Prosa - Frei Beto - Manoel Messias Pereira

Frei Beto

Hoje conhecemos o Frei Beto, que nasceu Carlos Alberto Líbano Christo, nascido em Belo Horizonte no dia 25 de agosto de 1944, portanto hoje completa 75 anos de vida.

Tornou-se um frade dominicano, jornalista graduado e escritor brasileiro. Ele que começou  uma militância aos 13 anos de vida, num movimento chamado JEC- Juventude Estudantil católica. E em 1959 aos 15 anos foi eleito dirigente da União Municipal de estudantes de Belo Horizonte.

Frei Beto e ele escreveu, há quem diga que a fé não tem nada a ver com a politica. Porém Jesus não morreu na cama, nem no desastre de camelo numa rua de Jerusalém. Morreu sobre dois processos políticos, condenado à pena de morte na cruz. Sofreu um processo politico movido pelas autoridades judaicas e, outro movido pelas autoridades romanas.

E continua a dizer, que  ser cristão é querer transformar o mundo, de modo a resgatar o projecto original de Deus. Um paraíso na terra. se o paraíso não existe hoje, a culpa é da nossa ambição, do nosso egoísmo, da nossa depressão.


E no dia 25 de agosto de 1961 quando Jânio Quadro renunciava-se e exatamente o dia  quando Frei Beto completava seus 17 anos de idade. E ele disse "nós que apoiamos o Jânio, temíamos que o Brasil caísse nas mãos de uma ditadura militar, e por isso fomos as ruas, e a ideia era tê-lo de volta", porém foi a primeira vez que Frei Beto teve que enfrentar a policia com gás lacrimogêneo.

E esse episódio trouxe para Frei Beto a certeza de que não se pode entrar na luta somente com a cabeça mas também precisa lutar com o coração. quem entra apenas com a cabeça tem medo.Já quem entra com o coração, ama tanto a causa que defende, que enfrenta situações de risco sem medo. E a segunda coisa: ao contrario do medo não é a coragem é a fé. quanto mais tem fé mais  confia no caminho na luta que Deus quer. O que ele ensina é que o medo existe se pensarmos apenas em nós , quando pensa-se no Brasil, num país sem miséria sem mortalidade infantil, vale a pena correr o risco.

Ele explica que o desafio é construir uma sociedade de valores novos. E esses valores são, a partilha, a solidariedade, companherismo. e para tanto desejamos uma sociedade socialista. Outro fragmento do pensamento de Frei beto ele disse  que Karl Marx dizia que ninguém é juiz de si próprio. E acredita que temos a capacidade incrível de justificar os próprios erros. Também não vamos bancar o fariseu, como disse Jesus. Fariseu é capaz de catar o piolho que está na cabeça do outro, mas não cata um camelo que está na sua cabeça. Temos que ser tolerantes, éticos, capazes de suportar a diferença do companheiro, da companheira, sem transformar a diferença em divergência.

Frei Beto é um ser humano premiado com o Juca Pato, Prêmio Jabuti, Premio de direitos Humanos, tem obra infantil premiada e que tens um trabalho literário invejável. Escreveu em jornais, revistas, pertence a Ordem dominicana desde 10 de fevereiro de 1966, adepto a teologia da Libertação. Esteve preso duas vezes em 1964 ficou 15 dias na cadeia e cumpriu entre 1969 a 1973 quatro anos de prisão, pela ditadura civil e militar que abateu sobre o Brasil em 1964. E preso escreveu Carta da prisão, Diário de Fernando e Batismo de Sangue. Hoje faz 75 anos de idade de seu nascimento. e a ideia é que descubra esse autor de olhar católico, mas com muitas lições de vida.

Manoel Messias Pereira

professor de história, cronista e poeta
Membro da Academia de Letras do Brasil -ALB
São José do Rio Preto-SP. Brasil


Comentários