Em 22 de setembro de 1828 nasce em Kwaz Sulu, Sharka Zulu ou Tshaka Tchaka estrategista militar e chefe tribal zulu, que transformou a sua etnia num grande império para a época.Em 22 de setembro de 1862 - Abraham Lincon presidente dos Estados Unidos da América, proclamou a liberdade aos escravizados dos Estados Confederados da América.Em 22 de setembro de 1897 Falece o líder de Canudos, Antônio Conselheiro, como ficou conhecido Antônio Maciel, que foi ferido por uma grada do exército brasileiro a serviço dos latifundiários e com a tarefa de exterminar a experiência popular dos sertanejos baianos.Em 22 de setembro de 1916 - nasce Dilermando Reis, músico violonista brasileiro, falecido em 2 de aneiro de 1977.
Em 22 de setembro de 1928 - nasce Justin Maie Bomboko, foi ministro de Relação Exterior do Congo, falecido em 10 de abril de 2014, Bruxelas de uma doença prolongada não sabemos qual.
Em 22 de setembro de 1966 - O Movimento estudantil convoca o Dia Nacional de Luta contra a Ditadura Militar causando vários conflitos.
Em 22 de setembro de 1967 nasce Felix Savon pugilista cubano.Em 22 de setembro de 1978 nasce Daniella Alonso, atris estadunidense.
Em 22 de setembro de 1980 - Teve início a guerra Irã e Iraque, na qual os aviões iraquianos bombardearam 11 bases do Irã, e em represália assumiria o controle militar do Estreito de Ormuz na Estrada do Golfo Pérsico, numa disputa político territorial, mas também fraccionariante religiosa com o Iraque Sunita e Irã Xiita, Esse conflito durou 8 anos e deixou um saldo de 1 hum milhão de mortos.Em 22 de setembro de 1991 - Os manuscritos do mar morto são disponibilizados ao público pela primeira vez.
Em 22 de setembro de 2011 - falece em Coimbra, Aristides Pereira ex-presidente da República de Cabo Verde, Secretario Geral do PAIGC, escritor e ex- guerrilheiro. E sua morte se dá aos 88 anos ele que nascera em 17/novembro de 1923, na Ilha de Boa Vista.
Em 22 de setembro de 2018 -Um atentado contra a parada militar em Ahvaz no Irã deixa pelo menos trinta mortos, incluindo terroristas.Em 22 de setembro de 2019 - Agatha Felix, menina de 8 anos que estava na Kombi do Avô Sr. Airton Felix, acabou sendo vítima de uma bala de fuzil, tiro dado por um policial militar, do Estado do Rio de janeiro. A garota foi atingida nas costas. Essa é a ação maldita dos governos e seus malditos serviços de segurança que atira a toda a hora sem respeitar vidas humanas, ou valores éticos de uma população civil. Fruto de péssimo governo e de um péssimo serviço de segurança que traz mais insegurança e desrespeito as famílias pobres e negras.
Comentários
Postar um comentário