Cronica - Revolução Cultural Chinesa - Manoel Messias Pereira


Revolução Cultural Chinesa

A história registra o fato de que em 16 de maio de 1966, iniciava na China a chamada Revolução Cultural Chinesa e esse fato surge na necessidade dar uma resposta a oposição de Mao Tse Tung, que teciam violentos comentários e inclusive dentro do Partido Comunista Chinês -PCCh. e neste movimento destacou-se uma juventude e na maioria de secundaristas, em que se criou a chamada Guarda Vermelha, e que trazia pôsteres em que estavam estampados a frase "destruir o mundo antigo e forjar o mundo novo. E para organizar esse processo revolucionário esteve na organização e a frente Jiang Qing, a quarta esposa de Mao Tsé Tung.

O movimento tinha por intenção proclamar a figura de Mao, que estava numa posição desfocada dentro do partido. O grupo criticava o Partido e  alegava que alguns membros estariam traindo as ideias da Revolução de 1949, em que houve a nacionalização dos meios de produção, a perseguição aos opositores, os planos quinquenais e a consolidação de um regime socialista. e traidor eram todos aqueles que não alinhavam com o pensamento maoísta.

O pensamento de Mao Zedong com o conjunto de discursos, tornou-se uma leitura diária e obrigatória durante a Revolução Cultural e a revolução durou até 1976, quando Mao falece. O forte idealismo do grupo resultou em perseguição e na violência contra professores, escritores, pensadores, intelectuais, artistas e membro do Partido inclusive.

Na última fase desta revolução houve uma estagnação em relação do movimento despertada apenas com a visita de Richard Nixon em 1972.

O que se nota é que a revolução Cultural foi desmobilizando-se, quando de forma caótica, passou a ter  um conflito eu envolveu a Guarda Vermelha e o Comitês revolucionários, havendo intervenção do Exército de Libertação Popular (ELP) em escolas, e universidade e exílio dos estudantes para o interior do país.

Foi uma revolução que aprofundou a ruptura sino-soviética de 1960 e por meio de um intenso esforço de propaganda oficial, influenciou também movimentos no Ocidente como maio de 1968 na França.

Mao em 1960estava isolado e enfraquecido pois foi um fracasso o seu  chamado grande salto que na verdade consistia no incentivo a industrialização por meio da produção acelerada por parte dos trabalhadores chineses. E o plano se mostrou fracassado e resultou em muitas pessoas mortes por fome, pois a produção agrícola enfraqueceu e as pessoas passou a morrer de fome. Mao acabou sendo afastado e no seu lugar ficou Lui Chi. Porém continuou como secretário do Partido. Suas ideias foi chamada de imprópria para a China e no mesmo período havia criticas a URSS que passava pelas críticas aos chamados crimes de Stalin.

Portanto essa grande revolução Cultural proletária foi uma campanha politico ideológico, levado a cabo desde 1966 com a ideia de neutralizar as criticas dos oposicionistas.

Outra critica foi que essa revolução cultural foi acompanhada de muita violência e perseguição a antigos comunistas e todos aqueles que opunham as ideias de Mao era visto com desleal a politica do regime e nesta guarda vermelha junto aos estudantes militares e camponeses.

Li em 2008 numa páginas do Jornal A Folha de São Paulo, caderno mais, de 3 de agosto de 2008, uma matéria com o título Revolução silenciosa escrita por Marcos Flaminio Peres, em que ele disse "A China não quer assombrar o mundo com o seu crescimento exorbitante. Ela quer dominar mentes e formar opinião. Sua principal arma é a inteligência cultivada  nas melhores universidades do Ocidente e que agora desenvolve novas estratégias politicas e econômicas." Num outro trecho do seu texto ele escreve "Polarização Ideológica " "Assim abdica de investir maciçamente em suas Forças Armadas como fizeram os EUA e constrói a imagem de país amistoso e interessado na paz mundial. E paralelamente usando toda força de sue PIB, constrói relações diplomáticas e econômicas privilegiadas com regimes autoritários. Esse imperialismo suave que a China pratica nas relações externas. E decorre exatamente no embate de duas linha ideológicas cada vez mais presente no interior do PCCh, o que chamam hoje de nova esquerda e nova direita.

O líder da Nova Direita Yan Xuetong diz que a China é mais liberal que os Estados Unidos. E disse "defendo o capitalismo de mercado com moralidade. Trapacear é errado ser corrupto é errado, fazer dinheiro com tráfico de droga, contrabando e prostituição é errado. E apoiar os mais pobres é apoiar preguiçosos como alguns pensa"

É alicerçado nas ideias comum do socialismo científico de Karl Marx, no processo da critica ao capitalismo, que apenas é bom para a classe burguesa e onde há a exploração de um ser humano sobre o outro, no olhar dialético da realidade com o materialismo histórico dialético, com a adoção do processo de socialização da riqueza em beneficio da classe trabalhadora. Observo que a China a muito tempo diverge desta linha de pensamento.

Outrossim já li em reparei em todos os livros de história e sociologia e posso afirmar que não há uma teoria chinesa ou métodos revolucionário chinês, com seus pensadores para que o mundo possa compartilhar, como alias fazemos com o socialismo ocidental. Você não tem teoricamente uma peça estruturada de analise conjuntural por exemplo chinês.

Esses comentários é por que outros partidos comunistas as vezes discute e muito a questão do socialismo na China e na minha opinião se pratica é o capitalismo, embora tenham no poder o Partido Comunista Chinês.

E quanto ao fim da Revolução Cultural nesta exposição ficou claro que o movimento nasceu para fortalecer e projetar a imagem de Mao, e por certo cumpriu o proposito, mas as ações que foram desenrolando-se acabou por levar ao esgotamento a fragilidade entre Guarda Vermelha e comitês revolucionários a presença do exercito e a violência como algo naturalizada.

Depois da morte de Mao, Jiang Qing a madame Mao e os cavalheiros aqui batizados por mim do apocalipse acabam sendo presos, o destino dela foi de principio pena de morte depois convertido em prisão perpétua o câncer deu uma mão ela ficou doente e resolveu suicidar-se. Zhan Chunquio pegou prisão perpetua e Wang  Hongwen e Yao Wenyuon pegaram vinte anos de prisão.

Confesso que não sei como desenvolveram a discussão do partido no poder, e a relação entre o pensamento socialista ou marxista, e o pensamento o mercado liberal conforme defende Xuetong.Porém sabemos que muitas outras cabeças do Império como Cui Zhiyuan, Hu Angang, Shi Yinhong, Gan Yang Qin Yaqing, são seres da Nova Esquerda que discute o combate a desigualdade social, experimentos democráticos, combate a poluição e ditadura deliberativa. Do raio da nova Direita encontramos Wang Xiadong, Yang Yao, Yang Yi, Yu Keping, Aheng Bijian Zhang Weiying que estuda privatizações, redução da interferência do Estado e maior militarização. Portanto é um regime que permite a pluralidade de ideias. Essa discussão acalorada e confesso que em nenhuma universidade brasileira esses senhores teóricos, estudiosos, são citados em teses de sociologia, de filosofia, de história ou de geografia, portanto eu sou um ignorante em relação a cultura e ao pensar  politico chinês, mas a ideia de escrever  sobre essa famosa revolução cultural permitem tocar nestes assuntos, intimamente politico da sociologia chinesa.

Manoel Messias Pereira
professor de história



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