Fragmentos da visão de verdades
As vezes eu penso que procuramos uma verdade mas não encontramos nada. Ou melhor achamos uma visão de verdade ou uma observação daquilo que acham que é verdade. Alguns me apresentam textos religiosos, bíblicos, mas é só isso. Enfim aprendemos a escrever e pensar e relacionamos isto com a nossa vida é essa a nossa verdade as outras são com certeza outras visões.
Sempre morei numa cidade como São José do Rio Preto - SP, em que todos ou quase todos se dizem cristão em tese seriam os discípulos de Jesus Cristos e seguidores de suas palavras e de seus pensamentos. mas isto somente em tese. Na verdade não. há nesta verdade, pessoas que discriminam o seu próximos e são cristãos, Há aqueles que negam repartir o pão nosso de cada dia e são cristãos, e nisto há aqueles que exploram o seu próximo e são cristãos e nisto aqueles que comercializam até o corpo humano e são cristãos. E qual é essa verdade
Se cristo disse eu sou "Eu sou o caminho a verdade e a vida, consta em João 14/6." Se é o caminho porque nenhum Cristão te segue? Se seguisse as cadeias não estavam cheias de Cristãos. Se é a verdade porque há um monte de mentira nestas igrejas inclusive com falsos milagres? S és a vida tudo bem. Pois todos precisam da vida para poder observar e fazer a crítica.
Um dia falei sobre isto para um conjunto de pessoas e elas me disseram somos imperfeitos apenas cristãos e não o Cristo. Pô, se desejas tanto seguir o Mestre porque não procura a verdade ao pé da letra do mesmo?
É sempre fica muita t pergunta e pouca resposta. E sempre que temos respostas elas saem pela tangente das perguntas. E na literatura o que aprendemos é fazer a pergunta simples. E fazer a critica é simplesmente conhecer um obra literária e dar a atividade critica ao um campo de pesquisa, mas não se define propriamente um objeto.
A crítica obviamente tem um significado ambíguo. Uma vez que implica na recusa pela denuncia. E é um julgamento negativo. Outra designa se é este o seu significado fundamental. E nisto entendemos o conhecimento positivo dos limites ou seja o estudo das condições que torna possível determinadas obras. E assim salta-se de um sentido para outro pois são os aspectos inversos de uma mesma atividade.
E esse é o exercício da nossa vida. Todas as vezes que falam destas verdades religiosas, apresentam-nos cartas, as dissertações sobre os dogmas, as confissões os sermões, as perturbações. Quando falam de cristianismo fam de um eterna é uma angustia.
Outro ponto a ser discutido e sem tempo para isto é o latim que usa-se e que foi usado. Toda a atividade foi traduzida no latim, e igreja católica conservou e exprimiu o latim como língua literária, se bem que não tratasse do latim clássico. Os textos foram redigidos num latim literário um tanto modificado, chamado de baixo latim. e o baixo latim eclesiástico por um longo tempo desprezados pelos eruditos moderno devido a influencia dos renascentistas.
Esses todos são temas que dá para convergir e divergir até escrever um livro. Dá para pensar, refletir e até discutir nos campos das ideias. Mas por enquanto é isso. as vezes procuramos uma verdade e encontramos uma visão de verdade ou uma observação de verdades. Alguns como já afirmei vem com os textos bíblicos. Enfim aprendemos a escrever relacionamos isto com a nossa vida e acreditamos em nossa verdade ou da nossa visão de verdade. A certeza é sempre uma observação do que pode ser certo ou não. Santo Agostinho dizia "o pior dentre todos os seres humanos é aquele que sendo mau, finge ser bom, e sendo infame fala em virtude."Parece governante brasileiro .Credo.
Manoel Messias Pereira
professor de História
cronista, poeta
Comentários
Postar um comentário