Em 18 de setembro 1773 - Chegam os primeiros missionários católicos franceses em Cambinda, e vão fixar-se em Kilongo perto da Lagoa Kilunga que fica próximo da atual Saga - Nzu.
Em 18 de setembro de 1810 - Independência do Chile em relação a Espanha.
Em 18 de setembro de 1883 - conforme consta no livro do professor Elisandro Carvalho, As Juntas classificadoras de escravos da Província do Ceará comunicava o excelentíssimo governador, que era chamado de presidente na época Dr. Satyro de Oliveira Dias, que estiveram reunidas por três dias sem atingir os objetivos, devido as ausências de informações sobre os negros cativos. Eram ações que visavam as condições sine qua non para que os senhores de escravos pudesse acessar os recurso dos Fundos de Emancipação de Escravos na qual restituía o valor de mercado do escravo a ser alforriado.
Em 18 de setembro de 1886 Jean Moréas batizou a Escola Literária com o nome de Simbolismo num excepcional artigo-manifesto publicado no Fígaro. Inaugurava o Símbolo contra a carga materialista, cientificista de uma época positivista.
Em 18 de setembro de 1835 - Foi assassinado o lider dos Quilombos Malunguinho no município de Maricota atual Abreu Lima. O Malunguinho ou João Batista. Em sua memória a assembleia Legislativa de Pernambuco estabeleceu a Semana Estadual da Vivencia e Práticas da cultura afro pernambucana.
Em 18 de setembro de 1865 - Rendição do Paraguaí. Numa guerra considerada o maior conflito da América do Sul, travada no Paraguaí e na Tríplice Aliança. Conflito iniciado no Mato Grosso e que matou muitos negros brasileiros, que foram enviados a guerra pelo Brasil com a promessa de quem ficasse vivo desta guerra teria a Carta de alforria. Foi o momento de branqueamento da população pois os negros estavam no fronte da batalha. Pois a Inglaterra enviou dinheiro para a formação do exército brasileiro, mas isto não aconteceu, por isto organizaram o exercito usando os escravos afros.
Em 18 de setembro de 1946 - Promulgada a primeira Constituição Brasileira elaborada com a participação de todas as correntes políticas existentes no País.
Em 18 de setembro de 1960 - Fidel Castro desembarca em Nova Iorque, como chefe da delegação cubana nas Nações Unidas.
Em 18 de setembro de 1962 Rwanda é admitida como Estado Membro das Nações Unidas.
Em 18 de setembro de 1969 - Aprovada a Lei de Segurança Nacional no Brasil, inclusive com pena de morte e prisão perpétua.
Em 18 de setembro de 1970 - O guitarrista e cantor Jimi Hendrix foi encontrado morto asfixiado por calmante nas veias.
Em 18 de setembro de 1970 - Fundação do MRPP - Movimento Reorganizativo do Partido do Proletariado, embrião do Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses - PCTP/MRPP.
Em 18 de setembro de 1971 - nasce Jada Pinketti Smith atriz cantora e modelo estado unidense.Em 18 de setembro de 1974 - nasce Xibit, como é conhecido Alvin Nathaniel Joiner, rapper estadunidense.
Em 18 de setembro de 1981 - nasceu Letícia Losekann Coelho, professora, poetisa, brasileira natural de Porto Alegre.
Em 18 de setembro de 1997 É adotada a Convenção sobre a proibição de minas antipessoas.Em 18 de setembro de 2006 - Reunião em Genebra do Conselho dos Direitos Humanos, foi apresentado um relatório no mundo sobre o crescimento do racismo, da violência, da xenofobia, anti-semitismo, da cristofobia, do islamofobia mas o governo brasileiro, na época com o PT no comando em todo o seu escalão está disposto a enfrentar essa herança do racismo. Na foto os proponentes do Estatuto Racial do Congresso Brasileiro. Hoje isto no governo Bolsonaro sem Partido, é improvável que ocorra.
Em 18 de setembro de 2016 - O vereador Eduardo Suplicy, denunciou abusos da policia militar do Estado de São Paulo em relação aos trabalhadores ambulantes recebidos com violências e desrespeitos na função de seu trabalho quando do protesto de Fora Temer na cidade de São Paulo.
Em 18 de setembro de 2017 -A Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, promoveram uma audiência em Brasília para debater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes no futebol brasileiro. Muitos abusadores já foram condenados e voltam a cometer esse crime de violência perversa, velada com peculiaridade com alvo de jovens meninos . Na Alemanha há clínicas pra tratar pedófilos. Penso que no Brasil também esse tipo de coisa seria bastante oportuno.
Em 18 de setembro de 2019 -A ONU pediu desculpas a Espanha por ter feito uma avaliação de que a obra Guernica de Pablo Picasso fora uma obra que mostrara as atrocidades da Republica Espanhola sobre o seu povo na Guerra Civil, mas não o trabalho artístico de Pablo Picasso mostra como ficou a cidade de Guernica após os bombardeios nazistas contra o povo espanhol. Coube a Stephane Dujjerric porta voz da Onu pedir desculpas a Espanha pelo erro de informação histórica que as Nações Unidas, cometeu.
Comentários
Postar um comentário