Dia do Professor(a)
Lembro com saudade do meu tempo de criança, lembro com ternura das minha primeiras professoras, aquelas que guiaram-me para as letras para a construção de meus sonhos, na interpretação dos signos, a forma primitiva do conhecer, do entender. A leitura possibilitou-me possibilitou-me conhecer além do terreiro de minha casa.
Busquei na minha vida, sempre crescer, estudar, respeitar meus pais, meus professores. As minhas ações foram todas elas praticadas por orientação de minha família, que ensinou-me que o respeito ao próximo é a nossa maior riqueza, que uma vida compartilhada com responsabilidade numa família. Que a paz é sempre um caminho a ser cultuado. E o que aprendemos em casa temos também que partilhar na vida escolar.
Assim aprendi a respeitar os colegas de escolas. E ter nos meus estudos uma forma de impor-me, como líder e como amigo de sala de aula.
Ganhei admiração dos professores, e esses professores foram portanto seres que inspiraram minha vida. Recordo da minha professora do terceiro ano primário a dona Marilene,com quem tive um imenso carinho. E mesmo quando já adulto formado como professor, encontrei-a na atribuição de aula feita na Diretoria de ensino que antigamente era chamada Delegacia de ensino, e ela abraçou-me cm seu sorriso. E disse que fui o grande orgulho dela como professora e que ela já tinha acompanhado-me pelos jornais, pelos textos que escrevia, pelas poesias que fazia. Fiquei feliz com isto.
Quando de uma Conferência de Educação pela qual defendia uma tese educacional, para poder participar do Congresso Estadual de educação da categoria. Ela chegou e me abraçou e disse sou muito feliz por você. Mas ela talvez não saiba que a minha profissão foi inspirada na imagem e na postura dela como educadora.
Outro dia um ex-aluno, disse que fez o curso de história e que passou a ser professor, disse a mim que eu fui a inspiração dele. É assim o tempo passa, os valores, da paz, do bom ensino, do respeito mútuo, do amor sobre a dedicação do bem-estar na vida.
Ou seja da vida o que levamos é apenas o reconhecimento do que fomos e nada mais. Os professores são sempre bons exemplos pois parte do ensino pela necessidade do ensinar e aprender. Não mais do que isto. A formação de cada um destes seres humanos são as dos humanistas.
E o sentido disto tudo é a busca de uma verdade, e a descoberta material de nossa existência, numa fé no que é psíquico, no que é material no que é o domínio das possibilidade do encontro com a felicidade. O professor é aquele que tens o poder de olhar a ciência, as coisas complexas do mundo e transmitir de forma lúdica, simples as crianças, aos adolescentes, aos secundaristas e mais tarde ao ensino superior. é o facilitador da aprendizagem. E todos independente do tempo e do espaço, são capazes de aprender e também de ensinar. E são estes profissionais que merecem o pleno respeito, harmoniosamente.
Manoel Messias Pereira
professor, cronista e poeta
Membro da academia de Letras do Brasil -ALB
São José do Rio Preto-SP.
Comentários
Postar um comentário