Fatos Históricos do dia 17 de setembro - Contemplação Humanistica

Em 17 de setembro de 1871 - Temos o início da Conferencia da Associação Internacional dos Trabalhadores -AIT, em Londres
 Durante a Conferência de Londres de 1871, Marx propôs uma resolução sobre a necessidade de a classe trabalhadora se dedicar à batalha política e construir onde fosse possível um novo instrumento de luta considerado indispensável para a revolução: o partido (utilizado até então apenas pelos operários da Confederação Germânica). Muitos, entretanto, opuseram-se a esta decisão. Para além do grupo de Bakunin, contrário a qualquer política que não fosse a da destruição imediata do Estado, várias federações se uniram em sua impaciência e rebeldia em relação {a proposta do Conselho Geral, ao considerar que a eleição de Londres era uma ingerência na autonomia das federações locais.
Em 17 de setembro de 1922 - Nasceu Antonio Agostinho Neto, líder da Independência de Angola
hoje dia do Herói Nacional.
Em 17 de setembro de 1941 - Nasceu o jornalista, escritor  e, ex-guerrilheiro Fernando Gabeira
Em 17 de setembro de 1955 - Nasceu a cantora e compositora brasileira  Marina Lima
Em 17 de setembro de 1971 - Assassinato de Carlos Lamarca e Jose Campos Barretos , assassinados em Ipubiara - BA.
Em 17 de setembro de 1972 - Nasceu a atriz brasileira Mariana Lima, esposa do diretor Enrique Diaz.
Em 17 de setembro de 1974 - Guiné-Bissau é admitida como estado membro das Nações Unidas.
Em 17 de setembro de 1979 - nasce Negra Lee, cantora, atriz brasileira.
Em 17 de setembro de 1979 - nasce Flor Rida, rapper, cantor de hip hop estadunidense
Em 17 de setembro de 1980 - Anastácio Somoza foi assassinado em Assumção no Paraguaí.
Em 17 de setembro de 1996 - Reabertura do Museu da Abolição. Centro de referência da Cultura afro-brasileiro. Dia do Patrimônio cultural. O museu da Abolição é patrimônio histórico, instituído  pela Comunidade Mercosul, como o dia das portas abertas. Endereço Rua Benfica, 1150 - Madalena, cep 50720 - Recife -PE.
Em 17 de setembro de 2010 - Foi publicado que a professora Carolina dos Santos que na sua dissertação de mestrado é fundamentado em "adolescentes negros (as) ocupam lugar do exótico em revista".
Em 17 de setembro de 2011  - Aconteceu a 3. Caminhada homenagem aos mestres da Tradição Afro-brasileira ressalta Afonxé Asé  Omo Ade, Casa de Umbanda e Candomblé de Goiás, grupo capoeira e congada, grupo de congada , Pai João Abuque, Mestre bimba, Mestre Pasquinha, entre outros.
Em 17 de setembro de 2012 - O Plano Setorial de Cultura Indígena e as Ações do Ministério da Cultura para valorizar e apoiar a diversidade cultural indígena , promove o curso "Políticas Públicas e Povos Indígenas do Brasil" realizado pelo IEPE-Instituto de Pesquisa e Formação Indígena e contou com 55 representantes no auditório da Biblioteca Pública Estadual Eucy Rodrigues Lacerda em Macapá.

Em 17 de setembro de 2015 - Estreiou  o espetáculo Axé Orixá, o espetáculo intinerante que acompanhou a Marcha do Orgulho Crespo e Festival da Cultura Afro. Um espetáculo protagonista da cultura afro e história afro. Tendo como local o Estacionamento do Armazém doRiacho Fundo as 19;horas em Brasilia-DF.
Em 17 de setembro de 2015 - Teve inicio  e seguiu até ao dia 19 a 1a. conferencia Nacional de Política Indigenista no Pará.
Em 17 de setembro de 2015 - Falece Florencia Pereira dos Anjos, Yalorixá , filha de Iansã, nascida em Olímpia -SP, filha de Ana Pereira dos Anjos e de Jose Antonio de Souza, faleceu em São José do Rio Preto-SP. carinhosamente foi chamado de mãezona.
Em 17 de setembro de 2016- com o impeachment de Dilma Rousseff, os indigenas Marãiwatsédé, que significa na língua xavante mata densa nas divisa da Bacia do araguaia e do Xingo no nordeste do mato Grosso, com Michel Temer (PMDB) reacende oconflito com os fazendeiros que antes haviam sido expulsos por força da lei, e agora tem a mercê destes não indígena a possibilidade de reaver os 165 hectares de terra. E uma ameaça esses seres humanos nativos. Vivendo ali sem qualquer respeito por parte do Estado.
Em 17 de setembro de 2017 - Famintos e amontoados em razão da crise dos refugiados de Myanmar. São 400.000 hohingyas de Myanmar(antiga Birmânia) fugindo para Bangladesh, fugindo da matança contra essa minoria étnica em seu país, com isto temos os problemas superando a capacidade da ajuda humanitária.

Comentários