1914 o principio do conflito imperialista na Europa
O mundo em 28 de junho de 1914, tivemos os tiros certeiros dados no príncipe herdeiro do trono austro-húngaro Francisco Ferdinando e de sua esposa Sofia. E esse foi o que entendemos o estopim da Primeira Guerra Mundial. O executor do tiro o foi o nacionalista sérvio Princip Gavrinovich, que pertenciam a um loja maçônica na qual havia uma organização nacionalista de oficiais que lutava para solapar o poder monárquico dos Habsburgos e pela libertação dos ioguslavos da opressão austro-húngaro. E neste comando de conspiradores militares estava Sr. Dragulin Dimitrijevic chefe de espionagem sérvio e braço direito do major Vojislov Tankosi e o espião Rode Malobabic. Tankovic armou e treinou os executores do atentado e Malobabic deu acesso aos tuneis secretos utilizados pelos agentes sérvios para infiltrar espiões e armamento no Império Austro húngaro.
Todos os envolvidos neste atentado foram presos, julgados e punidos. E tudo o que se sabe sobre o atentado e pós foram obtidos nos julgamentos.
Porém a primeira guerra foi um confronto dos países capitalistas, desenvolvidos, industrializados e imperialistas, que agora não mais em territórios periféricos, mas sim o teatro da guerra tinha como palco a Europa.
E as causas da guerra, os fatores podemos crer que há inúmeros fatores como:
1) A anexação da Bósnia e Hezergovínia em 6 de outubro de 1908, e nisto estava Servia, que resolve portanto ter o desejo de fazer parte desta monarquia dual.
2)A politica de Aliança envolvendo a Tríplice Aliança (Alemanha e o Império Austro Húngaro) versus a Tríplice Entente (França, Inglaterra e Rússia)
3)O pan germanismo versus pan eslavismo,
4) A unificação Alemã e a Unificação da Itália,
5)A disputa entre França e Alemanha, pelos territórios de Alsácia e Lorena
6) E a própria disputa imperialista, por matéria prima, mão de obra barata, mercado consumidor
7) E a corrida aramamentista
E todos os lideres europeus sabiam que mais cedo u mais tarde produziria um conflito internacional. E outra coisa que ficou bem evidenciado a longa duração de 1914 a 1918, para um conflito. Outra coisa foi a tecnologia para uma guerra que foi testada, como meio de destruição, a utilização de aviões, expandindo o combate além da terra mas também pelos ares e pelos mares. Uma guerra que acabou envolvendo todos os continentes, e teve também uma grande quantidade de pessoas que morreram mas também que ficaram mutilados. Outra coisa interessante foi a guerra de trincheira , e as chamadas guerras de posições. Os exércitos ficaram entrincheirados frente a frente.
Uma guerra que provoca mudanças internacionais interessantes, por exemplo os Estados Unidos da América quando tem inicio a guerra devia para todo mundo . Durante a guerra passa a financiar as duas alianças e pões para todos poder brincar e atuar neste cenário de mortes, tiros e bombardeios e põe-se o limite para acabar a guerra sem deixar que os seus credores possam pagá-los. Terminam a guerra com um saldo positivo financeiramente.
Depois passa a produzir em grande escala para fornecer produtos como roupas, calçados, produtos alimentícios. Durante a guerra e também na reconstrução. Outra mudança foi o processo socialista ocorrendo na Rússia em que ela sai do conflito, em razão da Revolução Proletária, embora estivesse dando um certo apoio para a Servia determinado pelo nacionalismo eslavo.
Quando ao movimento ou guerra de movimentos, se tivemos os tiros fatais em 28 de junho de 1914, que mata o príncipe herdeiro porém vale refletir que Sarajevo estava em contexto de guerra eminente. O Império Austro húngaro cobra a Servia e declara guerra a ela. A Rússia declara guerra ao Império Áustro - Húngaro, a Alemanha declara Guerra a Rússia e á França e o caldeirão sem fundo fervendo. E depois os países que estavam neutros rompe a neutralidades como o Império turco que a vai aderir a Tríplice Aliança, assim também o Império Otomano que em tese devia aliar-se a Alemanha a descobrir um documento anglo -francês dividia os dois países o império Otomano foi dividido. E por fim do continente americano entram na guerra ao lado da Tríplice Entente.
E o fim da guerra vai dar, quando os estados unidos da América, por meio de presidente Woodro Wilson envia uma mensagem ao Congresso em que traça os 14 pontos da Paz. Que falava da criação de uma sociedade internacional que teria por finalidade manter a paz universal. Seria o fim da guerra sem anexação e sem indenização.
Falar e escrever sobre a Primeira Guerra é tocar num novelo de linhas, que deixa pontas interessantes para a nossa realidade histórica, econômica, geográfica, artística e sociológica. E foi uma atividade que envolveu o mundo todo. E seria uma pretensão muito estupida se quisesse fechar esse assunto em poucas palavras.
Vale ressaltar a história da Ásia, que por intermédio das colônias dos países envolvidos portanto de suas metrópoles acabou participando, além de países como o Japão e da Chin . O Japão porque desejava apropriar-se das bases alemãs na China. E a China as áreas de influencia dos países imperialistas, pois não desejava inferiorizar-se diante dos Japoneses. Na América onze países entram na guerra do Lado da Tríplice entente a maioria de forma simbólica, ou como no Brasil que após o afundamento de seus navios acaba participando da guerra declarado guerra a Alemanha vae lembrar que estávamos na República Velha e vamos entrar com os serviços médicos e de enfermagens. Assim como no Continente Africano, temos que levar em conta as raízes profundas da chamada questão do Egito, em que a França e a Inglaterra disputava o controle daquele país e de seus exércitos, mas temos uma reclamação dos ingleses em relação aos alemães que veja possibilidade de inundar o pais com seus produtos. Temos a questão do Marrocos, em que a Alemanha antes da Primeira Guerra já desejava ocupar o Marrocos, mas há o chamado incidente Fashoda em a Alemanha foi impedida por franceses e ingleses.
O importante estudar hoje como um conflito tido como uma guerra europeia transformou-se numa guerra mundial? qual foi o caráter imperialista desta guerra? Como foi o plano Schlieffen? Como podemos capitular a invasão da Bélgica e da França? Como estabeleceu-se as chamadas guerras de posições? como foi a ofensiva do exército russo na Galícia e na Prússia oriental? O que significou as vitorias russas em 1914? qual foi o balanço dos acontecimentos militares de 1914? Como foi a passagem da Itália para a Triplice Ententes na Guerra? Quais as participações dos países Bálticos na Guerra? Como ocorre a transferência das operações fundamentais para a frente oriental? Como ocorre as operações militares nas frentes ocidentais e áustro-húngara? Como foi a expedição aos Dardanelos? como se dá a entrada da Bulgária na Guerra e a derrota da Sérvia? Podemos ter ainda qual foi o Balanço politico-militar no anode1915? Como podemos explicar a batalha de Verdun? Como retratar a ofensiva de Brusilov? A batalha do Somme? Como se dá a entrada da Romênia e seus Colapso? a Batalha de Jutlandia? E o Balanço militar e politico de 1916. São pontos importantes do conflito e cada um destes temas permite ter uma noção básica deste acontecimento de quatro anos. São respostas importantes para a construção do nosso intelecto histórico.
Depois disto vamos para os acordos de paz. e vemos neste contexto temos o tratado de Versalhes assinado pela Alemanha, que foi responsabilizada pela guerra. Perdeu suas colônias e cerca de um sétimo de seu território europeu. E algumas regiões alemãs foram ocupadas por tropas dos vencedores durante quinze anos. O exército alemão foi reduzido a uma força de auto defesa composta de cem mil homens. O país foi proibido de construir submarinos, encouraçados, tanques ou aviões militares, todos os seus excedentes de material bélico deveria ser entregue a Tríplice Entente. E ficava proibida de construir material bélico. Mas vale também ler e ver as consequências do Tratado de Saint-Germain em que o império austro-húngaro fica reduzido apenas a um oitavo de seu território e o nono de sua população anterior, a Hungria que havia separado da Áustria e tinha que conviver com a Checoslováquia que também figurava como aliada dos vencedores, a Bôsnia,a Croácia e Montenegro vai constituir a Iugoslávia. E a Áustria e a Alemanha foi obrigado a pagar indenização. E se observar outros tratados como de Trianon veremos que a Hungria também perdeu 232 quilómetros quadrados de territórios e da mesma forma foi obrigada a pagar indenização de guerra. Temos ainda o Tratado de Neully em que a Bulgária também perde teve de pagar indenização de guerra. Ainda o tratado de Sièvre do Império turco que foi obrigado a renunciar quase todas as suas pretensões asiáticas E surgiram desagregações do Império Otomano. O Líbano e a Síria ficaram sob domínio de um mandato francês e o Iraque, a Palestina e a Transjordânia sob o um mandato inglês. Há nesta ponta do novelo temos a Conferencia de Paris que cabe também reflexão, que tratou da Paz com os vencidos e dela participaram todos os vencedores embora tivesse voz ativa apenas os quatro grandes, como Clemenceau da França,o Llpyd George da Inglaterra, Woodrow Wilson dos Estados Unidos e o Orlando da Itália.
E as consequências foram perdas de vidas humanas, destruição de famílias inteiras, muitos órfãos e mutilados, A Europa foi arruinada pela destruição da riqueza, os Estados precisaram pagar indenizações as famílias de seu mortos, surgiram a figura dos ex - combatentes, muitos inadaptados para a vida civil esse é o lado triste.
Por outro lado enriqueceram muita gente que investiu no financiamento da guerra, na fabricação de armamentos e munições. Esses foram os novos ricos com seus luxuosos modos de vida. Graça ao pecado de matar e a astucia de ser criminoso dentro da lei.
Criou-se uma legião de famintos, de sem casas, muitas viúvas, muitos órfãos, muitos agricultores que se tornaram miseráveis. Criou também o ser humano de dupla nacionalidade.
Enquanto que os Estados Unidos da saíram destas lutas vitoriosos. A Rússia que fez a sua revolução proletária recebeu de todos os países capitalista o cordão de isolamento sanitário. E antes da Segundo Guerra vimos gestar o fascismo o nazismo, a perseguição aos socialistas.
para evitar novos conflitos foi criada a Liga das Nações, uma organização que funcionava como um tribunal de recursos para reajustar injustiças e reparações e imperfeições no relacionamento entre os países filiados. O Congresso americano repudiou os tratados internacionais e retiraram-se da liga das Nações. Assim Rússia e Estados Unidos afastadas e surgiram divergência entre França e a Inglaterra e a consequência foi o colapso da mesma.
Esses simples apontamentos mas as respostas de tantas perguntas é parte do rolo de brincadeira de um gatinho que viu a história e sabe que é preciso refletir em cada ponta. É um cenário perfeito para muitos filmes e isto a indústria cinematográfica e as editora usaram e abusaram deste farto material históricos que triste mas encantou o povo. E toda essa tragédia é fruto do sistema capitalista. E muitos dos serviços secretos, das Lojas Maçônicas na guerra, dos acordos de bastidores são temas históricos, ideológicos, filosóficos e a até poético que cabe um debruar sobre os fatos. E assim vamos entender como é fascinante a história do o atentado de 28 de unho de 2014. E que merece um ou outro olhar e muitas discussões. O gato brincando com o rolo pense é somente um sentido figurado. Desta crônica que trata do sistema capitalista e seu avanço imperialista no continente europeu.
Manoel Messias Pereira
professor de história e cronista
São José do Rio Preto -SP. Brasil
Comentários
Postar um comentário