Arte - James Arthur Baldwin



 
James Arthur Baldwin, poeta, dramaturgo

As pessoas pagam pelo que fazem, e pagam ainda mais pelo que se permitiram se tornar. E pagam de forma muito simples; pela vida que levam.


James Arthur Baldwin (Nova Iorque, 2 de agosto de 1924 — Saint-Paul de Vence, 1 de dezembro de 1987) foi um romancista, ensaísta, dramaturgo, poeta e crítico social estadunidense.





No Brasil, a Companhia das Letras lança, entre julho de 2018 e 2019, quatro livros do escritor. São eles, por ordem de publicação:

“O quarto de Giovanni” (1956) é o segundo romance do autor. “É um clássico da literatura gay, um romance que descreve a estadia em Paris de um americano que, enquanto espera a namorada voltar da Espanha, engata um caso arrebatador com um italiano e vê suas convicções postas em xeque”, disse a editora da Companhia das Letras Alice Sant’Anna, em entrevista ao Nexo.
“Terra estranha” (1962), terceiro romance de Baldwin. “É um verdadeiro tour de force, com mais de 500 páginas, que descreve os vínculos de um baterista com as pessoas que o cercam, tendo como pano de fundo uma Nova York agressiva e inóspita”, diz Sant’Anna.
“Se a rua Beale falasse” (1974), romance sobre um casal jovem em Nova York. O livro está sendo adaptado para o cinema por Barry Jenkins, diretor de “Moonlight”, vencedor do Oscar de melhor filme em 2017.
“Notes of a Native Son” (1955), ainda sem título em português, está previsto para 2019. O volume de ensaios é definido por Sant’Anna como uma obra-prima da não ficção.
Além de Sant’Anna, responsável pela reedição das obras de Baldwin no Brasil, o Nexo entrevistou também o sociólogo e professor da Fundação Getúlio Vargas Márcio Macedo e o antropólogo e professor da Universidade Federal de Goiás, Alex Ratts, autor do artigo de 2011 “Negritude, masculinidade, homoerotismo e espacialidade em James Baldwin: uma leitura brasileira”.

FOTO: ALLAN WARREN/CREATIVE COMMONS

Link para matéria: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/08/27/Por-que-a-obra-de-James-Baldwin-precisa-ser-lida-no-Brasil
© 2020 | Todos os direitos deste material são reservados ao NEXO JORNAL LTDA., conforme a Lei nº 9.610/98. A sua publicação, redistribuição, transmissão e reescrita sem autorização prévia é proibida.

Comentários