Fatos Históricos do dia 21 de junho - contemplação Humanística


Em 21 de junho de 1662 - O padre Antônio Vieira é intimado a depor perante o Tribunal da Inquisição dando origem a resposta em 25  capítulos da acusação contra ele.

Em 21 de junho de 1830 -nasce Luís da Gama, filho de Maria Mahin escrava negra revolucionaria. Luis da Gama foi um rábula advogado, que defendeu os escravizados nos tribunais. Era um jornalista e poeta brasileiro.

Em 21 de junho de 1839 nasce  Machado de Assis o mais completo  escritor brasileiro, escreveu poesia, contos, crônicas, romance, ensaios, criticas literária, tradutor, jornalismo. Fundador da Academia Brasileira de Letras, e aprendeu ler e escrever assim como outras línguas como latim, inglês e francês, sem uma escola regular. Filho de ex- escravizado órfão de pai aos 12 anos e de mãe aos 4 anos. Falece 29 de setembro de 1908.

Em 21 de junho de 1905 -nasce Jean Paul Sartre , professor, filósofo e escritor francês, falece em paris em 15 de abril de 1980.
Em 21 de junho de 1941 nasce Eduardo Matarazzo Suplicy, economista, professor universitário, mestre e doutor em economia, PHD, doutor honoris causa Universidade Católica de Louvain na Belgica. Foi senador da república federativa do Brasil e atualmente foi vereador na cidade de São Paulo
Em 21 de junho de 1946 - nasce Brenda Holloway, cantora e compositora estado-unidense.

Em 21 de junho de 1953 -nasce Benazir Bhutos, por  duas  vezes primeira ministra do Paquistão, assassinada num atentado em 27 de dezembro de 2007.

Em 21 de junho de 1954 - nasce Augusto Pablo, músico jamaicano, falecido em 18 de maio de 1999, por problemas pneumotórax.
Em 21 de junho de 1965 Acontece no Brasil a passeata contra a censura, no período de ditadura civil e militar., vivido pelo Brasil desde 1964.
Em 21 de junho de 1969 - Falece Henriqueta Martino Catharino, educadora e feminista brasileira, nascida em Feira de Santana-BA.

Em 21 de junho de 1969 O escritor Manuel Luis Pata, no seu livro recordação de Moçambique retrata o acidente no rio Zambeze de 21 de 06 de 1969 as 16:57horas quando fazia a travessia de Chupanga para Mopeia, num episódio que faleceu 100 militares e dois civis. O comandante da Operação foi Fernando Manuel Loureiro de Souza.

Em 21 de junho de 1970 - nasce Pete Rock rapper produtor estado unidense
Em 21 de junho de 2004 - falece Leonel  de Moura Brizola, engenheiro civil, foi governador do Rio de janeiro e governador de Rio Grande do Sul, fundador do Partido Democrático Trabalhista -PDT.
Em 21 de junho de 2005 - O Partido Comunista Italiano elege Achilee Ochetto Secretario Geral, sucedendo Alessandro Natta.
Em 21 de junho de 2012 - O Congresso dos Deputados do Paraguai que na sua grande maioria formados por sojeiro, empresário,mafiosos que abre um processo de impedimento de um presidente eleito democraticamente, como do ex-religioso Fernando Lugo.
Em 21 de junho de 2013 - A Professora Anita Leocardia Prestes, filha de Luis Carlos Prestes e Olga Benário compareceu a Foz do Iguaçu para um debate sobre as contradições do sistema e lançar o seu livro
.
Em 21 de junho de 2015 - Ocorreu a prisão de Domingo da Cruz, jornalista, filósofo, cientista social e ativista acusado de promover desordem por suas palavras escritas  com textos críticos sobre a administração politica em Angola. Este ano de 2020 ele lançou um novo livro em fevereiro.
Em 21 de junho de 2019 - O Conselho Estadual da Comunidade Negra do Estado de São Paulo no Teatro Sergio Cardoso na cidade de São Paulo comemorou os seus trinta e cinco anos. Quando na oportunidade foram homenageados o professor Hélio Santos, Vainer,Dr. Ivair Augusto dos Santos, Eduardo J.de Oliveira, Antônio Carlos de Arruda, Elisa Lucas Rodrigues e marco Antônio Zito Alves e foram laureados Jurandir Nogueira, Ademir Jose da Silva, Vilma Vainer, Neuza Ramos Pereira Lima, Maria Aparecida da Silva Bento, João Carlos Borges, Osmar Teixeira, Marco Antônio de Souza,  Silvio Seixas, João Brito, Flávio de Jesus Teixeira e a deputada Leci Brandão.
Em 21 de junho de 2019 - Em Guiné Bissau o Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados  saíram as ruas protestando contra a permanecia de Jomov no governo uma vez que seu mandato havia acabado.


Comentários