Artigo - Eleições no Brasil - Manoel Messias Pereira


Eleições de 2018 no Brasil

O Brasil vive uma campanha eleitoral visando as eleições de outubro de 2018. E para isto temos Partidos Políticos, organizados e candidatos que buscam num espaço de debates, de propagandas, com o cara a cara ou corpo a corpo a corpo com o eleitor.

E muito destes candidatos  se portam  como salvadores da Pátria, como organizadores, gestores das atividades públicas e muitos dos quais que tens mandatos  estabelecidos  mas que insistem dizendo que farás isto ou aquilo deferente  do que sempre o fez. Evidente que mentem, evidente que tentam enganar e muitos enganam com palavras doces, corrompem os eleitores. E muitos eleitores é corruptíveis enquanto alguns não são.E para isto tens propagandas bem feitas por equipes de marquetings, ou como queira de forma popular os marqueteiros.

A Política em si é uma arte, que exige de quem trabalhas com ela, a sensibilidade, e o objeto de estudo é nada mais do que a necessidade da população frente ao processo de evolução natural. Mas também a política é uma ciência, e que exige seus interlocutores, respeito a todos os seres humanos, portadores de sonhos de desejos, e tens ansiedade por um Brasil melhor. Portanto como ciência o objeto de estudo é o ser humano e as suas necessidades sociais reais. Para tanto o candidatos precisam fazer a aplicação por meios de teorias e praticas de um conjunto de medidas visando atender essa população. Portanto o objetivo é realmente resolver todas as problemáticas administrativas de um Estado ou unidade da federação.  E também da União. Evidente em relação aos problemas executivos e legislativos nas suas relações de respeito a democracia gestada ao longo dos anos.

Em relação aos partidos fico observando que grande partes deles perderam o sentido ideológicos, são mulas sem cabeças, ou ajuntamentos de seres humanos sem nenhum respeito aos nomes das siglas. O que desejam esses senhores é ter todo o montante arrecadados de impostos, taxas nas mãos e manipulares, como numa organização de rapinagem nacional. E para isto a maioria usam do expediente sócio, econômico e politico do sistema capitalista.

Uma série de pessoas que enriqueceram na politica. E o próprio Estado brasileiro é ineficaz, pra fazer um balanço, uma verificação nas declarações do impostos de rendas destes senhores e de seus familiares, em relação a compatibilidade ou incompatibilidade destes senhores. São seres públicos que agem de formas obscuras. E a veracidade são as inúmeras maneiras de burlar, a inteligência individual e o bom senso de cada  brasileiro por meio de operações como a do Mensalão, ou Lava Jato.

No Mensalão temos que lembrar da denuncia de Miro Teixeria em 2004, que dizia que no Congresso havia pagamentos e compras de deputados e mais tarde tem uma trama de falsos empresário numa gravação, que surge a denuncia de Roberto Jefferson_PTB em 2005 em que há uma exposição de corrupção, que envolveu parlamentares, banqueiros, advogados, empresários, que tiveram pessoas envolvidas de partidos burgueses da ordem como membros do Partido dos Trabalhadores- PT, também o  Partido Popular Socialista (que não é socialista)PPS, do  Partido Trabalhista Brasileiro (que não é Trabalhista)-PTB,o Partido da república(PR), o Partido socialista brasileiro (que não é socialista)PSB, o Partido Republicano Progressita - PRP, e o Partido Progressita o PP.  Muitos destes partidos usam um nome fantasia que não tem nada haver com a práxis politica socialista e isto estou denunciando nesta oportunidade. Outros partidos que não citei mas que também usam da argumentação do desenvolvimento individual, a partir do acumulo do capital, da exploração de seres humanos por outro sere humano. Além dos políticos, também grupos de empresários, doleiros, banqueiros, advogados e publicitários, numa suruba público/privada objeto de ação penal pelo Ministério Público no Supremo Tribunal Federal (STF). Porém não sei e talvez ninguém saiba quando essa desgraça de corrupção começou só sabemos quando o escândalo foi propagado e posto numa clarividência social. Outro questão é a mudança de nome de um partido ou a mudança de um ser humano de um partido por outro como se estivesse trocando de roupas íntimas todos os dias, demonstram que eles são iguais, em formas e conteúdos. Deformando o que seria em tese uma organização política de caráter ideológico, ou seja  realmente uma geleia, sem consistência.

Depois disto temos a Lava-Jato, uma operação que teve na data de 17/março de 2014 seu inicio, numa Operação, que vai desdobrando-se em outras como a Operação Custa Brasil, que envolveu o Ministerio Publico e a Receita Federal, depois a Operação Zelotes de 26/03/2015- corrupção no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf) do Ministério da Fazenda. Assim nasce a Operação Anacronismo  das campanhas politicas em 29/05/2015; Operação turbulência do cartel das empreiteiras acusadas de fraudar contratos com a Petrobrás; Operação Abismo - que apura fraude em licitações nas obras do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (CEMPES) da Petrobrás; Operação Recomeço que investiga fraúde nos fundo de pensão,  Operação Boca Livre que apura fraude de milhões na Lei Roanet,Operação Integração que investiga casos de corrupção ligados aos procedimentos de concessionárias de rodovias federais no Estado do Paraná; Operação Buona Fortuna, que investiga vantagens indevidas a agentes públicos e políticos por empreiteira interessadas na construção da Usina Belo Monte; Operação Sothis que investiga, vantagens indevidas na Traspetros; Operação De já vú que reúne elementos  probatórios da prática de corrupção associação criminosa, fraudes contratos do Sistema Financeiro nacional, e a Operação Cobra que investiga o presidente do Banco do Brasil e da Petrobrás. Com esse conjunto de operações que envolve o serviço público e os interesses privados concluo que o Sistema Capitalista permite essa promiscuidade entre o que é público e privado. 

Elenão

E agora surge alguns partidos  como PSL e o nesta eleição que mantém um discurso de ódio, com um candidato os populares chamam  de Coiso ou Elenão, na qual as mulheres vão as ruas contra a candidatura de um homofóbico, contra um candidato que chamam mulheres de vagabundas e seus correligionários batem em mulheres, que dizem que palavras ofensivas a negros e indígenas, que pregam a tortura, que homenageia torturadores. E finge que é o novo mas tem mais de trinta anos como deputado, quase ou nenhum projeto apresentado.


O Poder Popular

Há outra lógica que também está em jogo e na disputa pelos cargos públicos seja no Executivo e no Judiciário, que não estão enveredados pelo contexto capitalista. São os partidos que pensam o trabalhador a trabalhadora, em relação ao respeito que se deve  a estes seres humanos portadores de seus desejos e querem serem protagonistas de um sonho socialista, comunistas. Que pensam o poder popular  em que todos possam ter a possibilidade de compartilhar uma esperança. E entre esses partidos podemos encontrar o Partido Comunista Brasileiro-PCB, alicerçado num contexto marxista -leninista, com a solidariedade , internacionalismo, e o materialismo histórico dialético; ou Partido do socialismo e Liberdade -PSOL; ou Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados - PSTU de cunho trotskista. Neste campo dos que pensam o mundo dos trabalhadores e suas reais necessidades há ainda o PCO - Partido da Causa Operária, que não visualizo muito o seu pensar ou ideologia. O que sei é que eles estão sempre no auxílio ao Partido dos Trabalhadores -PT, que tens uma prática social democrata e até convive bem com os neo-liberais, parecendo ás vezes até uma política  revisionista negando Marx e a revolução. Como uma extensão o mesmo observo em relação ao Partido Comunista do Brasil- PC-do-B, que não me parece ter um programa marxista, porém não estou com aqueles camaradas no dia a dia e assim só tenho que respeitá-los, no contexto da diversidade política. É assim o campo que vejo como esquerda.

E assim vamos nós todos na escolha de nossos governadores nos Estados, o nosso presidente da República Federativa do Brasil, e para tantos estão concorrendo treze candidatos. Os dois senadores, uma vez que neste ano renovamos dois terços do Senado. E os Deputados estaduais e os deputados federais. E que todos tenham boas escolhas. E os partidos precisam serem partes de um grupo de pessoas que pensam a sociedade num contexto de ideologias e filosofias.

O que todos precisam compreender é que a educação precisa ser algo que liberta o ser humano, cultural,social e educacional, portanto ela tem de ser conteúdista, clássica e avançada em relação a todas as tecnologias e necessidades do educando. que cada ser humano precisam serem atendidos nas suas necessidades Que precisa sim estar num conjunto de possibilidades que  faz parte o lazer, o teatro, a música, o cinema, a criação gráfica, as artes plásticas, leituras de livros, e revistas, a confecção de materiais culturais, preservação histórica, incentivo a dança e ao corpo,assim como o incentivo a criação e a liberdade dos jovens, as oficinas de artes. Assim como a possibilidade de apresentações e a criação de escolas de artes  em todos os níveis. O incentivo ao esporte, a saúde preventiva, a saúde curativa, Atenção básica as pessoas idosas, assistência social presente , compreensão e discussão sobre todos os temas, como a necessidade do trabalho, dos impostos, do respeito aos jovens nas periferias, nas necessidades das mães de ter creches, nas necessidades dos jovens ter suas aspirações compreendidas, que permitem divergências e convergências, num pleno respeito significa participação, como diria Walt Withman ao dizer da democracia é algo junto  a você (ou seja outra pessoa), mas que estejas no alcance das mãos.E esse desejo é que todos esperam dos candidatos que estão concorrendo neste 2018, enfim a vida precisa ser de plena paixão numa compreensão coletiva.


Manoel Messias Pereira

membro do Coletivo Minervino de Oliveira de são José do Rio Preto-SP
membro da Academia de Letras do Brasil -ALB
membro do Conselho Afro-Brasileira















Comentários