Cronica - O PCB - Manoel Messias Pereira



O PCB

Era um dia 25 de março de 1922, foi fundado o Partido comunista do Brasil -PCB, e mais tarde esse nome foi Partido Comunista Brasileiro _PCB, nasce sob a influencia do processo da Revolução Russa. A revolução feita por trabalhadores, e alicerçado na ideologia marxista, ou seja na doutrina  do chamado Socialismo científico, alicerçado nas ideias de Karl Marx e Freidrich Engels, com a critica ao Sistema capitalista, que alicerça-se em criar diferenças e desigualdade, pois é o sistema que dá a classe burguesa todo o poder de explorar seres humanos, como se fosse peças de uma máquina, como se os sangue dos trabalhadores fosse óleo, para as máquinas e assim como as máquinas que precisam ser substituídas, também jogam o trabalhador de lado, sem observar que na relação do trabalho nascia as doenças profissionais, nasciam as neuroses, os baixos salários e a desgraça do abandono social. Outro ponto a ser considerado é o pensamento socialista francês, naquilo que de mais puro processa-se com o pensar da Teoria dos homens iguais, na experiência dos jacobinos, e por fim no olhar da comuna de Paris.E por fim a dialética Hegeliana que era idealista foi virada pelo avesso por Karl Marx e Friedrich Engels.

A sua fundação respondeu a uma exigência  do movimento operário, que demonstrava a carência de um partido operário revolucionário.

A sua estratégia foi definida de principio com uma ideia que era conquistar o poder pela classe trabalhadora. com a tarefa de pensar um partido alicerçada nas necessidades dos operários brasileiros.

Participar deste partido é entender a necessidade do acolhimento a toda a população brasileira, é entender que jamais podemos compartilhar da omissão de um Estado que permitem seres humanos quem more, viva e morra  nas calçadas e ao relento, de quem é mal atendido em postos de saúde, de quem sofre com o abandono de escolas e instituições de educação, ou de um Estado que mantém um processo de ensino que não atenda   a necessidade do aprendizado de libertar-se do processo de ignorância. É lutar pela liberdade e o bom andamento da vida, é compartilhar com a necessidade de ter um mundo equilibrado e sem opressão, de um mundo em que o povo é o pratagonista de um Poder. é um partido que tens memória, tem história, respeita o povo brasileiro e mantém o caráter de Partido, de parte de uma sociedade que precisa desenvolver-se porém alicerçado num contexto da harmonia plena, na busca da transformação para todos. Na luta pelo socialismo com os olhos numa leitura de Paz, para todos, por um Poder Popular.

É muito difícil em poucas palavras estabelecer toda a vida de 97 anos de um Partido Político, que hoje reflete a resistência, ombridade de seres que trabalham e convergem numa luta de paz e organização, de respeito as mulheres trabalhadoras de negros, de jovens de grupos LGBTTe, de pessoas de terceira idade, de pessoas com deficiências físicas, somos seres humanos, fraternalmente e universais, pensando na solidariedade na fraternidade e na internacionalidade. 

Hoje oferecemos a cronica a todos os camaradas do Brasil. Parabéns Partidão.

Manoel Messias Pereira
professor e poeta brasileiro.





Comentários