Fatos Históricos do dia 19 de março - Contemplação Humanística

Em 19 de março de 1742 - nasce Tupac Amaru II líder indigena peruano, que foi executado pela Espanha em 24/09/1572.
Em 19 de março de 1844 - Nasce Minna Cantth, escritora e ativista social finlandesa sobre o direito da mulher, dos trabalhadores e sobre os pobres. Foi uma educadora que teve a grande homenagem da Finlândia inclusive com hasteamento da bandeira naquele país.
Em 19 de março de 1849Insurreição de queimado um marco na luta pela liberdade. A Revolta nasceu de uma promessa não concretizada de liberdade, feito pelo padre italiano Gregório José Maria de Bene aos seres escravizados da localidade de São José dos Queimados, distrito do município de Serra. O religioso teve uma estreita ligação com os escravizados e disse que realizaria um esforço para a alforria de todos com os fazendeiros, porém não conseguiu. e isto foi o estopim, que acabou com onze escravizados negros mortos inclusive o líder Eliziário. Porém morreram também Francisco Roris e o comandante da polícia o Alferes Varella.
Em 19 de março de 1852- Fundação de São José do Rio Preto por João Bernadino de Seixas Ribeiro.
Clara Zektin
Em 19 de março de 1911 - Durante o II Congresso da Mulher Trabalhadora houve necessidade de criar um dia Internacional da Mulher. E em 1913 a comemoração foi transferida para o dia 8 de março.
Em 19 de março de 1911 nasce Assis Valente, compositor brasileiro que suicidou-se em 1958.
Em 19 de março de 1937 - O papa Pio XI, por meio da sua Encíclica "Divino Redemptoris", fez críticas grosseiras e maldosas aos estudiosos e seguidores das ideias Marxistas. O que é ampla e éticamente reprovável.


Em 19 de março de 1960 - nasce Eliane Elias, pianista e cantora brasileira.
Em 19 de março de 1962 - Ocorreu o cessar fogo da Guerra civil da Argélia.
Em 19 de março de 1964 -Revolta dos sargentos no Brasil: 19 sargentos são indicados em inquerito policial militar (IPM) e foram condenados a quatro anos de prisão.
Em 19 de marco de 1964 - Em São Paulo ocorreu a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, em resposta a João Goulart, na qual a direita pela Fiesp, a  direita Igreja Católica, e a elite da classe burguesa exigindo a saida de João Goulart.
Em 19 de março de 1971 - Falece em São Paulo João Alves Torres Filho o Joaozinho da Gomeia, sacerdote do candomblé de Angola ele que nascera em 27/03/1914. E em São José do Rio Preto-SP, teve um princípio de organização do Templo dos filhos de Joãozinho da Gomeia.
Em 19 de março de 2002 - Zimbabwe é suspensa da comunidade das Nações sob a acusação de abusos dos Direitos Humanos e de fraude eleitoral, depois de uma eleição fraudulenta.
Em 19 de março de 2011 - Guerra Líbia após fracassado tentativa das forças de Muhammad al Gadaffi em tomar Bengasi, a Força Aérea francesa lança a Operação Hartmattan, dando início a intervenção estrangeira na Líbia. E teve o inicio do comercio de seres humanos para a escravidão do Século XXI.

Em 19 de março de 2018 - Um mural com a vereadora Mariele assassinada no rio de Janeiro por milicianos ou seja servidores públicos do serviço de segurança que dedica-se ao crime, como tráfico de armas e drogas, e assassinatos de pessoas. E esses milicianos são exaltados e condecorado pela família por Deputado da familia do presidente Bolsonaro. E o mural mostra que deveríamos ficar atento. Simplesmente.

Comentários