Israel insite em assentamentos ilegais na Palestina diz secretário da ONU


Assentamento na Palestina é atividade ilegal e obstáculo para a paz, diz Guterres


O secretário-geral da ONU, António Guterres, expressou desapontamento e inquietação com a decisão de Israel de construir um novo assentamento no território ocupado da Palestina. Em nota, ele lembrou que a atividade é ilegal de acordo com o direito internacional.
Palestina. Foto: Pixabay/CCO
Palestina. Foto: Pixabay/CCO
“Desapontamento e inquietação”. Esta é a reação do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, diante da decisão de Israel de construir um novo assentamento no território ocupado da Palestina.
Em nota divulgada nesta sexta-feira (31), Guterres lembra que não há plano B para que israelenses e palestinos vivam em paz e segurança e condena todas as decisões unilaterais como esta, que ameaça a paz e compromete a solução de dois Estados. “Atividades de assentamento são ilegais perante a legislação internacional e representam um obstáculo à paz”, conclui o comunicado.
Na quinta-feira (30), Israel aprovou a construção de um assentamento na Palestina. De acordo com agências de notícias, é a primeira decisão do gênero em 20 anos.

Comentários