Hoje os 55 anos do acordo de Lusaka em Moçambique




Por mais de 400 anos, Portugal tinha governado Moçambique como uma colónia e tinha tratado o povo de forma extremamente dura, enquanto extraía os ricos recursos naturais do país para o benefício da “mãe pátria”.


Em 1964, o povo de Moçambique finalmente ergueu-se e revoltou-se contra essas opressões de longa data. A Frente de Libertação de Moçambique liderou o caminho, mas outros grupos também lutaram pela liberdade de Portugal. Após uma década de conflito, uma mudança de regime em Portugal finalmente levou o país a concordar reconhecer a independência de Moçambique, no Acordo de Paz de Lusaka de 1974. Este acordo tornou Moçambique oficialmente independente em 1975.




No Dia do Acordo de Paz de LusaKa, o presidente de Moçambique faz um discurso e deposita uma coroa de flores num monumento dedicado aos heróis da nação, numa cerimónia solene. É um momento para lembrar o sacrifício daqueles que garantiram a independência de Moçambique e um momento para se concentrar em melhorar o estado atual do país.

Comentários