Fatos Históricos do dia 24 de Janeiro - Contemplação Humanística

 


Em 24 de janeiro de 1732 -nasce em Paris, Pierre Beaumachais, teatrólogo, músico, flauta, vioão e harpa, professor de música, satirico, relogoeiro, e defensor da Independencia americana, diplomata e agente secreto. Autor de "barbeio de Sevilha que foi transformado em ópera por Rossini. Beaumarchais, falece em paris em 18 de maio de 1799.

Em 24 de janeiro de 1835 - Em Salvador-BA, eclode a mior revolta de seres escravizados no Brasil. Chamada de revolta malê, quando os africanos hausás  na sua maioria muçulmanos,  que viam a possibilidade de tomada do poder pelos negros que eram a grande maioria. Porém os negros alicerçados no cristianismo chmamvam -os de estrangeiros e não aderiram. Além de delatar toda a situação as autoridades brasileiras, E essa foi considerada a mior revolta de escravizados urbanos da América Latina. E neste contexto houve prisões, expulsões de escravizados, degredações e penas de mortes.

Em 24 de janeiro de 1862 nasce em Nova York Edith Warthon, escritora e desing estadunidense, a primeira mulher a vencer o Prêmio Pulitz de Ficção em 1921 pelo romance "The Age of Innocence" e a primeira mulher a receber o doutor honoris causa pela Universidade de Yale. Falecia em Saint Brice-Sous-Foret em 11 de agosto de 1937 de ataque cardiaco.
Em 24 de janeiro de 1878 nasce em Umbuzeiro, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, auditor geral da marinha, ministro superior do tribunal militar, ministra da Junta militar, e que juntamente com Getúlio Vargas protagonizou o Golpe da Aliança Liberal de 1930. Porem em 26 de julho de 1930 foi assassinado em Recife-PE, numa padaria, numa conusão banal mas que transformou num fato político e que levou Getulio Vargas, contestar as eleições e chegar ao poder.
Em 24 de janeiro de 1918 - O Calendário gregoriano é introduzido na Rússia pr decreto do Conselho do comissariado do Povo.

Em 24 de janeiro de 1924 Sai o primeiro jornal chamado de "Clarim da Alvorada", um dos órgãos de impresa pioneiro do jornalismo   afro brasileiro.
Em 24 de janeiro de 1940 nasce em Pesqueira, Paulo Dinis, cantor e compositor brasileiro
Em 24 de janeiro de 1943 Francklin Delano Roosevelt e Winston Churchill encerram a conferecia de Casablanca.
Em 24 de janeiro de 1945 - Em São Paulo-capital, ocorreu o Primeiro Congresso de Escritores com a presença de Caio Prado Jr, de Jorge Amado e de Oswald de Andrade.

Em 24 de janeiro de 1946 - A Assemblia Geral das Nações Unidas  aprova sua primeira resolução para a criação do Comitê de energia Atômica das Nações Unidas.
Em 24 de janeiro de 1961 - Um acidente em Goldsboro, quando um bombardeio que carregavam duas bombas de hidrogênio se desintegrou em pleno voo sobre a Carolina do norte. E pelo que consta o núcleo de uranio de uma das bombas permanece perdido. Os EUA estiveram à beira de uma catástrofe nuclear em 24 de janeiro de 1961. Duas bombas "sujas" de hidrogênio caíram num campo alagado de uma fazenda nas proximidades de Goldsboro, Carolina do Norte, depois que o bombardeiro B-52 que as carregava se despedaçou no ar. Cada uma tinha 1.200 vezes a potência das bombas de 20 kilotons que destruíram Hiroxima e Nagasaki em 1945. As dimensões desse quase-desastre, um dos segredos mais bem guardados da Guerra Fria, estão sendo reveladas pela primeira vez.
A bomba "rompeu-se com o impacto", nas palavras de um documento interno do Pentágono, porque seu pára-quedas não se abriu depois de o avião soltar a carga letal. A única "intertrava" em funcionamento evitou a explosão que teria desencadeado a crítica reação em cadeia de urânio-plutônio. Devido a suas características "sujas", a bomba teria espalhado radiação letal e devastação.
A segunda bomba teve a queda amortecida pelo pára-quedas. Mas mergulhou no que o relatório descreve como "terreno agrícola alagado". Foi impossível recuperá-la, apesar das "escavações de até 15 metros de profundidade". Está enterrada até hoje, cerca de 24 km ao norte de Goldsboro.
Durante anos a Força Aérea fez testes no solo e nos poços de água, para determinar se houve vazamento de radiação da bomba perdida, mas não encontrou vestígios disso. Segundo o documento do Pentágono, "não existe radiação detectável nem perigo na região".
Por ocorrer quatro dias após a posse do presidente Kennedy, o acidente de Goldsboro foi a primeira crise de seu governo. Foi tratado com extraordinário sigilo. A verdade sobre o perigo potencial nunca foi levada a público. Apesar disso, é possível reconstruir parte da história 33 anos depois.
A perda das bombas de hidrogênio foi admitida pela administração na época. Artigos sobre o acidente foram publicados com destaque nos jornais de Goldsboro. Curiosamente, pouca atenção foi dada à história no país.
Já Kennedy tinha grandes motivos para preocupação. Ele havia baseado sua campanha presidencial na questão do "atraso de mísseis", afirmando –sem razão– que os EUA estavam muito atrás da URSS na corrida nuclear. Quatro dias depois de assumir o cargo, descobria que a força nuclear estava repleta de problemas.
Depois do acidente, o presidente foi informado de que o acidente fora resultado de uma falha estrutural nas asas dos B-52. O Comando Aéreo Estratégico (SAC) havia concluído que a segurança nacional correria menos perigo com os defeitos do que se o país ficasse privado, mesmo que por tempo limitado, da disponibilidade total da Força Aérea.
As armas carregadas pelos aviões B-52 eram as chamadas bombas "sujas" de hidrogênio, cada uma com potência de 24 megatons –equivalente a 24 milhões de toneladas de TNT. Cada um dos aviões levava duas. Eram as bombas mais poderosas do arsenal norte-americano, projetadas para retaliação contra bases aéreas e de mísseis soviéticas.
O documento do Pentágono sobre o acidente refere-se às bombas dizendo que elas "contêm urânio", descrição que as faz soar relativamente inofensivas, lembrando a arma "pequena" que atingiu Hiroxima e Nagasaki. Ralph E. Lapp, físico norte-americano que esteve ligado ao Projeto Manhattan, na época da Segunda Guerra, e ao desenvolvimento da bomba atômica, diz que as bombas eram do tipo "caroço selado", com um núcleo de plutônio. Esta "cápsula" de plutônio era envolta num invólucro de urânio U-238, por si só uma bomba atômica. A arma era conhecida como uma "bomba suja". Lapp foi o primeiro a divulgar as implicações do acidente da Carolina do Norte, no livro "The Weapons Culture" (A Cultura das Armas), de 1968.
Com as duas bombas "sujas" em seu compartimento, o B-52 deixara a base Seymour Johnson em sua missão no dia 23 de janeiro e, quando retornava, no final do dia 24, deu de encontro com uma violenta tempestade. O vento era tão forte que o piloto teve medo de que as asas de seu avião pudessem se romper e ordenou que a tripulação abandonasse o avião antes que fosse tarde demais. Naquele momento, segundo o relatório, a asa direita se rompeu e o B-52, de oito motores, quebrou-se no ar.
Nas palavras do relatório, as duas bombas "se separaram" do avião. Cinco dos oito membros da tripulação sobreviveram, tendo saltado de pára-quedas. Três morreram. Como pedaços do avião caíram na mesma região de Goldsboro, a Força Aérea foi obrigada a admitir que havia perdido um B-52. A população de Goldsboro (porque muitos de seus habitantes eram amigos dos aviadores) sabia que o B-52 carregava armas nucleares. Mas era só isso.
Todas essas informações estavam contidas no primeiro "briefing" fornecido a Kennedy depois do acidente de Goldsboro. Ao que se sabe, foi o primeiro caso de perda de armas nucleares em vôo pelos EUA. Mas o grande choque para Kennedy foi quando, cinco dias depois, foi informado da descoberta de que cinco das seis "intertravas" de segurança não haviam funcionado na bomba que se desmantelou perto de Goldsboro.
As "intertravas" eram alavancas que controlavam os circuitos eletrônicos na bomba. Segundo Lapp, não era necessário que se "armasse" uma bomba do tipo usado em 1961 para ativá-la: ela já estaria "armada". Os projetistas estavam convencidos de que as "intertravas" eliminavam o perigo de uma reação acidental.
Informado do "quase-desastre", o presidente ordenou a revisão imediata de todos os sistemas de segurança de armamentos no arsenal nuclear dos EUA. A revisão deu os resultados pretendidos, porque nenhum desastre nuclear aconteceu nos três outros incidentes conhecidos de perda de armas norte-americanas desse tipo.
Depois disso o SAC pôs fim aos "alertas aéreos", porque a evolução da estratégia nuclear passou a dar ênfase maior aos mísseis intercontinentais e aos submarinos nucleares. Mas, à medida que os segredos da Guerra Fria continuam a vir à tona, sabe-se hoje como os EUA, que inventaram a bomba atômica, chegaram perto de uma tragédia nuclear no próprio solo.

Tradução de Clara Allain; Copyright International Press Syndicate
Tendo a Folha de São Paulo destacado esse assunto que os Estados Unidos permanece tentando abafar. Vale lembrar que a Carolina do Norte possui um grande população de afrodescendentes.
Em 24 de janeiro de 1966 Um avião da Air India cai matando 117 pessoas a bordo. O avião foi encontrado em 2020 nos alpes frncês.Informações da BBCLondres.
Em 24 de janeiro de 1972 O revolucionário João Mendes de Araujo, militante da Ação Libertadora Nacional - ALN, teve a sua residencia invadid por mercenários da ditadura civil e militar brasileira instalada no país em 1964 que assassinaram-o. Todas as informações já passou hoje pela comissão da verdade e é mais uma crime de morte cometido pelo Estado Brasileiro. Ele que nascer no Rio de Janeiro em 29 de abril de 1947 e falece em Olinda em 24 de janeiro de 1972.

Em 24 de janeiro de 1979 nasce Long Sland,  Tatiana Ali, atriz, cantora, compositora, escritora historiadora e filantropa e ativista social estadunidense.
Em 24 de janeiro de 1980 nasce em Passo Fundo-RS, Yamandu Costa, considerado hoje um dos maiores violonistas do Brasil e do Mundo. 
Em 24 de janeiro de 1982 nasce em Glendale Goshia Gordon,  Busy Signal, cantor jamaicano
Em 24 de janeiro de 1984 - Fundado Movimento Sem Terra -MST em Cascavel -PR, com o lema "terra para quem nela trabalha"Um movimento que surgiu na pastoral da terra, da Santa Igreja Católica apostólica Romana.
Em 24 de janeiro de 1985 nasce em Santa Luzia, Fabiana Claudino, jogadora da Seleção brasileira de Volei.
Em 24 de janeiro de 1992 nasce em Nottingham, Becky Downu, ginasta britânica medalhista.
Em 24 de janeiro de 2003 Em Porto Alegre acontece o o Fórum Social Mundial
Em 24 de janeiro de 2003 - Foi assassinado o rapper Sabotagem, como icou conhecido Mauro mateus dos Santos, cantor, compositor, poeta e ator brasileiro, nascido em São Paulo-Capital em 3 de abril de 1973.

Em 24 de janeiro de 2003 - Aconteceu a assinatura do Acordo Lina-Marcossis que pôs fim a guerra civil de Costa do Marfim, iniciada em 19 de setembro de 2002, quando rebeldes da Burquina Faso adentraram o territorio Cote d'Ivore, e ao norte instalram aForce Nouvelle, enquanto que ao sul prevaleceu as Forças Armadas de Costado Marfim, isto durante o governo de Laurent Gbagbo, que contou com a ajuda e diplomacia da Organização das Nações Unidas.

Em 24 de janeiro de 2004 - falece Leonidas da Silva, jogador brasileiro, chamado de o diamante negro, nascido no Rio de Janeiro em 6 de setembro de 1913.
Em 24 de janeiro de 2007 -falece Guadalupe Larriva, ministra da defesa do Equador, foi deputada, socialista nascida em 1956.
Em 24 de janeiro de 2009 - falece Mariana Bridi, por infecção hospitalar, era miss no Brasil.
Em 24 de janeiro de 2013 - falece no Rio de Janeiro, Jorge Bulbul, como ficou conhecido Jorge da Silva, ator, roteirista e cineasta brasileiro nascido em 21 de setembro de 1937 no Rio de janeiro.
Em 24 de janeiro de 2013 - Renuniu-se na Cepir Campinas, representantes da igreja e do Movimento negro para discutir documento vindo da Policia Militar sobre abordagem policil de pessoas negras. desta reunião saiu um documento que foi enviado para o comando da Policia Militar, para o Prefeito municipal na época Jonas donizete e para a secretaria de Cidadânia.

Em 24 de janeiro de 2018 - O Tribunal de segunda Instãncia confirma a farsa jurídica  da Justiça brasileira e mantem a Condenação do ex-presidente Inaácio Lula da Silva mesmo sem observancias das provas e apenas por convicção. A condenaçõ foi por lavagem de dinheiro, na compra de um Triplex que ele nunca comprou e que inclusive a dono do Triplex deu outro destino ao seu imóvel, num outro processo. Mas a incopetência do Judiciário brasileiro é sempre sagaz e curtida na certeza da farsa.é um teatro de mentira.
Em 24 de janeiro de 2019 - O parlamento angolano aprova o Código Penal, o primeiro desde a sua independência. e fato como o aborto passa a ser permitido em caso de perigo para a vida da mãe e do feto e por estupro. Passa também a fazer parte a discriminalização das relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo. Antes com a lei de 1886 essas pessoas podiam serem presas e condenadas de de seis meses a três anos por esse ato sexual.





























Comentários