Wilhelm Reich nos 123 seu nascimento
A data de 24 de março sempre lembro que é o dia de nascimento em 1897 do grande médico psicoterapeuta austríaco de descendência judaica, que foi Wilhelm Reich, um ser humano cujo as obras escritas as polêmicas tratadas em diversos campos das ciências eleva ainda mais a minha admiração. Ele que teve uma vida intensa e morreu de ataque cardíaco no dia 3 de novembro de 1957 em Lewisburg na Pensilvânia.
Nasceu numa pequena aldeia da Galícia no chamado período da antes " Belle Epoque", localizado hoje no no noroeste da Ucrânia no período do Império Austro Húngaro, esse mesmo império que vai mais tarde anexar a Bósnia Herzegovínia, criar toda aquela situação dos territórios dos Balcãs, que geralmente todo mundo estuda na escola, pois é este império que vai juntar com a Alemanha e criar o que chamou-se a Tríplice Aliança que na primeira guerra vai confrontar-se com a Tríplice Entende, que foi formado por França, Inglaterra e Rússia.
Sua família era de proprietários de terra abastardo, eram judeus germanizados. E seu pai Sr. Leon casado com a sua mãe dona Cacylie, que fizeram questão de sempre afastar da comunidade judaica de cultura lí diche. E Reich foi educado numa cultura alemã. Era um menino que até aos 13 anos tinha professores particular e depois foi estudar no Liceu de Czemowitz, revelando se um aluno superdotado, em relação aos outros meninos.
Pouco tempo depois de seu nascimento sua família muda-se para o sul na região da Bucovina onde o pai foi gerir uma grande fazenda em Jujinelz. Em 1900 nasce o seu irmão Robert. Uma coisa que ele sempre interessou foi a sexualidade aos quatro anos já sabia o essencial sobre a sexualidade animal e humana. E sua primeira experiência sexual foi com a cozinheira que lhe ensinou o vai vem do coito.
Reich foi assistente de Sigmund Freud, e nem sempre podemos dizer que o talento freudiano estava preparado para os estudos e astucias de Wilhelm Reich. Ele que escreveu inúmeras obras no campo da psicologia, da psicanálise, biologia, sociologia, educação, química, física, sexologia, filosofia entre vários temas. Entre os seus principais livros encontramos referencia hoje de vários títulos como "Função do orgasmo, A biopatia, Análise do Caráter, Revolução sexual, Psicologia da Massa do Fascismo, Deus e o Diabo, Éter, o assassinato de Cristo."
Essa espécie de matéria que ele criou de principio foi observando as plantas, os animais e até os seres humanos colocando toda a multiplicidade dentro de uma ciência que ele chamou de Orgonomia.
Este último foi que debrucei sobre ele, e um fragmento que gosto é que está na pagina 23 do Capitulo II com o titulo "o reino dos Céus na terra" em que ele escreve "O mito de Jesus mostra as qualidades de Deus ou melhor, da Energia Vital inata e data pela natureza quase perfeita. O que não se sabe é que o Mal, o Diabo é um deus pervertido, resultado da supressão de tudo o que é divino". Essa falta de conhecimento é das causas profundas da tragédia humana."
Num outro fragmento deste livro, agora no capitulo IV com o título "A sedução para a liderança" e nisto ele escreve "Cristo conhece o reino de Deus, que é o Reino da Vida e do Amor sobre a terra. Ele está bem perto de cada flor, em cada passarinho, em cada árvore, em cada ramo de oliveira. Seus companheiros não tem consciência da presença de Deus. Não sentem a vida. Eles trocam riquezas e entregam-se a luxuria sem conhecer o amor. Pagam pesados impostos e obedecem a imperadores, estúpidos e vaidosos, vorazes horrendos. São pessoas exploradas e dependentes no plano emocional, que se deixam enganar pelo primeiro escroque que apareça , ou limita a vida à ambição egoísta de se tornarem eles próprios imperadores. Cristo vê, e conhece tudo isso, e sofre por isso. Ele vem do meio dos pobres, que assemelham as crianças, que vivem ainda na proximidade de Deus, que ainda não estão pervertidos e desnaturados, que ainda conhecem o amor."
Mas a maior polemica que lhe causou talvez uma trauma quando ainda adolescente a sua mãe trai o seu pai com um professor das crianças, em 1909, e Reich ouve e descobre os gemidos da mãe nos braços de seu preceptor. Enquanto isto seu pai viajava. Passa-se um ano e de forma involuntária, sentiu-se quase era uma obrigação e, Reich vai contar a seu pai. Que depois disto passa a humilhar a mulher a fazer da vida dela um inferno, Até que ela não aguenta mais a pressão psicológica e toma veneno e falece em 01 de outubro de 1910.
Reich fica por certo um pouco traumatizado, mas Sr.Leon com remorso contraiu uma pneumonia que degenerou em tuberculose em falece em 1914. Ambos jovens desamparados Wilhelm com apenas 17 anos e seu irmão com 14 anos. Com a gestão da fazenda e as circunstancias difíceis
Dai sim Reich começa a Primeira Guerra Mundial, a fazenda foi toda invadida pelos alemães. E Reich foge para Viena completamente arruinado alista-se no Exercito austríaco. Gradua-se para oficial e vai servir na Frente italiana. E só vai voltar em 1918 portanto com fim da guerra.
Em 1918, resolve pensar numa profissão, entra para fazer o Direito, não gostou e transferiu-se para o curso de medicina. Foi quando conhece Freud num curso de sexologia. e vai ter muita polêmica entre ambos.
Reich deu grande importância ao relacionamento amoroso maduro e enfatizou a natureza essencial sexual das energias com as quais lidava e descobriu que a energia orgone era bloqueada de forma mais intensa na pélvis. Condenou a prática de Yoga que reprime os impulsos vitais por meio de técnica respiratória. E desta forma ele observa a respiração no ato sexual que segundo ele harmoniza o corpo físico com implicação na mente. Eu só acho que Freud não estava preparado para todo os estudos da Organomia.
Mas na introdução do livro de Reich ele escreve "A crise social em que estamos vivendo-se deve basicamente à inabilidade das pessoas em geral para governar suas próprias vidas. a partir desta incapacidade, ditaduras cruéis se desenvolveram nos últimos trinta anos sem quaisquer objetivos racionais ou sociais."
Por toda parte, homens e mulheres consciente estão profundamente envolvidos com o descaminho que ameaça que ameaça extinguir nossas vidas, nossa felicidade e causar desgraça as nossas crianças.
Porém lembro que Wilhelm Reich também se envolveu em politica e foi expulso dos EUA, foi feita uma investigação com referencia ao hospital de a comida, remédios e medicações e acabaram prendendo em 12 de março de 1957, e ele morre neste mesmo ano, só que em novembro.
Parece que suas palavras estão dizendo coisas importante, que de uma forma geral é parte do capitalismo. Aquele sistema que o bom é ser capitalista. Os outros cidadão que não são capitalistas ficam com as migalhas do Estado. Outro momento importante é se pegarmos a sua fala veremos que ela é bem atual. Embora já tenha passado anos de sua morte. Vale a pena ater aos seus pensamentos.
Manoel Messias Pereira
Membro da Academia de Letras do Brasil
Comentários
Postar um comentário