Artigo - Dialogo da Página social - Manoel Messias Pereira e Maria de Lourdes Lopes Veraldi



Dialogo da Página Social


Neste dia  24 de agosto de 2019 , as principais matérias dos jornais brasileiros expõe a crise internacional, que abate sobre o mundo em relação a ação governamental de fazer um governo como quem está num boteco, tomando cerveja e comendo espetinho.

Ou seja um desarranjo total. E quando o povo pergunta ao governo sobre a questão ambiental o presidente com desdenho fala em fazer cocô dia sim dia não.

Quando se fala em indígenas, em queimada dizia que era coisa da esquerda que estava inventando. Sem contar que um diretor do Instituto Nacional  de Pesquisa, Sr. Ricardo Galvão acabou sendo demitido por recusar a mentir em relação ao desmatamento.

O sr. Onix Lorenzoni que as vezes aparece como líder do governo  na Câmara de deputados outras vezes como Ministro da casa Civil, ou seja homem próximo do presidente afirmou outro dia quando perguntado sobre o foco das queimadas, que ele não ia ver isto, pois ia ver coisa  mais importante.

E diante disto na página social do Facebook, vi que a minha amiga Maria de Lourdes Lopes Veraldi, uma personalidade que trago com carinho imenso na minha relação de amizade assinou uma petição para por fim aos desmando e salvar a Amazónia. E eu a segui neste contexto. E ela indignada escreveu:

Maria De Lourdes Lopes Verardi Pois é Manoel Pereira se pelo menos o professor Haddad tivesse ganho para Presidente não estaríamos amargando coisas desse tipo !!! Agora se Bozo for até os 4 anos de Governo devemos nos preparar psicologicamente e financeiramente porque vai aumentar a crise e os empregos e vai subir vertiginosamente o número de desempregados desse País porque um governo trapaceiro e incompetente não vai melhorar nunca esse País !!!
Manoel Pereira É pelo visto as coisas caminham para um caos estamos numa recessão, estamos com pessoas sendo assassinadas em massa no norte, no centroo-este, principalmente indígenas, temos uma violência estampada no Rio de Janeiro. Um desemprego crescente e a medida que ele toma todos os dias é pra não resolver nenhum tipo de problema, mas para aumentar. É triste mais hoje há quem entenda que estamos chorando o leite derramado. É o povo brasileiro realmente precisa refletir no país no momento do voto.
Manoel Pereira Abraços.

Maria De Lourdes Lopes Verardi Manoel Pereira com esse Presidente não vamos ver melhora alguma, principalmente para os mais pobres !!!! É muito triste isso !!! Estou deveras triste !!! Mas se já passamos por coisas piores que passemos por mais esta !!! Abraços amigo !!!







Enquanto que as noticias que digo que estampo os jornais, vou aqui descreve-la, A folha de São Paulo a manchete é "Bolsonáro promete tolerância zero com o desmatamento", O Estado de São Paulo disse "Bolsonaro manda as tropas à Amazónia e repudia sanções,. O Globo escreve "Amazónia vira crise internacional". O Estado de Minas, estampa a foto do incêndio e escreve Pegando Fogo. O tempo escreve "Macron quer levar a Amazónia ao G-7 e Bolsonaro reage. O jornal Zero Hora "Sob pressão externa, Brasil inicia reação na floresta e na diplomacia". Correio do Povo "Governo envia exército para combater as queimadas na Amazónia. Correio brasiliense "Queimada põe o Brasil no centro da crise Internacional. Diário de Pernambuco Bolsonaro repudia as sanções internacionais. A Hora escreve a palavra socorro e a foto da chama na floresta.
E assim caminha o nosso diálogo quotidiano, a nossa indignação, o nosso olhar sobre o país e o mundo e sabemos que temos quer ser resistência sempre pensando num mundo mais saudável e equilibrado observando que antes o agro negócio achava que deveria matar indígenas avançar sobre as terras, desrespeitar tudo graças e sob a proteção de um código florestal discutido entre meia dúzia de iluminados incendiários e de um Congresso nacional da covardia. Ou que recebeu com certeza anuência para fingir que realmente é o povo, que tens outras necessidades. E as sanções do mundo dos negócios possibilitou a discussão uma reunião que pudesse acordar o Poder adormecido em berço esplêndido como está no Hino Nacional.
Agora que os feiticeiros económicos e políticos ao brincar com fogo viu que a mandinga voltou contra eles, como estivesse acendendo a vela preta de ponta cabeça. Corre e manda o exercito. Afinal o efetivo militar precisa fazer alguma coisa além de fazer ação no Rio de Janeiro totalmente desastrada ou ação como ter caminhão cheio de droga sem nunca nós mortais ter a informação ou  noticia de onde isto veio e para onde ia, cheio de droga assim como o avião da FAB no passado no período de José Sarney ou no avião presidencial do Sr. Jair Bolsonaro parado num outro país ou coisa assim. O que sabemos é que alguém ficou preso, mas a revelação da ação que ia desencadear quem estava esperando a mercadoria e quem entregou a mercadoria aqui, talvez continua segredo de estado. E a informação é turva. Pelo amor de tudo que for sagrado.

Por isto o abraço traçado nesta conversa entre eu e Maria Veraldi é importante, diante de tantas emoções o abraço unem-corações. E mesmo tocando em peitos individuais temos a noção de que o ritmo está na razão, na emoção e na certeza que há um só compasso o da Paz. Que até acredito que necessitamos celebrá-la, talvez com uma xícara de café. 
Manoel Messias Pereira
professor

Maria de Lourdes Lopes Veraldi
psicóloga

Comentários