65 anos da morte de Getúlio Vargas

O dia 24 de agosto de 1954 - O presidente Getúlio Vargas, falece, e até hoje alguns sustentam que foi um assassinato outros dizem ser um suicídio. Uma morte e uma dúvida.
Portanto um fato que ocorreu a 65 anos.



Quando lemos o livro de Marcos Costa, a História do Brasil para quem tem pressa ele diz "O suicídio de Getúlio marca o fim do período da politica mais nacionalista no Brasil e o início de um projeto desenvolvimentista que lançava mão do apoio externo.
E que no final da segunda Guerra Mundial polarizou-se em todo o mundo o capitalismo e o socialismo Estados Unidos x  União da Republicas Soviética Socialistas
E o debate referente ao nacionalismo ganhou forças principalmente entre os comunistas, que se colocava contra qualquer interferência dos Estados Unidos da América."
E vale até lembrar que lançaram a ideia do desenvolvimento capitalista. E hoje já sabem que estavam errados, pois o capitalismo é internacional e aqui havia multinacionais e transnacionais.


Porém encontramos no livro de didatico de Valéria Vaz , que O aumento de salário mínimo repercutiu favoravelmente junto a classe trabalhadora, mas provocou critica da oposição, que acusava Getulio de favorecer aliados políticos e a corrupção. E entre esses críticos encontrava-se Carlos Lacerda da UDN que defendiam a destituição de Getúlio.

Em 3 de agosto de 1954, houve um atentado a tiro que acabou ferincdo Carlos Lacerda, e o major da aeronáutica Rubens Vaz. Que acabou falecendo e como mandante do crime as autoridades da época apontou o chefe da guarda presidencial Gregório Fortunato.

Na noite de 23 de agosto Getúlio reune-se se ministério. E alguns ministros sugeriram o eu afastamento temporário e os militares exigiam renuncia. Mas no dia 24 o suicídio, ele dá um tirono coração, vinda de cima para baixo . Ou seja um suicídio cuja a trajetória da bala indica um assassinato.

Uma morte que teve comoção, multidões tomaram contas das ruas e depredaram jornais e emissoras anti-Getúlio. A questão é que o "Paí dos pobres" foi a morte por seus opositores.

Comentários