Os 50 anos do Sequestro do Embaixador Charles Burke Elbrick

No dia 4 de setembro de 1969, militantes de duas organizações que se propunham a derrubar a ditadura através da luta armada, a Ação Libertadora Nacional (ALN) e o Movimento Revolucionário 8 de Outubro (MR-8), capturaram o embaixador dos Estados Unidos numa rua do bairro de Botafogo, no Rio, exigindo a libertação de 15 presos políticos e a divulgação do manifesto abaixo como condição para a devolução do diplomata. Foi a mais espetacular ação da guerrilha urbana, que se iniciara timidamente em 1968 e ganhara enorme impulso depois do AI-5. O governo atendeu às reivindicações dos revolucionários: os presos políticos foram enviados para o México e o manifesto foi publicado nos principais jornais e divulgado em todas as rádios e televisões. Libertado o embaixador, seguiu-se feroz repressão, que levou em novembro do mesmo ano ao assassinato de Carlos Marighella. líder da ALN e principal dirigente da luta armada contra a ditadura.
(Fragmento do site - GGN de 2/07/2016)



Charles Burke Elbrick passava em seu Cadillac pela rua Marques, no bairro de Botafogo, quando aconteceu. O embaixador do país mais poderoso do mundo caiu nas mãos de jovens estudantes. Era o dia 4 de setembro de 1969. Pela primeira vez, um diplomata virava refém da guerrilha (um ano antes, em agosto de 1968, um colega de Elbrick, John Gordon Mein, havia morrido na Guatemala ao reagir a uma tentativa de seqüestro). Os 12 seqüestradores trocaram o embaixador por 15 presos políticos , que aterrissaram no México na manhã de Domingo, dia 7 de setembro. Às 18h30 do mesmo Domingo, o embaixador foi libertado.
(fragmento da revista Super interessante31/08/1994)

O enredo conta, com diversas licenças ficcionais, a história verídica do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no BrasilCharles Burke Elbrick, em setembro de 1969, por integrantes dos grupos guerrilheiros de esquerda MR-8 e Ação Libertadora Nacional, que lutavam contra o regime militar instaurado no país em 1964.
Elenco do filme

Comentários