A Social Democracia cor de rosa
Uma vez ainda como estudante fiz uma pergunta a um professor sobre a Segunda Internacional Socialista. E a pergunta era assim: "Se a Social Democracia nasceu no seio do Socialismo, porque esse casamento inesperado com o neoliberalismo, quando que vemos um antagonismo entre socialistas e liberais?" A resposta que foi me dada era que o que estávamos vendo não era exatamente o papel de social democratas e emendou que no Brasil a uma convulsão ideológica.
Essa resposta não me deixou satisfeito então fiz uma outra pergunta a um outro professor agora doutor em história económica. A social Democracia é da esquerda ou da direita? E ele respondeu assim que era direita, e eu emendei mas não nasceu na Segunda Internacional Socialista? E ele disse a resposta é muito complexa, e outro dia responderei. Já se passaram quase vinte anos que não nos vemos e a resposta talvez ficou perdida no vazio da contemporaneidade.
Muito tempo depois observei na história de que a Segunda Internacional Socialista, possibilitou o aparecimento de grupos de pensadores até certo ponto divergentes num mesmo espaço de discussão por exemplo Ernest Bernestein que era um revisionista que negava a teoria de Marx e até mesmo o que entendemos por revolução do proletariado, pensava muito diferente do que uma Rosa de Luxemburgo que era uma revolucionária e que pra mim sim tem um viés marxista muito mais apurado e trás no seu contexto a necessidade da revolução, ou de um Karl Kaustky, que apesar de marxista, nada falava do processo revolucionário.
E o início da Segunda Internacional traz -me os últimos anos de vida de Karl Marx, se alicerçarmos nas relações internacionais destes trabalhadores, com o fim da Primeira Internacional veremos que o Movimento Operário avançou pelo caminho da acumulação de forças e na sua preparação para os combates futuros.
Marx e Engels continuaram a desenvolver um intenso trabalho na direção ativa do movimento operário e com enorme atenção a social democracia alemã, procurando corrigir os seus erros políticos. Com a lei contra os socialistas, foi preciso restabelecer o partido Social democrata que encontra-ase na ilegalidade. Assim como ambos participaram da criação do Partido Socialista Operário da França. Ainda ajudaram socialistas ingleses, norte americanos, criticando a sua desvinculação com as massas e indicando o caminho de um estreito contato com as massas. E com isto foram capazes de terem a hegemonia teórica no seio da classe trabalhadora.
E lutaram infatigavelmente contra todas as variedades de oportunismos contra o lassallismo,ou seja os seguidores de Ferndinand Lassalles, o phoudonismo os seguidores de Pierre-Joseph Proudhon, os pré marxistas. E neste contexto com os trabalhos científicos de Marx principalmente o Capital um obra de grande valor teórico e que precisa estar ao serviço de toda a classe trabalhadora, pra entender os mecanismos de como é organizado essa engenhoca chamado sistema capitalista. Mas ele estava esforçando teoricamente para nos brindar com essa obra e tendo a sua saúde precária.
E em 14 de março de 1883 depois de uma penosa e prolongada doença ele falece. E assim Engels disse "morre venerado, amado e chorado por milhões de trabalhadores revolucionários, cuja a imensa legião no mundo se estende por toda a Europa e América, desde as minas da Sibéria até a Califórnia: posso afirmar que Marx teve muitos adversários mas dificilmente terá tido um inimigo pessoal. Seu nome e sua obra viverão através dos séculos".
Depois de sua morte Engels toma nas mãos o Movimento Operário. E via sempre em conta as tais condições concretas para o pensar e implantar o socialismo em cada país. E fazia duras críticas aos socialistas americanos pela falta de contato com as massas e por sua incapacidade de implantar o socialismo. e não menos condenou o oportunismo de um revisionista como o alemão Georg Vollmar, que desejava a submeter uma revisão tática revolucionaria marxista, ao afirmar que a nova sociedade seria o resultado de uma gradual e pacífica evolução do capitalismo para o socialismo. Engels vai desnudar Vollmar. Mas fez também duras críticas ao programa de Erfurt da social democracia alemã, por escamotear a palavra de ordem da luta pela ditadura do proletariado. E também neste contexto ainda continuou a combater os anarquistas contra a sua posição contrária à utilização do Parlamento, porém punha -se em guarda aos social-democratas alemães contra o que chamava de cretinismo parlamentar.
Um período rico na organização da classe trabalhadora, com um olhar marxista, na Alemanha tínhamos o Partido Social democrático Alemão, na França o Partido Operário, na Inglaterra a Federação Social Democrata, embora um grupo reduzido da mesma forma nos Estados Unidos da América com o Partido Socialista Operário dos estados Unidos, Em 1883 na Rússia formou-se o grupo Emancipação do Trabalho, Em 1885 surgiu o Partido Operário da Belgica e Partido Operário da Itália.E com o aparecimento destes partidos de massa houve a necessidade de uma Nova Internacional. E em 1889 os socialistas franceses tomaram a iniciativa de convocar um Congresso Operário Mundial. E proposição partiu de dois grupos simultaneamente que estava dividido o socialismo francês: o dos guesdistas e dos possibilistas. Este último tinha como intenção o apoderamento da direção do movimento operário mundial. Portanto via-se ali um movimento oportunista. E Friedrich Engels teve que atacar duramente. A despeito de sua idade ele lançou à luta pela energia juvenil na organização de um Congresso revolucionário, marxista. Durante vários meses trabalhou para levar adiante esse propósito e graça a eles os planos dos possibilistas puderam ser desbaratados.
Em 14 de julho de 1889, no centenário da tomada da Bastilha reuniu-se em Paris o Congresso marxista Internacional. E Engels não pode assistir, pois estava empenhado na preparação para a impressão no terceiro tomo de O Capital. O Congresso foi assistido por mais de trezentos delegados entre os quais destacamos Willhelm Liebkenecht, August Bebel, Paul Lafarg, Guesde, Plekhanov. E no mesmo momento os oportunista também convocaram o seu congresso que foi um belo fracasso. Portanto foi no Congresso de Paris que deu início a Segunda Internacional Socialista. E em 1890 no dia 1 de maio os operários europeu saíram as ruas pela primeira vez para comemorar, algo que foi resolução deste Congresso de Paris, como um dia de Solidariedade internacional do proletariado e como um dia de revista s forças combativas. E em algumas partes do mundo passamos a ter choques com as forças de seguranças do capital como policia e até exercito.
No começo o que vemos foi o confronto da tática anarquista e isto foi pretexto para que a elite capitalistas com suas forças pudessem reprimir os militantes das organizações operárias, além de favorecer a infiltração de elementos provocadores e espiões no movimento operário. E Engels aprovou que os anarquistas fossem expulsos do seio da Assembleia.
Porém Engels também deixou a sua vida esgotante e em agosto de 1895 falece. E a bandeira de luta passou a ficar com Lênin, que continuou a conservar a sua firmeza original nos princípios revolucionários da doutrina de Karl Marx e desenvolveu a sua doutrina, elevando -a um plano superior.
Com esse recorte da história, ou seja esse fragmento de informações podemos cientificar que com a morte de Engels os líderes internacionais como Bebel ou Guedistas substimaram os oportunistas de direita que começaram gradualmente a degenerar de partidos de revolução a partidos reformistas. E o oportunismo sempre cresceu e dai sim podemos ver o enlace matrimonial da social democracia com o neoliberalismo. E dai sim temos uma explicação melhor elaborada do que a simples questão esquerda ou direita ou então os três grupos que surge na social democracia e que não fica muito evidente. Pois todos os revolucionários que conheço hoje chamamos de comunistas. Todos os outros ou são socialistas que ficou com um interpretação oportunista de Kausky da chamada resolução da borracha em que a participação de um socialista num gabinete reacionário é questão de tática e não de princípio. Então aquele professor que justificou que no Brasil era uma confusão ideológica, não precisa explicar mais nada se ainda estiver vivo. Pois na época faltou aprofundamento teórico em sua resposta. O outro que disse voltaria a conversar e ficou a mais de quarenta anos calados. Pode levar a sua resposta para o túmulo.
Manoel Messias Pereira
cronista, poeta
Membro da Academia de Letras do Brasil - ALB
São José do Rio Preto-SP. Brasil
Ótimo texto! Eu diria que a social-democracia continua bem fiel aos seus ideais nos países nórdicos. O que vemos lá é uma quase perfeita justiça social que dura há décadas.
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