Fatos Históricos do dia 19 de setembro - Contemplação Humanística

Em 19 de setembro de 1571 - Carta de doação a favor do fidalgo português  Paulo Dias de Novaes da capitania de Ngola, vai dar origem a fundação de São Paulo de Luanda em 1576.
Em 19 de setembro de 1761 - Passa a ser proibido o transporte de escravizado para Portugal, assim como o tráfico de escravizado no país. Estava sendo gestado na Europa o pensamento iluminista.
Em 19 de 1842 - Foi executado em Itapecuru - Mirim,  Cosme Bento das Chagas, o negro Cosme,  um dos líderes da Revolta popular maranhense "A Balaiada".
Em 19 de setembro de 1880 nasceu o compositor e instrumentista brasileiro Zequinha de Abreu, como era conhecido José Gomes de Abreu.
Em 19 de setembro de 1916 - Temos a Travessia do Rovuma pelas forças expedicionárias portuguesas a Moçambique no decorrer da primeira guerra mundial. Era a África Oriental sendo invadida.
Em 19 de setembro 1921 - Nasceu o pedagogo brasileiro - Paulo Freire
Em 19 de setembro de 1932, nasce Jose Louzeiro, roteirista e escritor brasileiro, entre os seus roteiros de sucesso consta "O hoem da Capa Preta, Pixote,Lucio Flavio entre tantos".
Em 19 de setembro de 1943 - Nasceu o pianista e maestro Cesar Camargo Mariano
Em 19 de setembro de 1945 - Congresso Sindical dos Trabalhadores do Brasil na cidade do Rio de Janeiro quando foi criada a Confederação Geral dos Trabalhadores do Brasil.
Em 19 de setembro de 1950 - Tem início no Brasil, transmissão da primeira emissora de TV chamada de TV Tupi, trasida por Assis Chateabriant.
Em 19 de setembro de 1956 - Lei autoriza Juscelino Kubstschek , a transferir a capital do Rio de Janeiro para Brasília.

Em 19 de setembro de 1956 - Nasceu  o PAICG numa reunião com a presença de Amilcar Cabral, Aristides Pereira, Luís Cabral, Julio de Almeida, Fernando Fortes, nasceu o Partido da Independência africana, que em outubro 1960 passou a designar Partido Africano de Independência de Guiné Bissau  e Cabo Verde.
Em 19 de setembro de 1971 nasce Sanaa McCoy Lathan em Nova Iorque, atriz estadunidense.
Em 19 de setembro de 1979 Fundação do Centro de Cultura dos Negros do Maranhão.

Em 19 de setembro de 1991 - faleceu  cubana  Lydia Cabrera, poetisa e antropóloga
Em 19 de setembro de 2002 - Falece Robert Guéi, militar marfinense que em dezembro de 1999 dá o golpe na Costa do Marfim. Sem derramamento de sangue.

Em 19 de setembro de 2017 - Em reportagem do El País, a nigeriana Rebeca Bitrus, conta que foi sequestrada no colégio em Chibork no nordeste da Nigéria pelo Boko Haran,  ficou dois anos em catieiro teve um filho que foi assassinado pelo grupo terrorista, levou surras e foi estuprada.E conseguiu fugir.
Em 18 de setembro de 2018 - O garçon Rodrigo Alexandre da Silva Serrano, 26 anos foi assassinado pela PM, da Unidade Pacificadora Policial, no Rio de Janeiro. Estava chovendo e ele desceu para buscar a mulher e os filhos com um guarda-chuva. O PM de forma estupída atirou dizendo que confundiu o guarda chuva do garçon com uma metralhadora. O garçon era negro como como vemos na foto, e morreu deixando a mulher, e dois filhos um de 4 anos e outro de 10 meses. É a drástica presença do estado que causa mais mal do que bem a comunidade afro.

Comentários