A minha ideia do Aprender
A vida é uma continuidade do aprender e do ensinar. E sempre penso nisso, a minha primeira escola pra mim foi a minha casa, o contato com a minha mãe, com o meu pai, meus irmãos minhas avós, e neste contexto de meus avós só lembro de um o pai de minha mãe. E acho que no meu lar por mais simples que fosse extrai as primeiras noções de convivência social.
O educador brasileiro Paulo Freire tem uma frase em que ele afirma que ninguém ignora tudo, e ninguém sabe tudo, todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre. E essa afirmação dela me leva a entender que é melhor aprender, porque a vida e a convivência com outro ser humano nos ensina. E isto permite-me entender que a educação pode ser promovida nos mais diferentes ambientes sociais. E essa pode ser colaborativa, participativa, e de construção conjunta.
O ensinar remete-nos a ideia de compartilhar o que já aprendemos e recebemos daquele que é o aprendiz também alguns ensinamentos porque tudo nasce de um processo dialógico, e até dialético, e assim nos fazemos seres humanos portadores, do desejo implícito de compartilhar tudo que sabemos e enriquecemos como seres, pelo conhecimento.
O conhecimento pode ser absolutamente prático, teórico, pode ser cientifico, pode ser popular. Pode nascer até de uma constituição isotérica, mística, sociológica, antropológica, religiosa e assim por diante atende a uma específica necessidade .
Um dia li um pequeno texto que creio que é de Ivone Bechat na qual ela escreve que a educação não tem o vírus da sabedoria. E que o educador orienta a aprendizagem, ajuda a formular conceitos e desperta as potencialidades inatas.
Recordo quando fiz a minha primeira faculdade que foi de Estudos Sociais, e tinha um professor que dizia que todos nós seres pensantes somos seres filosóficos, e portando portadores de pensares, ideias, ideologias e com elas explicamos a vida, e compreendemos as relações humanas.
O que aprendi na verdade são coisas que tecnicamente chamamos de disciplina humanas ou estudos das humanidade. Eu descobri por exemplo porque a minha família tinha um relacionamento de dois grupos ou dois troncos familiares que no passado se relacionava. E isto é importante pois como afrodescendentes, temos raízes de pessoas que foram simplesmente escravizadas. E tínhamos com certeza o compartilhar de esperança de corpos, de determinações com pessoas muitos diferentes, que aqui encontrou uma espécie de novo lar para a tentativa de uma família tradicional africana. embora seja muito difícil tudo isto ocorrer. E esse conceito não estava alicerçado num propósito construído formalmente, mas sim naturalmente.
Na história percebo a trajetória do ser humano no Planeta Terra, nas sua formulação teórica, no se modo de produção, na sua construção do conhecimento social e económico. No espaço geográfico estudando e interagindo com a modificação da paisagem. Na filosofia na ajuda ao pensar as relações humana e criar uma formulação, por um currículo oficial do estado de São Paulo esta assentado na competência e habilidade. E no Ensino Médio temos a Sociologia que dá o enfoque em dar resposta a atual sociedade que estamos vivendo.
E assim que aprendemos compartilhamos com o nosso próximo numa realidade continua.
Manoel Messias Pereira
professor, poeta
Membro da Academia de Letras do Brasil - ALB
São Jose do Rio Preto-SP.
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