Fatos Históricos do dia 15 de setembro - Contemplação Humanística

Bandeira da Guatemala
Bandeira da Costa Rica
bandeira da Nicarágua
Em 15 de setembro de 1821 - Comemora-se a Independência da Nicarágua, Guatemala e Costa Rica.

Em 15 de setembro de 1894 - nasce ledo Fiuza em Porto Alegre, candidato a presidência do Partido Comunista Brasileiro -PCB, em 1945.
Em 15 de setembro de 1903 - Greve dos cocheiros e trabalhadores em bonde do Rio de Janeiro-Capital.
Em 15 de setembro de 1938 - nasceu Lya Fett Luft nasceu em Santa Cruz do Sul, uma cidade de colonização alemã, como filha do advogado e juiz Arthur Germano Fett. A sua família tinha muito orgulho de suas raízes germânicas e, por isso, considerava-se superior aos "brasileiros", embora seus integrantes tivessem chegado ao Brasil em 1825. Durante sua juventude, Lya foi uma tida como uma menina desobediente e contestadora: não gostava de aprender a cozinhar nem a bordar e chegou a ser mandada para um internato durante dois meses. Porém, desde cedo foi uma ávida leitora — aos onze anos, já recitava poemas de Göethe e Schiller — e tinha um relacionamento mais natural com o pai, um homem culto a quem idolatrava, do que com a mãe. Aos dezenove anos, ela se converteu ao catolicismo, espantando aos pais, ambos luteranos.

Em 15 de setembro de 1944 - Força Expedicionária Brasileira sob o comando de Marechal Mascarenha de Morais parte para a guerra na Itália.
A Força Expedicionária Brasileira, conhecida pela sigla FEB, foi a força militar brasileira de 25.334 homens que foi responsável pela participação brasileira ao lado dos Aliados na Campanha da Itália, durante a Segunda Guerra Mundial. Constituída principalmente por uma divisão de infantaria, historicamente é considerada o conjunto de todas as forças militares brasileiras que participaram daquela campanha. Adotou como lema "A cobra está fumando", em alusão ao que se dizia à época que seria "Mais fácil uma cobra fumar cachimbo do que o Brasil participar da guerra na Europa".

Em 15 de setembro de 1954 - O Congresso Nacional Popular da China, aprovou a Nova Constituição e Mao Tse Tung passou a ser intitulado Chefe de Estado Maior.
Em 15 de setembro de 1957 - Em São Paulo a greve geral com 400 mil trabalhadores de seis categorias, greve que teve o apoio organizacional do Partido Comunista Brasileiro - PCB.
Na manhã do dia 15 de setembro de 1963, a organização racista e de ultra-direita Ku Klux Klan explode uma bomba durante um culto na Igreja Batista da rua 16, em Birmingham, Alabama, matando quatro jovens meninas. Com sua grande congregação afro-americana, o local era ponto de encontro de líderes dos direitos civis, como o reverendo Martin Luther King, Jr., que certa vez chamou Birmingham de “símbolo do núcleo de resistência à integração”.
O governador do Alabama, George Wallace, fez da manutenção da segregação racial um dos objetivos centrais de sua administração. O atentado à igreja era o terceiro em Birmingham após apenas  11 dias do mandado federal que exigia a integração do sistema escolar do estado. Quinze bananas de dinamite foram plantadas no piso da igreja, debaixo de onde estava o banheiro das moças. As bombas detonaram por volta das 10h19, matando Denise McNair, de 11 anos, Cynthia Wesley, Carole Robertson e Addie Mae Collins, todas com 14 anos. Imediatamente após as explosões, membros da igreja, aturdidos e ensanguentados, cobertos de pó e de estilhaços de vidro, vagaram às tontas antes de começar a cavoucar os escombros em busca de sobreviventes. Mais de vinte membros da congregação ficaram feridos.
Quando milhares de indignados e irados manifestantes negros postaram-se diante do cenário do crime, Wallace enviou centenas de policiais e corpos armados para reprimir a multidão. Dois jovens negros foram assassinados naquela noite, um pela polícia e outro por um grupo racista. Enquanto isso, a reação popular ao atentado continuava a crescer, chamando a atenção do mundo para Birmingham. Luther King enviou para os funerais de três das moças mais de oito mil acompanhantes.
Um membro da Ku Klux Klan bastante conhecido, Robert Chambliss, foi acusado de assassinato e da compra de 122 bananas de dinamite. Em outubro de 1963, Chambliss foi absolvido da acusação de assassinato, tendo recebido condenação de 6 meses de prisão e multa de 100 dólares apenas pela compra da dinamite. Embora uma investigação posterior do FBI tenha identificado três outros cúmplices de Chambliss – Bobby Frank Cherry, Herman Cash e Thomas E. Blanton, Jr. –, foi revelado mais tarde que, em 1968, o diretor geral do FBI, Edgar Hoover, obstruiu a investigação, engavetando-a sem que fosse concluída. Depois do procurador-geral do Alabama ter reaberto o caso em 1977, Chambliss foi julgado culpado e sentenciado à prisão perpétua.
Um membro da Ku Klux Klan bastante conhecido, Robert Chambliss, foi acusado de assassinato e da compra de 122 bananas de dinamite. Em outubro de 1963, Chambliss foi absolvido da acusação de assassinato, tendo recebido condenação de 6 meses de prisão e multa de 100 dólares apenas pela compra da dinamite. Embora uma investigação posterior do FBI tenha identificado três outros cúmplices de Chambliss – Bobby Frank Cherry, Herman Cash e Thomas E. Blanton, Jr. –, foi revelado mais tarde que, em 1968, o diretor geral do FBI, Edgar Hoover, obstruiu a investigação, engavetando-a sem que fosse concluída. Depois do procurador-geral do Alabama ter reaberto o caso em 1977, Chambliss foi julgado culpado e sentenciado à prisão perpétua.
Esforços para processar os outros três homens que participaram do atentado continuaram por décadas. Embora Cash tenha morrido em 1994, Cherry e Blanton foram presos, processados e condenados em 2000 pelo assassinato. Blanton foi sentenciado à prisão perpétua. O processo de Cherry foi diferido depois que os juízes o julgaram mentalmente incapaz de ser submetido a juízo. Esta decisão foi mais tarde revertida. Em 22 de maio de 2002, Cherry foi considerado culpado e sentenciado à prisão perpétua, trazendo às famílias e amigos das quatro jovens vítimas, após tanto tempo, algum conforto.
Em 15 de setembro de 1963 - A Ku Klux Klan explode bomba na Igreja Batista de Birmingham no Alabama -EUA, que matou as quatros garotinhas, Denise Mcnair 11 anos, Cynthia Wesley, Carole Robertson e Addie Mae Collins, todas de 14 anos.
Em 15 de setembro de 1971 - Stuart Angel, filho da estilista Zuzu Angel, foi morto sob torturas na Base do Galeão - Rio de Janeiro.
Em 15 de setembro de 1976 - Angola adere a Convenção da ONU sobre todas as formas de discriminação à Mulher.
Em 15 de setembro de 1982 - O Massacre de Sabra e Chatila (em árabe: مذبحة صبرا وشاتيلا, transl. Maḏbaḥat Ṣabrā wa Shātīlā) foi o genocídio de refugiados civis palestinos e libaneses perpetrado entre 16 e 18 de setembro 1982 de 1982, pela milícia maronita liderada por Elie Hobeika, como retaliação pelo assassinato do presidente eleito do país e líder falangista, Bachir Gemayel. O evento ocorreu nos campos palestinos de Sabra (صبرا, Sabrā) e Shatila (وشاتيلا, Shātīlā), situados na periferia sul de Beirute, área que se encontrava então sob ocupação das forças armadas de Israel.
A pedido dos falangistas libaneses, as forças israelenses cercaram Sabra e Shatila, bloquearam as saídas dos campos para impedir a saída dos moradores."A carnificina começou imediatamente. Continuaria até o meio-dia de sábado. A noite não trouxe nenhum descanso; o oficial de ligação falangista pediu iluminação, e os israelenses, diligentemente, atenderam o pedido, disparando foguetes de iluminação", enquanto grupos de milicianos, com cerca de 150 homens cada um, iam chegando aos campos para prosseguir a execução do massacre.
Em 15 de setembro de 1995 - Realizou-se em Pequim a 4a. Conferência Mundial sobre a mulher.
Em 15 de setembro de 2004 - Durante o 2.Congresso Brasileiro de Extensão Universitária em Belo Horizonte na Universidade Federal de Minas Gerais, pelos professores e alunos e ex- alunos que participaram do Projeto Quilombo Comunidade Negra dos Arturos, de valorização cultural. Projeto de História da Professora Dra. Regina Helena Alves da Silva e Denísia Martins Borba.

Em 15 de setembro de 2008 - As empresas Iguaçu celulose e Agro Florestal Ibicui entraram no Tribunal Regional Federal 4a. Região com o Agravo de Instrumento n. 2008.04.00034037 - 5, visando cassar a decisão de indeferimento da antecipação da tutela pelo juíz da Primeira Instância na Ação Ordinária n.2008.72.03.00290 - 0. Relativo as terras da Comunidade Quilombola Invernada dos Negros no município de Campos Novos/Abdom Batista - SC, em que vivem 83 familia  remanescentes de Quilombos.Processo em andamento no Incra.

Em 15 de setembro de 2010 - A Revista Linguasagem 15a. Edição, www.letras.Ufscar.br.linguasagem recebeu e aceitou o trabalho "O livro uma história do povo Kalunga - material divulgador da representação social dos quilombos Kalunga. Artigo de Carina Merkle Lingnau.
Em 15 de setembro de 2010 - Entre os dias 13 a 15 de setembro ocorreu em Moçambique o Simpósio Internacional: Para uma história do Cinema em Moçambique com o tema Globalidade versus identidade; Reflexão sobre a sua gênese, contexto e influência para o entendimento do cinema contemporâneo. Local foi o Auditório 1502 - Faculdade de Letras das Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane.
Em 15 de setembro de 2016 - A história afro americana ganha finalmente o seu museu. O Museu Nacional de História e cultura Afro-Americana inaugurada pelo presidente Barack Obama. O acervo ficou exposta na avenida National Mall em Washington considerado o Jardim da América.

Em 15 de setembro de 2017 -Rafael Braga Vieira, 28,  conseguiu um respiro no inferno. Condenado em primeira instância a 11 anos e três meses de prisão por porte de drogas,  a droga era um litro de agua sanitária, mas o Tribunal viu algo permicioso o jovem, preso desde janeiro de 2016, poderá tratar da tuberculose aguda em casa. O ministro do Superior Tribunal de Justiça Rogério Schietti Cruz, responsável pela decisão, entendeu que não existem condições para um atendimento de saúde adequado na penitenciária Alfredo Trajan, no complexo do Bangu, Rio de Janeiro. O local é famoso por suas condições medievais, que incluem ambientes insalubres e superlotação de mais de 350% – em fevereiro abrigava 3.087 detentos onde caberiam 881. Soma-se a isso a presença de apenas um médico, que visita o presídio uma vez por semana, de acordo com um relatório de fiscalização realizado pela Defensoria Pública do Rio.



Comentários