Dia de Cosme e Damião
No dia 27 de setembro, comemora-se no Brasil, o dia de Cosme e Damião, os santos católicos, descendentes de nobres famílias árabes, cuja a história informa que durante o poderio do governador Lísia, pereceram, pois o governo mandou decapitá-los.Segundo consta eram filhos de Teodata, e recebeu por parte da mãe uma educação e instrução aprimorada sob a orientação de grandes sábios e mestres. Tendo completados os seus estudos na Síria e especializados em medicina.
Tendo como médico conquistado admiração, simpatia uma vez que trabalhavam com cirurgia plástica. Ao mesmo tempo entre os povos pagãos foram difundidos a crença no cristianismo, para qual muitos se converteram.


Os Ibejês nascem de uma lenda dos nascimentos de gêmeos como símbolo da fertilidade em alguns pontos da África, e outros momentos de dor e apreensão. Os Ibejês presidem os atos intelectuais, a ciência e as artes.
Nas oferendas a estes santos, constam flores, pombos vivos brancos, voando, enfeites com fitas. As contas dos Ibejes são cor de pinhão, marrom escuro.


Aos mestres da Medicina, os Terreiros prestam essas homenagem, é sempre preciso lembrar da criança que no futuro será a esperança. E a saudação é Erêeeeee.
Manoel Messias Pereira
professor de história
Membro do Coletivo Negro Minervino de Oliveira
Membro da Academia de Letras do Brasil -ALB
Comentários
Postar um comentário