Fatos Históricos do dia 20 de junho - Contemplação Humanística

Em 20 de junho de 1792 - Trabalhadores franceses em Paris, os sans-cullotes invadiram o Palácio de Tulheria.
Em 20 de junho de 1883 - nasce Oliveira Viana, historiador, e jurista, um dos ideólogo da eugenia racial. Para os dias de hoje seria um racista. Todos nós historiadores lemos os seus livros no Brasil.
Em 20deunho de 1889 - Em Paris a II Internacional Socialista, decidiu convocar todos os trabalhadores para a luta de 8 horas diárias no trabalho. Recordando que a jornada era até 16 horas.


Em 20 de junho de 1890 - A França foi a primeira nação do mundo a reconhecer a Republica Brasileira, proclamada em novembro de 1889.
Em 20 de junho de 1899 - nasce Jean Moulin, herói da resistência francesa.
Em 20 de junho de 1912 - Falece a camarada  Voltairine de Cleyre,  uma das renomada escritora estadunidense, para alguns comunista, para outros anarquistas. Sua morte ocorreu no Hospital Sta.Mary Nazareth em Chicago devidoa menengite séptica.
Em 20 de junho de 1920 - Nasce Eduardo  Mondlane Fundador da Frente de Libertação de Moçambique -Frelimo -Falecido em 1969 num atentado ao  receber um carta  bomba, provavelmente  preparada pela  Pide.
Em 20 de junho de 1949 - nasce Leonel Richie, cantor estado unidense.
Em 20 de junho de 1960 - A França foi obrigada a resignar em aceitar a federação do Mali que requereu a sua Independência.
Em 20  de junho de 1963 - Após a crise dos misseis de Cuba, a URSS e EUA assinam um acordo para estabelecer o que chamou-se de telefone vermelho entre Washington e Moscou.
Em 20  de junho  de 1967  - Foi expedido em Juíz de Fora, o mandato  de prisão contra o professor de geografia, Edoson José de Souza, que era casado com dona Sonia e que participava da guerrilha na Serra do Caparaô. Edson Caparaô acabou falecendo em 2006.
Em 20 de junho de 1968 - quinhentos estudantes são presos na UFRJ e levados para o campo do Botafogo na rua General severiano- Rio de janeiro.
Em 20 de junho de 1970 - nasce Moulay Rachid, príncipe de Marrocos
Em 20 de junho de 1973 Atiradores de elite atiram contra os peronistas em Buenos Ayres, o que ficou conhecido como o Massacre de Ezeiza. Pelo  menos 13 mortos e mais de 300 feridos.
Em 20 de junho de 1988 - falece Aracy de Almeida, brasileira, cantora e jurada de televisão .
Em 20 de junho de 1997 - nasce Ana Beatriz Cisneiro, atriz brasileiro
Em  20  de  junho  de  2003, a  Juíza Doutora Solange Salgado titular da 1a.Vara  da Justiça Federal profere decisão histórica em que todos e todas as pessoas vítimas do Estado no caso da Guerrilha do Araguaia, possam teros seus restos mortais entreguem as famílias  para que tenham um enterro digno. Assim como as circunstancias destas mortes. E ainda a quebra de sigilo das informações militares, onde foram sepultados e o recolhimento destes corpos.
Em 20  de junho de 2013 Tem  inicio no Brasil uma série de  protestos iniciados pela iniciativa dos empresários e das prefeituras em  aumentar o preço  dos transportes públicos, dos ônibus, a insatisfação foi generalizada e outras reivindicações vieram a tona. Passe livre.
Vários ativistas presos em Angola
Domingos da Cruz
Em 20 de junho de 2015 Vários ativista foram presos quando discutiam o livro do professor Domingo Cruz, um livro sobre métodos pacíficos de protestos, todos os envolvidos foram acusados pelo Ministério Público de Angola. Domingo da Cruz é professor universitário da Universidade Independente de Angola.
Em 20 de junho de 2017 - Falece Prodigy, o rapper estado unidense conforme ficou conhecido Albert Johnson, morreu aos 42 anos  em Las Vegas,onde estava hospitalizado por complicação da Anemia Falciforme .

Comentários