana Valdez de Moraes, neta do poeta Vincius de Moraes, cantora e atriz brasileira.
Em 30 de setembro de 1977 nasce Tico Santa Cruz, musico, cantor, e compositor .Escritor brasileiro. A Musica polemica que trata do cheque recebido por Michele Bolsonaro. E da banda Detonauta.
Em 30 de setembro de 1982 por meio da ativista Lélia Gonzales, que chamava a atenção para a página do jornal do Brasil desta data, e que trazia o tenente Luís Claudio, chefe de uma operação chamada de peneira.Em que o militar dizia que não tinha algema para todo mundo e amarrou 18 homens negros como se fossem escravos coagindo psicologimente e as mulheres que reclamavam os policiais  ameaçavam de armas em punho. eram negros que participaram do I Encontro Nacional de negros fatos esse ocorrido no Morro da Coroa/Cachoeirinha. Não encontrei essa página do jornal do Brasil. Pois  há um trabalho científico de história que cita esse fato. Chama-se Estrutura Intocada, Racismo e Ditadura no Rio de Janeiro e foi escrito por Rafaela de Oliveira Pires.
Em 30 de setembro de 1984 nasce Keishan Buchanan cantora británica.
Em 30 de setembro de 1984 nasce Soraya Haddad, judoca argelina.
Em 30 de setembro de 1985 nasce T-Pain rapper estadounidense.


Em 30 de setembro de 2014 - encerra a amostra que conta a históra do negro no futebo em homenagem de Mario Filho.
Em 30 de setembro de 2015 foi lançado o filme Condunta que fala sobre o aluno Chala e sua professora Carmele, uma obra cubana do diretor Ernesto Darana Serrano, campeão de bilheteria.
Em 30 de setembro de 2016 - A atriz peruana Magaly Solier divulga o filme Mulheres em Cena e afirma "A arte é a unica arma contra a violência. defende um olhar para o futuro mas sem esquecer o passado. O filme focaliza o confronto militar com a guerrilha do Sendero Luminoso.
Em 30 de setembro de 2017 - Um enorme contigente de pessoas saem as ruas da Espanha contra a Independência da Catalunha. Desafio para a democracia.
Em 30 de setembro de 2019 - Data que encerrou a chamada da Revista Acervo, para os artigos, ou dossie sobre as várias faces do feminismo, como a memória histórica, abordando o feminismo anarquista, feminismo negro, feminismo islâmico, o eco-feminismo, feminismo latino americano e o feminismo imigrante. Trabalho de História pelas professoras doutoras em histórias da USP, UFF, Unicamp, UFBA e Universidade de Lyon na França.







 















 

Comentários