Minervino de Oliveira
A cidade de São José do Rio Preto-SP, neste dia 17 de janeiro de 2020, organiza-se o 1.Samba do Minervino, e o que quase todo mundo pergunta é quem foi Minervino de Oliveira. E a resposta é que foi o primeiro candidato afro-brasileiro e operário a concorrer ao cargo da Presidência da República no Brasil.
Porém é preciso começar a lembrar que Minervino de Oliveira foi um garoto humilde nascido no Rio de Janeiro, em 01 de outubro de 1891, filho de Sr. José de Oliveira e de dona Augusta Laura de Oliveira. E que começou a trabalhar aos 10(dez) anos de idade, como aprendiz de tecelão, e depois passou a trabalhar numa fábrica de vidro. E somente aos 14 anos passou a trabalhar como marmorista. e o que sempre deixou indignado foi o baixo salário, os abusos dos patrões por meio das chefias. E foi com essas indignações que passou a atuar no movimento sindical, aos 20(vinte) anos. Também passou a escrever e a colaborar com os jornais operários como a Voz do Trabalhador, o Spartacus, A voz do Povo, e o Jornal Oficial do Partido Comunista brasileiro, que era a Classe Operária.
O Partido Comunista Brasileiro-PCB, por meio de sua atuação em 1928, começou a questionar o "mito da democracia racial no Brasil", E ele começou a apontar os limites da sociedade capitalista e a necessidade de superá-la encarnando assim os ideais da luta de classe, e as aspirações revolucionárias.
Minervino de Oliveira e Octaio Brandão foram vereadores na cidade do Rio de Janeiro o Distrito Federal na época. Minervino recebendo 8160 votos e Octávio Brandão 7.638 votos. Ambos enfrentaram tudo inclusive a moção de 1929 na qual a Câmara proibia falas comunistas. E seus discursos não foram publicados. Mas eles continuaram fiéis nas portas das fábricas, na luta sindical.
Minervino em 1929 presidiu o Congresso Operário Nacional, na qual fundou-se a Confederação Geral dos trabalhadores do Brasil -CGTB e foi eleito secretario Geral do novo órgão sindical.
Escolhidos como candidatos a presidência da república no dia 3 de maio de 1929 numa reunião em Guaratiba-RJ, residencia de Octávio Brandão. E na escolha estava presente 58 (cinquenta e oito ) pessoas. O lançamento da campanha se deu na escadaria do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, e que acabou dissolvido a bala na época pela polícia.
Durante a sua campanha política Minervino de Oliveira e Octávio Brandão foram presos por várias vezes. O Partido Comunista brasileiro foi colocado na ilegalidade e por isso, foi usado o Bloco Operário e Camponês - BOC para abrigar essas candidaturas. E o slogan da Campanha era "Votar no BOC era votar na revolução"
No final da campanha política Minervino acabou sendo preso sendo levado para a Colonia Corregional de Dois Rios na Ilha Grande e libertado em 7 de fevereiro de 1931. Octávio Brandão deportado para a Alemanha em junho de 1931.
Durante o Congresso do Partido Comunista da União Soviética, por conta das revelação de um dirigente soviético sobre a vida de Joseph Stalin, houve intensos debate com a participação de Minervino depois pouco sabe-se dele. Sabemos que o Departamento Estadual de Policia Social de São Paulo, monitorou por muito tempo. Outro fato é que ele trabalhou também como lavrador, carvoeiro e ainda atuou como funcionário da ligth.
Hoje lembramos de Minervino de Oliveira e em sua homenagem, foi criado o Coletivo Minervino de Oliveira que atua em todo o território nacional, refletindo num Movimento Negro, que seja anti-capitalista, e anti-racista. E entendendo que há uma necessidade é de superar o sistema politico-econômico para um processo de democracia direta.
Manoel Messias Pereira
professor, poeta, cronista
São José do Rio Preto-SP.
Comentários
Postar um comentário