Fatos Históricos do dia 20 de junho - contemplação Humanística





Em 20 de junho de 1792 - Trabalhadores franceses em Paris, os sans-cullotes invadiram o Palácio de Tulheria.
Em 20 de junho de 1883 - nasce Oliveira Viana, historiador, e jurista, um dos ideólogo da eugenia racial. Para os dias de hoje seria um racista.

Em 20 de junho de 1890 - A França foi a primeira nação do mundo a reconhecer a Republica Brasileira, proclamada em novembro de 1889.
Em 20 de junho de 1899 - nasce Jean Moulin, herói da resistência francesa.
Em 20 de junho de 1912 - Falece Voltairine de Cleyre, escritora estadunidense.
Em 20 de junho de 1920 -Fundador da Frente de Libertação de Moçambique -Frelimo
Em 20 de junho de 1949 - nasce Leonel Richie, cantor estado unidense.
Em 20 de junho de 1960 - A França foi obrigada a resignar em aceitar a federação do Mali que requereu a sua Independência.
Em 20  de junho de 1963 - Após a crise dos misseis de Cuba, a URSS e EUA assinam um acordo para estabelecer o que chamou-se de telefone vermelho entre Washington e Moscou.
Em 20 de junho de 1968 - quinhentos estudantes são presos na UFRJ e levados para o campo do Botafogo na rua General severiano- Rio de janeiro.
Em 20 de junho de 1970 - nasce Moulay Rachid, príncipe de Marrocos
Em 20 de junho de 1973 Atiradores de elite atiram contra os peronistas em Buenos Ayres, o que ficou conhecido como o Massacre de Ezeiza. Pelo  menos 13 mortos e mais de 300 feridos.
Em 20 de junho de 1988 - falece Aracy de Almeida, brasileira, cantora e jurada de televisão .
Em 20 de junho de 1997 - nasce Ana Beatriz Cisneiro, atriz brasileiro
Vários ativistas presos em Angola
Domingos da Cruz
Em 20 de junho de 2015 Varios ativista foram presos quando discutiam o livro do professor Domingo Cruz, um livro sobre métodos pacíficos de protestos, todos os envolvidos foram acusados pelo Ministério Público de Angola. Domingo da Cruz é professor universitário da Universidade Independente de Angola, jornalista licenciado em filosofia e Mestre em ciências Jurídicas sobre os Direitos Humanos, e formados na Universidade Federal da Paraiba-Brasil, autor do livro "Quando a guerra é urgente e Necessária", junto com ele foi preso Luaty Berreo da Universidade de Plymount Inglaterra e Universidade de Montepellier I França e musico, assim como Nuno Alvaro Dala, professor do Centro de Integração de jovens especiais e licenciado em Língua Portuguesa, professor universitário da Universidade Tecnologica de Angola, Seduck de Carvalho, jornalista e universitario de direito, a secretaria Rosa conde, a estudante Laurinda Gomes, Cheik Hata, professor Universitario de Relações Internacionais, Osvaldo Caholo, professor universitário Utanga, Nelson Dibongo, universitário de pscicologia, os militantes e estudantes Fernando Tomás, Hitler Samussumuku, e Albano Bingobingo. Todos presos políticos. Prisão intelectuais ideológicos é triste.

Comentários





Comentários