Fatos Históricos do dia 30 de outubro - Contemplação Humanística

Em 30 de outubro de 1821 - Nasceu Fyodor Dostoyevsky destacado romancista russo, que explorou em sua obra a psicologia humana no complicado contexto histórico político da sociedade russa do século XIX.
Em 30 de outubro de 1885 - nasce Hailey Ezra Weston Loomis Pound, poeta, músico, crítico literário estadunidense, reponsável pela vosticismo, falece 01/11/1972.
Em 30 de outubro de 1930 - nasce Clifford Brown,trompetista de jazz estadunidense falecido em 26/06/1956.
Em 30 de outubro de 1958 - Grandes Manifestações liderada pelo Pacto da Unidade Intersindical em São Paulo contra o aumento das tarifas públicas. Ocorreram choques entre policia e manifestantes e cinco trabalhadores perderam a vida.
Em 30 de outubro de 1970 - Agentes do DOI/CODI, invadem a redação do jornal O Pasquim e prendem diversos profissionais como redatores, diretores e colaboradores.
Em 30 de outubro de 1970 - Nasceu no Brooklin em New York, Nia Long, como é conhecida a atriz Nitara Carolynn, ela que vem de uma família humilde, cujo o pai era professor colegial, a mãe professora de arte e motorista de ônibus, ela estudou jazz, sapateado, ginastica e guitarra. Teve uma infância dificil e hoje é casada com o ator Mazzai Z Dorsey.
Em 30 de outubro de 1989 - Nasceu Vanessa White, atriz, cantora, e modelo inglesa
Em 30 de outubro de 1992 - Em Luanda ocorreu o Massacre de Outubro quando foram assassinados militantes e a direção dos partidos da UNITA -União Nacional Independência Total de angola  e do FNLA -Frente Nacional de Libertação de Angola.
Em 30 de outubro de 1994 - Falece Evandro do Bandolim, compositor e musico brasileiro.
Em 30 de outubro de 1996 - II Reunião Internacional de História da África "A Dimensão Atlântico da África- Rio de Janeiro.
Em 30 de outubro de 2001 - Michael Jackson lança o seu trabalho intitulado " Invincible,"que bate record na Semana de Lançamento 
Em 30 de outubro de 2002 - falece Jason William Mizell, DJ do Grupo Hip Hop Run D.M.C.
A história de Hadijatou começou há 24 anos, em 1994. quando ela contava 12 anos, foi vendida pela sua família a um homem chamado Suleyman Naroua pelo equivalente a 394 euros. Segundo o seu relato, Naroua obrigou-a a trabalhar para ele durante os 10 anos seguintes, tanto em casa como no campo. Para além disso violou-a quando tinha 13 anos e obrigou-a a tomar conta dos seus filhos. Também relatou que o homem lhe bateu "muitas vezes", tantas que numa ocasião fugiu e voltou para a família. Mas "depois de dois ou três dias, levavam-me de novo de volta para ele."
Isso sucedeu em 2003, quando o Níger aboliu oficialmente a escravatura. Mesmo assim, continuam a suceder casos, tanto no Níger como em outros países do ocidente africano, como a Mauritânia ou o Mali.
A sorte de Hadijatou mudou em 2003, quando o seu "amo" a libertou e lhe entregou um "certificado de libertação", segundo conta a  "Anti-Slavery Internacional", que a ajudou nos tribunais. Por pouco tempo. Hadijatou abandonou a casa de Naroua e conheceu outro homem, com quem pretendia casar-se. Foi então quando o seu antigo amo reapareceu: Frustrou o casamento de Hadijatou dizendo que já estava casada com ele. Um tribunal ditou contra Naroua e Hadijatou seguiu em frente com o casamento, mas mais tarde, o caso foi revisto, foi dada razão ao antigo amo e a Hadijatou foi condenada a seis meses de prisão por bigamia.
Decidiu então levar o seu caso ao tribunal de Justiça da Ecowas (Comunidade Económica de Estados da África Ocidental). Hadijatou denunciou o Governo do seu país por não evitar que fosse convertida em escrava, apesar de oficialmente ter abolido a escravatura há cinco anos, enquanto ela permanecia cativa. O tribunal deu-lhe agora razão, embora o Níger sustente que faz tudo o que pode para erradicar a tragédia da escravatura. Segundo o tribunal, Hadijatou foi vítima de escravatura e torna "a República do Níger responsável por inacção".
"Estou muito feliz por esta decisão", declarado Hadijatou ao conhecer a sentença do Tribunal, explicando que uma das razões pelas quais se socorreu da "Ecowas" foi para evitar que os seus dois filhos tenham que viver na escravatura, porque é costume que os filhos dos que são mantidos como escravos se convertam por sua vez em propriedade do amo.
O Tribunal condenou o Níger a pagar o equivalente a 15.000 euros. "Acatamos a lei e respeitaremos esta decisão", declarou Mossi Boubacar, advogado do governo nigeriano.
Romana Caccioli, da "Anti-Slavery International", sustenta que o seu grupo ajudou a libertar cerca de 80 mulheres com casos similares ao de Hadijatou. Segundo os seus dados, há cerca de 40.000 escravos no Níger, pelo que o caso de Hadijatou pode ter uma grande importância para muitas pessoas.
Esperemos que este acto seja o prenúncio do fim da condição de escravo e esperemos que se abra um novo dia para muitos outros que esperavam esta decisão, porque agora têm um tribunal a quem podem recorrer e que pode mudar as suas vidas, porque as decisões do Tribunal de Justiça do Ecowas são vinculativas para todos os estados membros da organização.
Em 30 de outubro de 2008 - Veio a público a história de Hadjatou Mani, publicado pelo salvo conduto, numa fonte jornalística do El País - Espanha, e que ora o "Olhar de Esperança "compartilha.
Em 30 de outubro de 2009 - Faleceu o antropólogo francês Claude Lévi Strauss membro da Academia Francesa e que esteve no Brasil convivendo muito tempo com os indígenas brasileiros, buscando aperfeiçoar suas teorias acadêmicas.
Em 30 de outubro de 2010 - Esta foi a data limite para entrega dos resumos dos trabalhos, visando o III Seminário Nacional de estudos de História e Cultura Afro, que aconteceu entre 16 a 19 de novembro no Centro de educação (CEDUC) em Campina Grande sob a temática Educação para as relações Étnico raciais.
Em 30 de outubro de 2011 - fechou o evento Fashion Black, que iniciou entre 25 a 30 de outubro, uma semana de modas para negros, organizada no Rio, pela ONG Educação e Cidadania de afros-descendentes e Carentes organizado pela Educafro.

Em 30 de outubro de 2011 - A Irmandade de São Benedito e Nossa senhora do Rosário participaram em Parelhas-RN da Festa do Rosário sob a coordenação do sargento Cleso Silva.

Comentários