Fatos Históricos do dia 5 de fevereiro - Contemplação Humanística

Em 5 de fevereiro de 1576 - Henrique IV, rei da França ou Henrique de Navarra renuncia  publicamente ao catolicismo  em Tours  reúne com a forças protestantes nas Guerras Religiosas na França.
Em 5 de fevereiro de 1597 - Um grupo de primeiros cristãos japoneses, são crucificados e assassinados pelo novo governo do Japão, com ameaça para a sociedade japonesa. Foram 26 mártires crucificados.
Em 5 de fevereiro de 1599 - Os holandeses que invadem o Brasil no Rio de Janeiro são repelidos pela primeira vez.
Em 5 de fevereiro de 1906 Dezessete ligas socialistas e operárias da capital e do interior do Estado de São Paulo realizam um grande comício de protesto contra as repressões ocorridas na Rússia Czarista.
E neste ano em abril ocorreu o 1.Congresso Operário do Brasil. Organizado pelos Anarquistas.
Em 5 de fevereiro de 1915 - Emiliano Zapata Pancho Villa, assumi o poder militar no México.
Em 5 de fevereiro de 1927- Falece Joaquim Osorio Duque Estrada, poeta, professor, critico, teatrólogo e autor da letra do Hino Nacional Brasileiro.
Em 5 de fevereiro de 1936 - lançamento do filme de Charles Chaplin "Tempos Moderno" que retrata o período  da Revolução industrial.Onde também dá para entender os princípios liberais alicerçados nos estudos de  Adam Smith, sobre a a divisão social do trabalho.
Em 5 de fevereiro de 1937 - Falece Los Andreas Salomé, escritora russa, amiga próxima de Freud, Nietzsche, Raine Marie Rilke e Paul Dee.
Em 5 de fevereiro de 1944 - nasceu em Ribeirão das Neves, Henrique de Souza Filho conhecido como Henfil, cartunista, jornalista brasileiro.
Em 5 de fevereiro de 1958 - O militar Gamal Abdel Nasser assume a República Árabe Unida.
Em 5 de fevereiro de 1965 - Martin Luther King Jr, é preso por liderar protesto pelos direitos dos votos dos negro ( black)americanos.
Em 5 de fevereiro de 1966 -  O presidente brasileiro Humberto de Alencar Castelo Branco edita o Ato Institucional n.3, na qual os governadores e vice passam a ser eleitos via indireta pelo colégio eleitoral, assim como prefeitos das capitais e das cidades consideradas de Segurança Nacional.
Em 5 de fevereiro de 1967 - Suicida-se a tiro, Violeta Parra, como ficou conhecida Violeta del Carmem Parra Sandoval, cantora,violonista, folclorista, ceramista e artista plástica.
Em 5 de fevereiro de 1974 - Falece em Goiânia,  Manoel dos Reis Machado, o Mestre Bimba, criador  da Capoeira Regional.Capoeirista brasileiro.
Em 5 de fevereiro de 1999 - O pugilista estado unidense Mike Tyson é condenado a 1 (hum) ano de prisão por agressão a duas pessoas em 31 de agosto de 1998.
Em 5 de fevereiro de 2005 - Falece Gnassingbé Eyadema, militar e presidente do Togo, vítima de um ataque cardíaco.
Em 5 de fevereiro de 2012 - Cumprindo uma decisão Judicial, o Governo do Município de São José dos Campos,(PSDB) utilizou as forças policiais de repressão do Estado de São Paulo, para retirar, com balas de borrachas e gaz lacrimogênios, os trabalhadores e trabalhadoras da Vila Pinheirinho, não respeitando nem crianças, nem pessoas idosas. Ou seja a decisão Judicial fechou os olhos pra todos os estatutos legais do País.
Em 5 de fevereiro de 2016 - O ator brasileiro Lázaro Ramos, faz uma convocação -ara que os jovens conheça a Uneafro-Brasil, que é uma rede de articulação para a formação de jovens e adultos.
Em 5 de fevereiro de 2016 - Foi encontrado o corpo da Margarida, Francisca Chagas da Silva, trabalhadora rural, liderança quilombola,  do Movimento sem terra, sindicalista, militante e ativista social. Ela foi torturada, estuprada e assassinada. do quilombo do Povoado Joaquim Maria. Foi encontrada na cidade de Miranda -MA, morta aos 34 anos e deixa uma criança pequena.
Em 5 de fevereiro de 2018 - Falece Carlos Alberto Caô de Oliveira, jornalista, militante do Movimento negro, foi deputado federal elo PDT, responsável pela Lei 7716/89, que torna crime hediondo o preconceito, a discriminação racial e o racismo sendo esse um crime inafiançável e imprescritível. Porém temos hoje delegados, juízes e promotores não cumprindo a lei o Brasil, pois enquadra tudo o que ocorre no Brasil como contravenção penal, como era antes a Lei de Afonso Arino. E ainda no Brasil dizem que todos tem direito as informações sobre isto. Mas já foi solicitados os boletins de ocorrência em são José do Rio Preto-SP, para análise e nunca chegaram nem ao movimento nem aos órgãos como a Secretaria da Mulher Raça e Etnia ou o Conselho Afro-Brasileiro. É um desrespeito que se faz com os afrodescendentes.
Em 5 de fevereiro de 2019 Osdemocratas estado-unidense escolheram Stacey Abrams, uma mulher negra e literária para replicar o discurso de Donald Trump. Ela disse que os Estados Unidos da América fica mais forte com os imigrantes do que com os muros.







Comentários