A sociologia repudia a redução da carga horária

Nota pública de repúdio à redução da carga horária da disciplina Sociologia no NOVOTEC integrado
Nota pública de repúdio à redução da carga horária da disciplina Sociologia no NOVOTEC integrado

A ABECS – Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais, através de sua Unidade Regional de São Paulo, manifesta-se contrária às mudanças curriculares em curso no Ensino Médio paulista.
O Novotec, projeto que supostamente visa integração do Ensino Médio com formação profissional, reduziu as aulas de Sociologia para 1 hora/aula no terceiro ano do Ensino Médio. Salientamos que tal medida inviabiliza o ensino da disciplina, com fragmentação dos conteúdos e compromete tanto a execução de seus objetivos na educação básica, como a construção de uma relação entre docentes e estudantes. Soma-se a isso a redução da duração de cada aula que dificulta ainda mais o uso de distintos recursos didáticos e metodologias e compromete uma proposta séria de avaliação do aprendizado.
Consideramos um agravante que a disciplina seja apresentada aos estudantes apenas no último ano da educação básica, sobretudo em um modelo que pressupõe escolhas sobre as áreas de interesse para o estudo durante o Ensino Médio. O espaço de reflexão e interpretação da realidade que a disciplina Sociologia proporciona possibilita identificar os processos e relações sociais nos quais os estudantes estão inseridos, interpretar as mudanças e os desafios colocados à sociedade contemporânea. Dessa forma, o estudo das Ciências Sociais, na disciplina Sociologia, pode contribuir significativamente para orientar os jovens em suas escolhas pessoais e profissionais.
A redução no número de horas/aula da disciplina Sociologia, assim como da Filosofia, significa ainda um ataque ao direito dos professores e à conquista realizada no ano de 2012 de que nenhuma disciplina teria apenas um tempo semanal.
Salientamos que toda mudança curricular requer ampla discussão com todos os segmentos da educação. Por isso, condenamos a forma como o currículo do Novotec Integrado foi elaborado, sem a participação da sociedade civil e contrariando princípios reconhecidamente importantes para a garantia da qualidade da educação.

São Paulo, 16 de setembro de 2019.
Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais – ABECS
Unidade Regional São Paulo

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