Meu pensar camarada
A leitura da vida, que sonho,está na construção do respeito humano como valor fundamental de todas as existências.
Que cada um possa entender que todos nós somos parte da natureza e que não podemos permitir a usurpar do ambiente em que estamos todos submetidos. E que devemos em princípio respeitar a terra, como uma infra estrutura para toda a humanidade. Que precisamos preservar a flora,a fauna. Além do respeito a outro ser humano.
O compartilhamento precisa de paz, precisa ser de amor ao próximo. E assim podemos pensar na vida. Na vida que existe no ar, na terra, nos rios e nos mares. Essa é a riqueza constante de toda a nossa existência.
Toda a manipulação desta natureza ocorre e assim como ocorreram até o momento, alicerçada na estrutura ideológica de um sistema politico. E quase em todo o mundo este sistema chama-se capitalismo. Ou seja quando ocorre temos a utilização desta natureza sem o devido respeito,sabemos sofreremos com isso. Pois se todos agem com ações somente visando o lucro. Temos o olhar de um eterno mercado.
Temos o mercado gerando uma plena competição entre aqueles que juntam-se em empresas. E para isso utilizam de uma serie de explorações de outros seres humanos,que são apenas portadores de suas forças de trabalho.
Esse que tens apenas a força de trabalho, tens aqueles que são os donos dos meios de produção ou seja máquina equipamentos,a terra, o comercio, a industria, a ideia de que são donos também da força de trabalho do trabalhador .E com isso vemos os patrões colocar o preço que deve pagar aos profissionais trabalhadores. E até usa o subterfúgio de que o trabalhador é um colaborador do patrão porém isso é uma grande mentira. É apenas um explorado e na primeira oportunidade joga ao vento da maldade.
E assim temos os patrões ficando ricos e os trabalhadores ficando pauperizados e ainda doentes muitos deles com doenças profissionais.Que só se descobre após o trabalho da organização sindical, ou dentro de uma orientação da medicina do trabalho. E você jamais verá um patrão acordar para essa sensibilidade do outro ser humano.
Pensar a vida é ter sempre essa preocupação, é colher as flores para poder ofertar, e respeitar acima de tudo os ambientes na qual possamos respirar esperanças,numa ternura de quem deseja apenas e simplesmente ser felizes. Mas temos a plena ciência de que neste sistema politico de miséria,de doenças, Faz a esperança esvair.
Eis porque defendo um sistema político de respeito ao outro, de compartilhamento social coletivo, de fraternidade entre os seres humanos, de paz e um respeito a internacionalidade, de desejo uma universalidade em que todas as necessidades básicas dos seres humanos possam estar nesta racional , antropológico e profundo sentimento humanístico. E se é isso que também pensa és o meu amigo e camarada. Abraços.
Manoel Messias Pereira
professor, poeta e cronista
São José do Rio Preto -SP.
Comentários
Postar um comentário