Premio Comunidade Negra 2019
A cidade de São Jose do Rio Preto-SP, foi uma das dez cidades escolhidas para receber o Primeiro Prêmio Comunidade Negra 2019, e onde também houve o compartilhamento entre várias cidades e suas experiências
As outras cidades foram Votuporanga, Presidente Prudente,Diadema, Santos, Jundiaí, Barretos, entre outras
Porém a cidade de São José do Rio Preto foi devido ao trabalho do Conselho Afro Brasileiro , que ao longo do ano que passou teve o trabalho de acolher as pessoas que sofreram com o processo de discriminação, preconceito e o próprio racismo, o nosso acolhimento é feito utilizando de nossos espaços, com o respeito devido o acompanhamento das vitimas frente as ações implementadas no setor jurídico, no acolhimento social, psicológico, na busca da solidariedade, no respeito humanístico.
Somos uma cidade que foi a Primeira do Brasil a lançar a Década dos afrodescendentes da ONU no Brasil, com um detalhe, foi lançado até mesmo antes do País e dos Estados brasileiros. Lançamento feito no Museu Primitivista José Antonio da Silva organizado pelo Conselheiro Manoel messias Pereira, que também lançou o movimento Minervino de Oliveira. E Isto foi comunicado no escritorio da ONU, em São Paulo.
Lembramos que o Movimento Negro na cidade existe desde 1925, com a antiga União Faz a Força, e que o Conselho Afro nunca esquece de seu povo e de suas ações politicas e sociais.
E Pedimos também minutos de silêncio pelas vítimas dos acidentes naturais que deixaram Moçambique, Malaluí e Zimbabwe, com mais de mil mortos recentemente. E também lembramos que na data em que estávamos realizando o evento de 2019, marca a data o fim da guerra civil angolana de Cuito Carnevale em 1988.
O senhora presidente Maria Cecília Nunes com toda a diplomacia fez o cumprimento a todas as autoridades e compartilhou de um abraço a senhora Elisa Lucas hoje ligado a secretaria dos direitos humanos do município.
O vice-presidente do Conselho de são José do Rio Preto-SP, Ivan Reis, falou em nome do município e das ações do próprio Conselho narrou a dificuldade que há no combate a discriminação, o preconceito, citou exemplo pessoal do racismo institucional. e ainda apresentou um relato sobre as nosso novembro de 2018, com apoio da Secretaria da Mulher e da Cultura, mostrando que o fazer cultural precisa sim de uma convergência estrutural para bem servir a Comunidade.
A delegação rio-pretense delegação frente a Secretaria da Justiça onde foi realizado o evento da Premiação com o trofeu Comunidade Negra 2019
A Senhora presidente do Conselho de São josé do Rio preto Maria Cecilia Nunes e a conselheira Vera Galvão
O vice presidente do Conselho Ivan Reis e o conselheiro Manoel Messias Pereira
A nossa chegada frente a Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo.
Comentários
Postar um comentário