Revolta Farroupilha ou Farrapos
Cada um de nós que passamos pelos bancos escolares, lemos e aprendemos sobre a história do Brasil e notamos que no Rio Grande do Sul, um movimento chamou de Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos. E na minha adolescência eu sempre ficava imaginando por que os dois nomes e quais as reivindicações que levaram a esse conflito e por que desejaram uma república rio-grandense. E vale entender e ter todas as respostas, para pensar o Brasil do Período Regencial.
No livro de Francisco de Assis, havia um trecho do Manifesto Farroupilha "O governo de Sua Majestade Imperial, o Imperador do Brasil, tem consentido que se avilte o Pavilhão Brasileiro, por uma covardia repreensível, pela má escolha dos seus diplomatas e pela política falsária e indecorosa de que usa para as nações estrangeiras".
Quando falam Revolução Farroupilha era porque o movimento refletia todos os problemas da classe dominante que estava descontente com aquele período regencial, eram fazendeiros de gados, que enfrentavam concorrência direta do charque argentino, e outra reclamação era que a comunicação entre os rio-grandenses e a Coroa não eram muito boas. Por isso contestavam os tratado comerciais, além de reclamar dos impostos e das taxasa alfandegárias.
E vale lembrar que a produção do charque usava mão de obra escravizada. Usavam técnica rudimentar e não possuia capacidade de concorrer com o charque argentino. E neste contexto os argentinos usavam mão de obra assalariada, já estava num contexto de mercado. E produziam porum preço mais barato.
Essa revolta é chamada de farrapos devido as camadas pobres que acabaram tomando parte nesta luta, que talvez foram levadas pelas ideias dos proprietários que geralmente fazem o que quer com a peonada.
Em 1835 a revolução começou com a tomada de Porto Alegre, pelos gaúchos comandados por Bento Gonçalves. E no ano seguinte proclamaram a Republica de Piratini como ficou conhecida a República Rio-grandense.
De principio não era para separar do Brasil, era apenas uma reclamação provincial. Mas como a voz de um dos seus comandantes diante "da prepotência de um governo tirânico e cruel" não restava outra coisa a não ser desligar a província das demais e formar um Estado Livre e independente".
Bento Gonçalves acabou preso e foi enviado para Salvador, onde foi solto pelos lideres da Sabinada.
Em 1839 chefiado por Davi Canabarro e contando com o apoio do italiano Giuseppe Garibaldi, que recebeu equipamentos e apoio de Bento Gonçalves os rebeldes conquistaram Laguna em Santa Catarina e proclamaram a República Catarinense ou República Juliana. Parece que explorar a Revolução era o ápice do movimento.
E em 1842 começou o processo de pacificação, nomearam Duque de Caxias para presidente do Rio Grande do Sul. Foi o momento em que os rebeldes foi isolado, cortou as principais linha de comunicação e e abastecimento dos farrapos e propôs um acordo de paz que incluía anistia aos farroupilhas.
Em 1845 os rebeldes aceitaram a paz oferecidas por Caxias, e pelo acordo tiveram uma anistia ampla e irrestrita aos rebeldes, o governo deveria liberar os negros escravizados que lutaram ao lados destes pobres esfarrapados, assim como incorporar ao exercito imperial todo os militares rebeldes com as mesma patentes, excetos os generais devolver aos farrapo as propriedades tomadas durante o conflito e alterar a politica de cobrança de impostos E assim foi pacificada a província e por fim a supremacia politica dos estancieiros no Rio Grande do Sul.
Confesso que esse foi um momento histórico que estudei enquanto jovem e adolescente, mas nunca tive essa luta como uma grande causa para todos os esfarrapados e pobres e escravizados, não vejo de forma nenhuma como a classe trabalhadora como protagonista nesta luta. Espero assim poder estar equivocados. Abraços.
Manoel Messias Pereira
professor
São José do Rio Preto- SP- Brasil
Comentários
Postar um comentário