Artigo - Aniversario de Graça Machel - Manoel Messias Pereira



Aniversário de Graça Machel

Hoje dia 17 de outubro de 2019, completa 74 anos a Senhora Graça Simbine Machel, ativista dos direitos humanos moçambicanas, que por duas ezes foi primeira dama em dois países, em Moçambique quando ela casou-se com Samora Machel  em 1976 presidente de Moçambique. Samora foi vítima de um acidente aéreo provavelmente provocado, em 1986, ele era um revolucionário marxista e ligado a Frelimo-Frente de Libertação de Moçambique. E depois casou-se em 1998 com o presidente da África do Sul Senhor Nelson Mandela, o líder que ficou preso 27 anos por sua luta contra o apartheid, que estava na estrutura do poder daquele país. 

Graça Machel nasceu em Incadine, Manjacaze em Gaza no dia 17 de outubro de 1945, com Samora Machel teve dois filhos Josina Machel e Malegani Machel. Graça é formada em filologia da língua alemã formada pela Universidade de Lisboa, e agradece muito a sua mãe e seu irmão mais velho pela oportunidade de estudar. Voltou a Moçambique como professora. E neste período já lutava clandestinamente em favor da Frelimo. No governo foi Ministra da Educação e ficou no cargo até mesmo depois da morte de Samora Machel. Criou a organização sem fins lucrativo a fundação para o Desenvolvimento da Comunidade.

Em 1990 foi nomeada pelo Secretario Geral da ONU sr. Bouthrus Galli, para a secretaria de Estudos de Impacto dos conflitos Armados na Infância. E pelo reconhecimento de seu trabalho recebeu a Medalha Nansen em 1995. E em 1998 ela foi vencedora do premio Norte/Sul. Graça é presidente do Conselho de Administração da Universidade da cidade do Cabo.

Ela em maio de 2019 esteve no Brasil, na Faculdade Zumbi dos Palmares, esteve noutra faculdade  no Rio Grande do Sul, deu entrevista para a Revista Cult. Entre essa presença foi para conferencia chamada Fronteira do pensamento. Em relação ao Nelson Mandela ela  disse que a luta contra o apartheid parecia com um monstro irrealizável, mas venceram para um novo amanhã. Falou que o aspecto superior da personalidade de Nelson Mandela foi ter sabido perdoar. e perdoar não significa esquecer mas manter vivas as lições do passado, para que o mal não seja retomado.

A sua experiencia como educadora e defensora dos direitos da criança.  A instituição que ela criou de saúde, nutrição e educação infantil e pela autonomia econômica da mulher. Ela fala da necessidade de reformulação do sistema de ensino de acordo com o mercado do Seculo. e diz que em Moçambique e na África do Sul, temos milhares de jovens que saem das instituições de ensino que estão mal equipadas para o trabalho. e para ela é preciso diminuir o processo entre educação e o trabalho.

Ela afirmou que o conhecimentos é o principal instrumento para a construção de um mundo mais igual e caso seja aplicado a libertação da consciência humana, servirá para reproduzir para o sistema de opressão. E Graça ainda falou sobre o mundo dizendo que há governo de extrema direita que faz lembrar muito os tempos de ditadura. E que crê que o povo está tímido e deixando essas forças crescerem. 

Quanto Moçambique e Brasil são países irmãos. E o que precisamos sempre é reconhecer a dignidade de toda e quaisquer pessoas. E ter a pele mais clara ou escura não é sinônimo de valor. quanto as mulheres diz que hoje há uma guerra contra as mulheres inclusive violências praticadas por namorados e mulheres, não tendo para tal violência esse ou aquele estrato social.

De tudo que ela falou um coisa que discordo é sobre a educação. Não precisamos preparar o ser para o trabalho e sim para além do trabalho, para a emancipação cultural, social educacional . Hoje com as tecnologias todo os trabalhos são temporários pois muitas profissões deixaram de existir. E isto o que estou dizendo não é a educação formal e sim conhecimento. Se as escolar não for um centro de aprendizagem, de preparação do respeito social entendo que teremos um mundo formatados na infelicidade pelo menos é que creio. Sem perder as perspectivas de que vivemos a plena luta de classe, e para comparar basta ver os índices que foi divulgado hoje pela imprensa, escrita falada e televisa, e verás que os mais ricos cresceram a sua fortuna e a massa mais pobres há uma diminuição e sem contar os desempregos. 

Graça Machel, recebeu em são Paulo o Premio Raça Negra 2019, assim como recebeu ostros prêmios como Kora Lifetime Achiev Awaed 2001, doutora em Letras pela University of  Galasgow junho de 2001, passou a ser Associada honorária em artes pela seattle Central community College, dezembro de 1999, Doutora honoris causa pela University of Cape Town Africa do Sul 1993, Medalha Nansen UNHCR (nações Unidas em 1995.Doutora honoris causa pela Universidade de evora, Portugal, 14 de novembro 2008.

Usando uma das palavras de Graça Machel a humanização do mundo passa pela aceitação do próximo. e ela disse isto e completa dizendo que a nossa geração precisa redefinir os objetivos enquanto seres humanos vivos. 

E essa história como talvez lembrar um conto juvenil da menina pobre que chegou como primeira dama em dois mandatos presidenciais, mas afirma e reafirma que o grande tesouro de tudo é o estudo, portanto como professora. Uma grande história de magia. E sem esquecer de Feliz aniversário Graça Simbine Machel.

Manoel Messias Pereira

professor, poeta cronista
São José do Rio Preto-SP.





Comentários