Voltairine de Cleyre nasceu na pequena cidade de Leslie, Michigan, em uma família extremamente pobre que possuía laços com o movimento abolucionista estadunidense. Alguns de seus parentes participaram da famosa Underground railroad, uma rede clandestina que auxiliou dezenas de milhares escravos em suas fugas para territórios sem escravidão. Seu nome foi escolhido em homenagem ao famoso filósofo francês Voltaire - fatos de sua biografia que contribuiriam para a formação de sua retórica libertária pouco depois de sua adolescência.
Ainda adolescente foi matriculada em um convento Católico em Sarnia, Ontário, Canadá, já que seu pai não podia sustentar a família a beira do desespero. Esta experiência teve o efeito de aproximá-la mais do ateísmo do que do Cristianismo. Sobre o tempo que passou lá ela disse, "este tem sido como o Vale das Sobras da Morte, existem cicatrizes brancas em minha alma, onde a ignorância e superstição queimaram-me com seu fogo infernal nesses dias sufocantes".[2] Mais de uma vez ela tentou fugir, uma delas nadando na água gélida do Porto de Huron Michigan, e andando 17 milhas ao fim das quais acabou por encontrar amigos de sua família que contataram seu pai e a mandaram de volta. De nada adiantaria, pouco tempo depois ela conseguiu fugir novamente para nunca mais voltar.
Em 17 de novembro de 1866 - nasce Voltairine de Clayre, escritora anarquista estadunidense.
Em 17 de novembro de 1869 - Inauguração do Canal de Suez
Em 17 de novembro de 1905 - A Coreia é declarada um protetorado Japonês.
Em 17 de novembro de 1910 - Nasceu em Fortaleza Rachel de Queiroz, jornalista, escritora, e membro do Partido Comunista brasileiro.
Em 17 de novembro de 1922 - Queda do Império Otomano
Em 17 de novembro de 1923 - Nasceu em Boavista -Cabo Verde, Aristides Pereira, o primeiro presidente de Cabo Verde, falecido 22/09/2011.
Em 17 de novembro de 1945 - O PCB lançou o engenheiro Yedo Fiuza candidato à presidência da República.
Em 17 de novembro de 1950 A Organização das Nações Unidas -ONU reconhece a Independência da Líbia.
Em 17 de novembro de 1959 - Faleceu Heitor Villa Lobos, maestro modernista brasileiro (nascido 1887)
Em 17 de novembro de 1966 - Nasceu Dayse Fuentes, modelo e atriz estadunidense
Em 17 de novembro de 1972 - nasce Kimya Dawson, guitarrista, cantora e compositora estado-unidense
Em 17 de novembro de 1983 - No México funda-se o exército Zapatista de Libertação Nacional.
Em 17 de novembro de 1989 - Ocorreu a revolução de Veludo. A revolução não agressiva.Quando a polícia reprimiu na manifestação pacífica em Praga e que desencadeou a deposição do grande comunista
Em 17 de novembro de 1998 - Faleceu o sociólogo e educador brasileiro Mauricio Tragtemberg. Era um libertário e deixou como contribuição a sua pedagogia libertária.
Em 17 de novembro de 2012 - Ocorreu o Ciclo de palestras "Consciência Negra e educação na Amazonia" na Universidade Federal do Pará
Em 17 de novembro de 2017 - Moradores da Rocinha-RJ, denunciam que além de ter que conviver com o tráfico sob as leis das armas há também as leis, policiais camuflados , usando toca ninjas e cometendo o terrorismo. A PM ao invés de ajudar cria um terror maior.
Comentários
Postar um comentário